sábado, maio 26, 2012

CLARICE, RAYMOND BERNARD, FREUD, JAPIASSU, PSICANÁLISE & FECOM!


FELICIDADE CLANDESTINA – [...] Peguei o livro. Não, não saí pulando como sempre. Saí andando bem devagar. Sei que segurava o livro grosso com as duas mãos, comprimindo-o contra o peito. [...] Chegando em casa, não comecei a ler. Fingia que não o tinha, só para depois ter o susto de o ter. Horas depois abri-o, li algumas linhas maravilhosas, fechei-o de novo, fui passear pela casa, adiei ainda mais indo comer pão com manteiga, fingi que não sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por alguns instantes. Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre iria ser clandestina para mim. Parece que eu já pressentia. [...]. Trecho extraído da obra Felicidade clandestina e outros contos (Rocco, 1998), da premiada escritora e jornalista Clarice Lispector (1920-1977). Veja mais aqui.

PENSAMENTO DO DIA: Nada é impuro entre dois seres que se amam, pensamento do filósofo e escritor místico francês, Raimond Bernard. Veja mais aqui.

A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS[...] Não tenho coragem para me erguer diante dos meus semelhantes como um profeta e aceito a censura de que não posso oferece-lhes consolação, no fundo, é o que todos os homens estão pedindo [...]. Trecho extraído da obra A interpretação dos sonhos (Círculo do Livro, 1989), do médico neurologista e criador da Psicanálise, Sigmund Freud (1856-1939). Veja mais aqui e aqui.

O SABER & A LIBERDADE – [...] saber é um dever, um risco que cada indivíduo deve correr conscientemente para ter acesso ao estatuto de sujeito livre e racional [...]. Trecho extraído da obra Desistir de Pensar? Nem Pensar! (Letras& Letras, 2001), do epistemólogo e professor doutor em Filosofia pela Université des Sciences Sociales de Grenoble (França) e pós-doutorado pela Universitsé des Sciences Humaines de Strasbourg (França), Hilton Japiassu. Veja mais aqui e aqui.

FUNDAMENTOS DA TÉCNICA PSICANALÍTICA – O livro Fundamentos da técnica psicanalítica, de R. Horácio Etchegoyen, é dividido em seis partes. A primeira delas trata da introdução aos problemas da técnica; segunda sobre transferência e contraferescência; a terceira, da interpretação e outros instrumentos; a quarta, da natureza do processo analítico; a quinta, das etapas da análise; e a sexta sobre as vicissitudes do processo analítico. REFERÊNCIA: ETCHEGOYEN, R. Horacio. Fundamentos da técnica psicanalítica. Porto Alegre: Artmed, 2004. Veja mais aqui e aqui.

INTERFACES DA PSICANÁLISE – O livro Interfaces da psicanálise, de Renato Mezan, trata dos momentos da história psicanalítica a partir da origem e contexto da interpretação dos sonhos, as ideias de Freud, o inconsciente de Karl Abraham, a psicanálise no século e as subjetividades contemporâneas, a psicanálise e a cultura, a universidade e a epistemologia da psicanálise. REFERÊNCIA: MEZAN, Renato. Interfaces da psicanálise. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2002.

MANUAL DA TÉCNICA PSICANALÍTICA – O livro Manual da técnica psicanalítica: uma re-visão, de David Zimerman, é dividido em cinco partes. A primeira parte trata da evolução técnica analítica. A segunda parte trata sobre os fenômenos no campo do vínculo analítico; a terceira, as características clínicas e manejo técnico das diferentes psicopatologias. A quarta, as terapias analíticas especiais; e a quinta, situações específicas sobre vínculos e configurações vinculares, reflexões sobre a supervisão psicanalítica, o manejo técnico dos sonhos e um glossário de conceitos e termos propostos. REFERÊNCIA: ZIMERMAN, David. Manual de técnica psicanalítica. Porto Alegre: Artmed, 2004.


Veja mais sobre:
Quando te vi, a história da canção, Marilena Chauí, Adélia Prado, Luiz Gonzaga, Flora Gomes, Karel Skala, Cia. Corpos Nômades, Maysa Marta, Jan Saudek, Ana Nery & O carneiro de ouro aqui.

E mais:
Terceira Idade & Direito dos Idosos aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
A pegação buliçosa do prazer aqui.
Ginofagia & as travessuras do desejo na manhã aqui.
A folia do prazer na ginofagia aqui.
Educação, orientação & prevenção ao abuso sexual aqui.
Os crimes contra a administração pública aqui.
Cidinha Madeiro & Todo dia é dia da mulher aqui.
Crimes contra a pessoa aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 
 Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.

TATARITARITATÁ NA FECOM – O primeiro dia da Feira do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Alagoas (Fecom), foi realizado em clima de festa no estande da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel dos Campos (CDL/SMC) com a presença inestimável de empresários, representantes classistas e sociedade em geral que prestigiaram o espaço. Confira tudo no Blog CDL Notícias.




HIRONDINA JOSHUA, NNEDI OKORAFOR, ELLIOT ARONSON & MARACATU

  Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Refúgio (2000), Duas Madrugadas (2005), Eyin Okan (2011), Andata e Ritorno (2014), Retalho...