sexta-feira, agosto 13, 2010

CLOSE, EINSTEIN, TURÍBIO, ENAURA, BARBATO, LENT, TAKESHI, NEUROCIÊNCIA, EROTISMO & MUITO MAIS!



CLOSE (Imagem: Water Nymph by Dahlia Thomas) - Ela é linda no coração dos meus olhos onde em folia abre alas com toda permissão de passagem, invade destemida em sua quietude mansa até desalojar o meu íntimo para se ocupar com o meu próprio despejo. Não satisfeita rouba a minha identidade e descarta a minha gana desmemoriada a ponto de desfiar o flerte só para a mudez da catarse na minha retina. Ao se apossar revira tudo de ponta-cabeça na correnteza dos delírios sem opção de prumo, restando a certeza de quase mais nada. E se faz ultrajante com seus olhos e lábios pedintes envolta no negrume da noite insone da minha solidão. Invade a minha privacidade a dilapidar posses e devaneios, provocando o ermo em sua evasão de álibi inexorável que me faz espantado patético quando se dá refratária às minhas investidas, como se eu deparasse a intransponível quarta margem de rio a desdizer de sonho, loucura e erro. Ao menos vem circunspecta mais vingativa desmanchando a cobiça de sua efígie emoldurada na idéia enquanto sou mãos carentes de seu afeto e insisto em tê-la mesmo que seja impressão nas águas apenas refletida no prazer de matar minha sede. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui.


Imagem: Nymph, do pintor e escultor francês Alain Bonnefoit.


Curtindo: álbum duplo Violão Sinfônico (2006), com o violonista Turíbio Santos e o maestro e compositor Silvio Barbato (1959 - 2009) & Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro. Veja mais aqui e aqui.

EPÍGRAFEO ser humano vivencia a si mesmo e a seus pensamentos como algo separado do resto do universo – numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é uma espécie de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoas, do físico alemão Albert Einstein (1879-1955). Veja mais aqui, aqui, aqui e aqui.

NEUROCIÊNCIA DA MENTE E DO COMPORTAMENTO – O livro Neurociência da mente e do comportamento (Guanabara Koogan, 2008), coordenador por Robert Lent, aborda temas como a relação entre o cérebro e a mente, a estrutura do sistema nervoso, evolução do cérebro e do comportamento, neuroplasticidade, os sentidos e a percepção, as dores, controle motor, comportamentos motivados e emoções, aprendizado e memória, processamento emocional no cérebro humano, sono e sonhos, cognição e funções executivas, as doenças do cérebro e da mente, substâncias psicoativas, entre outros assuntos. Veja mais aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

PRAZER MORTAL – O livro Prazer mortal: lições de literatura brasileira (EdUfal, 1997), da escritora e professora Enaura Quixabeira Rosa e Silva, trata a respeito da obra de autores como Lúcio Cardoso, Dalton Trevisam, José Lins do Rego, Érico Veríssimo, Antônio Candido, Judith Grossman, entre outros. Veja mais aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

TODO DIA É DIA DA MULHER – Uma campanha que se desenvolve no meu blog Crônica de amor por ela, engajada na luta “Uma vida sem violência é um direito das mulheres”. Esta campanha “Todo dia é dia da mulher” está realçada tanto aqui como no clipe Crônica de amor por ela no YouTube. Com um mote sacado por uma amiga, a gente começou a fazer o cordel “Todo homem que maltrata a mulher não merece jamais qualquer perdão”, que também está no blog Crônica de amor por ela.
Em razão disso, além das entrevistas já realizadas com mulheres dos mais diversos segmentos sociais, da eleição da Musa Tataritaritatá e do próprio blog, também abrimos espaços para colaborações neste sentido.
TODO HOMEM QUE MALTRATA A MULHER NÃO MERECE JAMAIS QUALQUER PERDÃO - A poesia do amigo Raul Longo, do Pouso da Poesia em Florianópolis, Santa Catarina:  Todo homem que maltrata a mulher / não merece jamais ter perdão. / Maltratou o filho, / o neto, e o futuro que vier. /  Todo homem que maltrata a mulher, / não tem desculpa nem razão. / É covarde  / e não merece consideração. /  Maltratou a mãe, a tia e a avó. / Maltratou a história / do que foi, do que é e vier. / Todo homem que maltrata a mulher / não merece jamais ter perdão. / É covarde / e não merece comiseração.  Veja mais aqui e aqui



A PONTE E A ÁGUA DA PISCINA – A peça teatral A ponte e a água da piscina, do dramaturgo e telenovelista Alcides Nogueira, conta a historia sobre a lucidez e loucura nas ruinas de um sanatório em um local onde nunca chove. Uma mulher e sua filha fabricam farinha de ossos, um homem constrói uma ponte em um lugar seco, e um espectro feminino vagueia e canta. Fala-se de pulsões humanas primitivas com a ingênua linguagem do circo. Veja mais aqui.

HANA-BI – O filme Hana-bi (Fireworks, 1997), dirigido e escrito por Takeshi Kitano, conta a história de um detetive de polícia violenta e imprevisível que encerra a força depois de terríveis resultados no incidente com seu parceiro, que passou a usar cadeira de rodas. Após a sua aposentadoria, passa boa parte do tempo cuidado de esposa que tem leucemia, pedindo dinheiro emprestado a yakuza para bancar a doença da esposa, passando a ter dificuldades para quitar o débito. O destaque do filme vai par atuação da atriz japonesa Kayoko Kishimoto. Veja mais aqui e aqui.

IMAGEM DO DIA
Todo dia é dia da atriz japonesa Kayoko Kishimoto



Veja mais sobre:
E o poema se fez domingo, André Gide, Margaret Atwood, Joaquín Rodrigo, Pedro Demo, Márlio Silveira Silva, Sara Marianovich, Tom Jobim & Vinicius de Morais, Leon Hirszman, Miguel Covarrubias & Christian Rohlfs aqui.

E mais:
Fecamepa aqui e aqui.
Sacadas & tuitadas aqui.
Leitura, escrita, aprendizagem & avaliação na educação aqui.
Coisas de Maceió: Coagro aqui.
Pequena história da formação social brasileira aqui.
Idealismo & educação aqui.
Psicanálise e educação aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Foto: Leitora Tataritaritatá parabenizando o blog!
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
 Recital Musical Tataritaritatá
Veja aqui.

HIRONDINA JOSHUA, NNEDI OKORAFOR, ELLIOT ARONSON & MARACATU

  Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Refúgio (2000), Duas Madrugadas (2005), Eyin Okan (2011), Andata e Ritorno (2014), Retalho...