quinta-feira, junho 26, 2008

A ARTE DE MARIA DAPAZ



MUSA DA SEMANA: MARIA DAPAZ - A pernambucana Maria Dapaz é cantora, compositora e instrumentista invejável. Sua estrada vem desde menina-moça quando aos 9 anos tirou o segundo lugar no concurso “A Mais Bela Voz do Nordeste”. A partir daí participou do grupo Marajoara até fazer uma trajetória internacional que apenas consagra o seu talento.



Lançou, em 1981, seu primeiro disco solo, “Pássaro Carente”, cuja repercussão permitiu que seu segundo trabalho, “Maria da Paz”, tivesse arranjos assinados pelo maestro Lincoln Olivetti.
Em 2004 lançou o cd “Vida de Viajante”, dedicado à obra de Luiz Gonzaga, com o qual foi indicada ao Grammy Latino de 2004. Ela tem mais outros álbuns gravados, todos confirmando seu talento e prestígio.



UM CANTAR DE AMOR

Maria Dapaz/Xico Bizerra

Vou te cantar um canto de amor
Que afaste a dor e cure a cicatriz
Vou te cantar um canto de paz
Um canto capaz de te fazer feliz

Vou te cantar um canto saudoso
Um canto amoroso, meu carinhar
Vou te cantar apenas o meu canto
Pra espantar teu pranto, pra te alegrar

Um canto pra dizer que es o meu amor
E o mundo saber que es o meu amor
Um canto belo, breve e singelo
Só pra te dizer que es o meu amor



SETEMBRO

Maria Dapaz/Fátima Marcolino

Setembro me fez perder
A rima da poesia
Tirou o brilho dos versos
Que eu escrevia

A chuva me traz saudade
O vento sopra lembranças
A lua clareia o chão
Acendendo a esperança

Desate o laço da minha saudade
Deixe meu riso caminhar direito
Quero tomar um chá de esperança
Tirar de vez a dor que dói no peito

Sinto saudade da chuva
De um riacho a correr
De uma estrela que deixa
Pelas paredes descer
O seu brilho amarelado
Escorrer entre o telhado
Antes do amanhecer.



O show intimista "Projeto Adoniran apresenta Maria Dapaz" com a participação do violonista Rafael Cardoso está registrado em dvd. Essa apresentação foi gravada na Sala dos Espelhos do Memorial da América Latina em São Paulo. Este dvd está somente sendo vendido no site www.mariadapaz.com ou pela Joma Produções Artísticas (11) 4704.3494 jomaprodart@uol.com.br



Ela concedeu uma entrevista exclusiva pro Música, Teatro & Cia, confira.


VEJA MAIS:
MUSA DA SEMANA




Veja mais sobre:
Cocão do padre, Darcy Ribeiro, Oswald de Andrade, Hilda Hilst, Éric Rohmer, Belchior, Rosamaria Murtinho, Zouzou, Isadora Duncan & Zsigmond Kolozsvary aqui.

E mais:
Cantiga do mamoeiro & outras loas aqui.
Fecamepa no aluado mundo mágico aqui.
A arte de Catarina Maul aqui.
Miolo de pote: na volta da Teibei, filosofia de boteco aqui.
Antecipação da tutela aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
 Leitora comemorando a festa do Tataritaritatá!
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
 Paz na Terra:
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.