quarta-feira, outubro 13, 2010

MOTO PERPÉTUO, ELIOT, BUBER, LAROCCA, NIELSEN, METODOLOGIA, LITERATURA ERÓTICA & MUITO MAIS!


 
Art by Rick Nederlof.


MOTO PERPÉTUO (Imagem: Nu, do artista plástico Rick Nederlof) – É na cadência de tua ginga possante de refratária deusa que vou sirene alerta a errar afoito na poesia que se derrama da sinuosidade das ondas de mar de tuas ancas revolutas, delírios da vida, porto de amar. Eu já não sei de nada e perco tudo no encalço do rabo-de-arraia que se alheia flores do campo, aroma perfeito que faz-de-conta no inferno da minha insônia, no meio do moinho desse carrossel que é suíngue da carne como oblação que arde relembrado desejo no Jardim do Éden da minha luxúria. Ah sesso que me corrompe obcecado e que vou pronto para compor a harmonia de nossa melódica dança obscena, quando se mostra eivada de pecados de terra e céu virando minha cabeça num espetáculo fantástico que se faz afrodisíaco na minha idéia para o meu permanente estado de graça na primeira lua em torno da tua cintura ondulada de toda perversão gostosa de teu balanço formoso. Ah culatra da serva de Afrodite que manda ver num passe de mágica o verdadeiro simulacro no golpe sutil do teu charme coroando o amor e as nossas delícias na mecânica da sedução demarcando o moto-perpétuo do prazer e sexo encarnado ao meu toque no menor movimento das coxas que cede terreno, desimpedida pro meu paroxismo prestes a derramar em profusão no terreno baldio da tua exacerbação. Ah, minha Paulina, crédula matrona, sou teu mortal admirador acrimonioso disfarçado do deus Anúbis no nosso sagrado intercurso convoluto na captura desenfreada da convecção que se aventura tocha ardente transpondo limites pelo trajeto do teu insubmisso bordejar remexendo o quadril que estremece de desejo no frêmito do prazer. Ah pódice de hetaira cheia de graça que triunfa por tantas demandas profusas na matéria-prima do esplendor de toda maravilha do corpo esbelto agitado em convulsão para que eu seja nuvem de chuva na tua terra desejada de alcatra indulgente cumulada dos excessos da corrente tempestuosa e perversa a me afogar na maior tentação de umbral onde o predador faz ajuste de contas para que a serpente hiberne voluntariosa na gostosura do teu esconderijo sacralizado. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui.

 Imagem: Nude male drawing (1965), do artista costarriquenho Francisco Zuniga (1912-1998),

Curtindo os álbuns Carl Nielsen works for violin vols. 1 e 2 (Gramophone –dB Produtions), com as obras do compositor, maestro e violinista dinamarquês Carl Nielsen (1865-1931), na interpretação da violinissta sueco-finlandesa Cecília Zilliacus, acompanhada dos pianistas Daniel Blendulf & Bengt Forsberg & Helsingborg Symphony Orchestra. Veja mais aqui.

EPÍGRAFEO homem deseja ser confirmado em seu ser pelo homem, e anseia por ter uma presença no Ser do outro... – secreta e timidamente, ele espera por um sim que lhe permita ser, e que só pode vir de uma pessoa humana a outra, frase atribuída ao filósofo, escritor e pedagogo austríaco naturalizado israelita, Martin Buber (1878-1965). Veja mais aqui, aqui e aqui.

PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE – O livro A psicologia na formação docente (Alínea, 1999), da professora e psicóloga Priscilla Larocca, aborda temas como formação de professores em psicologia educacional, as interações recorrentes como alternativa metodológica, a psicologia na formação docente a partir das falas dos professores sujeitos, modelo de matriz de verbalizações, a formação teórica, diretrizes para a psicologia da educação, os conteúdos-temas, organização do trabalho pedagógico, condições para um ensino de qualidade, entre outros assuntos. Veja mais aqui.

METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS – O livro Metodologia das ciências sociais (Afrontamento, 2003), organizado por Augusto Santos Silva e José Madureira Pinto, trata de temas como a visão global sobre as ciências sociais, a ruptura com o senso comum nas ciências sociais, da teoria à investigação empírica, problemas metodológicos gerais, uso das estatísticas em economia, analise de conteúdo, pesquisa em sociologia, trabalho de campo e observação participante em antropologia, o inquérito por questionário na construção de dados sociológicos, a recolha de informação não estatística em econômica, o método experimental em ciências sociais, a investigação-ação, a causalidade nas ciências sociais e uma abordagem epistemológica. Veja mais aqui, aqui e aqui.

TEORIA DA FORMA LITERÁRIA – O livro Teoria da forma literária (Cultrix;EdUsp, 1979), do filósofo e teórico da literatura estadunidense Kenneth Burke (1897-1993), trata de temas como os deptos da literatura pura, psicologia e forma, o processo poético, a condição da arte, Thomas Mann e André Gide, Lexicon Rhetoticae, a natureza da forma, a individuação das formas, padrões de experiência, ritual, universalidade, permanência, perfeições, entre outros assuntos. Veja mais aqui.

A ESSÊNCIA DA POESIA – O livro A essência da poesia: estudos & ensaios (Artenova, 1972), do poeta, dramaturgo e critico literário inglês T. S. Eliot (188801965), trata a respeito da função social da poesia, musicalidade da poesia, poesia menor, o clássico, poesia e teatro, as três vozes da poesia e as fronteiras críticas. Veja mais aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

VERDADES, CANALHAS – A peça teatral Verdades, canalhas, de Mário Viana, conta a história de um repórter pouco sério tentando inventar fatos veríficos com base em acontecimentos inexistentes. Os enredos foram extraídos de contos de Clarice Lispector, João do Rio, Carlos Drummond de Andrade, Murilo Rubião e Grabriel García Márquez. Veja mais aqui.

IN SEARCH OF JANÁCEK – A filme In search of Janácek (Em busca de Janáček1, 2004), escrito e dirigido por Petr Kanka, conta a história do compositor Leos Janácek, combinando imagens de arquivo e encenações contemporâneas, sobre o caráter complicado do compositor, seu trabalho, seu relacionamento com a esposa e com sua amante Kamila Stösslová, apresentando-o como um visionário do realismo musical através do uso de uma linguagem musical específica. Revela a sua infância bastante difícil, uma despedida precoce com os pais e os vários conflitos, bem como o trabalho duro, auto-educação, e um desejo de criação. O envolvimento com Kamila Stösslová (1891-1935), começou em 1917, na cidade resort de Moravian de Luhacovice, quando ele caiu profundamente no amor com ela, apesar de ambos casados e com o fato de que ele era quase 40 anos mais velho que ela. Ela era uma profunda influência sobre o compositor em sua última década. Ela inspirou os personagens principais de três de suas óperas, como Katya Kabanová, O cunning pouco vixen e The Makropulos, entre outras obras e trabalhos. O destaque do filme vai para atruação da atriz tcheca Zuzana Vejvodova. Veja mais aqui, aqui, aqui e aqui.

IMAGEM DO DIA
Todo dia é dia da atriz tcheca Zuzana Vejvodova.

Veja mais sobre:
Nas voltas que o mundo dá, Carlos Drummond de Andrade, Jane Duboc, François Ozon, Catherine Abel, Sheila Matos, Valeria Bruni Tedeschi, Niceas Romeo Zanchett & direito ao meio ambiente saudável aqui.

E mais:
A literatura de José Saramago aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
Fecamepa à República aqui, aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
Vinicius de Morais, Choderlos de Laclos, Pier Paolo Pasolini, Vanja Orico, Chico Buarque & Ruy Guerra, Serge Marshennikov, Beverly D’Angelo & Responsabilidade civil nos relacionamentos afetivos aqui.
Cantarau Tataritaritatá aqui.
Literatura de Cordel na Escola aqui.
Todo dia é dia da mulher - entrevista com uma viúva autônoma, Sandra da Silva, de Arapiraca – Alagoas aqui.
Entrevista com a costureira Jqueline, a musa da semana de Minas Gerais aqui.
Serviço Público & Nênia de Abril: o canto do cidadão aqui.
Entrevista com Clélia, uma estudante de Cacoal – Roraima aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.


CRÔNICA DE AMOR POR ELA
 O ponto G, também conhecido como ponto de Greff-Berg, é uma pequena mancha escura que se localiza no interior da vagina, geralm ente em sua porção frontal superior. Quando este ponto é tocado pelo pênis ou outros recursos sexuais, a mulher atinge o máximo de sua excitação, conseguindo mais intensamente o orgasmo.
Veja aqui, aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
 Recital Musical Tataritaritatá
Veja aqui.




ALICIA PULEO, CRISTINA GÁLVEZ MARTOS, TATYANA TOLSTAYA & BARRO DE DONA NICE

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Britten Piano Concerto (1990), MacGregor on Broadway (1991), Outside in Pianist (1998), D...