quinta-feira, março 07, 2013

MANGUEL, SAROJINI, CRUTZEN, HERÁCLITO, PANKHURST, MONETTE, BEHAN, LEAKEY & PEGGY WHITSON

 

LIÇÕES DO DIA & DA NOITE – UMA: O QUE FAZER NA HORAGÁ – Ao ler a biografia da sufragista inglesa, Christabel Pankhurst (1880-1950), recolhi algumas pérolas indispensáveis: Estamos aqui não para destruir as leis, mas porque nosso desejo é o de fazer leis... Lembre-se da dignidade de sua feminilidade. Não apele, não implore, não rasteje. Tome coragem, dê as mãos, fique ao nosso lado, lute conosco... Ela e a irmã Sylvie, trilharam o mesmo caminho da sua mãe, Emmeline, tornando-se uma das fundadoras da Women’s Social and Political Union (WSPU), coordenou ações militantes e foi exilada. Foi presa pela primeira vez ao enfrentar Churchill num comício. (Veja mais aqui e aqui). DUAS: ENFRENTANDO TODAS AS DIFICULDADES – Não muito diferentemente foi a trajetória ousada do poeta e ativista estadunidense Paul Monette (1945-1995), que encarou suas adversidades com muita coragem poética: Uma vida difícil traz você ao núcleo de si mesmo, onde  aprende o que é justiça e como tem que ser lutado.... A autopiedade se torna seu oxigênio. Mas você aprendeu a respirar sem um suspiro. Então, ninguém percebe que você está sofrendo... Vá sem ódio, mas não sem raiva. Cure o mundo... É isso aí, vamos para outra. TRÊS: SAIR DA ZONA DE CONFORTO – Foi então que me deparei com as palavras da bioquímica e astronauta estadunidense Peggy Whitson: Acho que o maior conselho que posso dar às pessoas é realmente tentar viver além de seus sonhos, se esforçando, desafiando-se a fazer coisas um pouco fora de sua zona de conforto... Válida expressão de quem foi veterana de missões espaciais e a primeira mulher a comandar uma dessas missões, chegando a ser aquela que passou mais tempo pelo espaço sideral até se aposentar. E vamos aprumar a conversa!

 


DITOS & DESDITOS - Somente a razão nos convencerá de que estas três verdades são o fundamento da liberdade: o que acreditamos não é necessariamente verídico; o que queremos não é necessariamente bom; todas as questões permanecem em aberto... Respeito a gentileza nos seres humanos antes de tudo e a gentileza nos animais. Não respeito a lei... Conseguir o suficiente para comer era considerado uma conquista. Ficar bêbado era uma vitória... Eu sou um bebedor com problemas de escrita... Pensamento do escritor e dramaturgo irlandês Brendan Behan (1923-1964).

 

ALGUÉM FALOU: Há tanto que não sabemos, e quanto mais sabemos, mais percebemos que as primeiras interpretações estavam completamente erradas. É um bom exercício mental, mas as pessoas ficam tão irritadas e desagradáveis com isso, o que eu acho ridículo... Basicamente, fui compelida pela curiosidade. Pensamento da da premiada arqueóloga e paleoantropóloga inglesa Mary Leakey (1913-1996). Veja mais aqui e aqui.

 

A VIDA & A GUERRA – [...] Ao discutir o estado da atmosfera após uma troca nuclear, apontamos especialmente para os efeitos dos muitos incêndios que seriam provocados por milhares de explosões nucleares em cidades, florestas, campos agrícolas e campos de petróleo e gás. Como resultado desses incêndios, a carga da atmosfera com partículas fortemente absorventes de luz na faixa de tamanho submicron (1 mícron = 10-6 m) aumentaria tanto que ao meio-dia a radiação solar no solo seria reduzida em pelo menos um fator de dois e possivelmente um fator maior que cem. [...]Trecho extraído de A atmosfera após uma guerra nuclear: Crepúsculo ao meio-dia (Journal of the Human Environment, 1982), do quimico neerlandês Nobel de Química de 1995, Paul Crutzen (1933-2021). Veja mais aqui.

 

BIBLIOTECA À NOITE - [...] Imensamente generosos, os meus livros, não me fazem nenhuma exigência, antes me oferecem todo tipo de iluminação. [...] „Tal como os livros de Petrarca, os meus sabem infinitamente mais do que eu e agradeço-lhes por sequer tolerarem a minha presença. Por vezes, sinto que abuso desse privilégio. [...] À luz, lemos as invenções dos outros; na escuridão inventamos nossas próprias histórias. [...] Estamos perdendo nosso vocabulário comum, construído ao longo de milhares de anos para nos ajudar, encantar e instruir, em prol do que consideramos ser as virtudes da nova tecnologia. [...] Em minha juventude tola e resistente, quando meus amigos sonhavam com feitos heróicos nos domínios da engenharia e do direito, das finanças e da política nacional, eu sonhava em me tornar um bibliotecário. [...] Todo leitor existe para garantir a um determinado livro uma modesta imortalidade. A leitura é, neste sentido, um ritual de renascimento. [...] O amor pelas bibliotecas, como a maioria dos amores, deve ser aprendido [...] Em última análise, o número de livros sempre excede o espaço que eles recebem. [...] Gosto de imaginar que, no dia seguinte ao meu último, minha biblioteca e eu iremos desmoronar juntos, de modo que mesmo quando eu não existir mais ainda estarei com meus livros. [...] Não tenho sentimentos de culpa pelos livros que não li e talvez nunca lerei; Sei que meus livros têm paciência ilimitada. Eles vão esperar por mim até o fim dos meus dias. [...]. Trechos extraídos da obra The Library at Night (Yale University Press, 2009), do escritor e tradutor argentine Alberto Manguel. Veja mais aqui e aqui.

 

DOIS POEMASVIDA - Filhos, não vivestes, parece-vos \ A vida é uma linda estalactite de sonhos, \ Ou carnaval de alegrias descuidadas que saltam \ Sobre seus corações como ondas nas profundezas \ Em chamas de âmbar e de ametista. \ Filhos, vocês não viveram, mas existem \ Até que alguma hora irresistível se levante e se mova \ Seus corações para acordar e ter fome de amor, \ E sede com saudade apaixonada das coisas \ Que queimam suas sobrancelhas com sofrimentos vermelho-sangue. \ Até que você tenha lutado com grande dor e medos, \ E suportou o conflito de anos destruidores de sonhos, \ Ferido pelo desejo feroz e desgastado pela luta, \ Filhos, não vivestes, porque a vida é isto. A CANÇÃO DE AMOR DO POETA - Ao meio-dia, \ ó Amor, seguro e forte, \ Eu não preciso de ti; sonhos loucos são meus para amarrar \ O mundo ao meu desejo, e segure o vento \ Um cativo sem voz para minha canção conquistadora. \ Eu não preciso de ti, estou contente com estes: \ Guarda silêncio na tua alma, além dos mares! \ Mas na desolada hora da meia-noite, quando \ Um êxtase de silêncio estrelado dorme \ Nas montanhas silenciosas e nas profundezas silenciosas, \ E minha alma anseia por tua voz, ó então, \ Amor, como a magia de melodias selvagens, \ Deixe tua alma responder à minha através dos mares. Poemas da poetativista indiava Sarojini Naidu (1879-1949). Veja mais aqui e aqui.

 

Imagem: Heraclitus, de Johannes Moreelse.

HERÁCLITO DE EFESO – Heráclito nasceu em Efeso, cidade da Jônia, de família que ainda conservava prerrogativas reais descendentes do fundador da cidade. Seu caráter altivo, misantrópico, e melancólico ficou proverbial em toda a antiguidade. Desprezava a plebe. Recusou-se sempre a intervir na política. Manifestou desprezo pelos antigo poetas, contra os filósofos de seu tempo e até contra a religião. Sem ter tudo mestre, ele escreveu um livro em prosa, no dialeto jônico, mas de forma tão concisa que recebeu o cognome de Skoteinós, o Obscuro. É por muitos considerado o mais eminente pensador pré-socratico por formular com vigor o problema da unidade permanente do ser diante da pluralidade e mutabilidade das coisas particulares e transitórias. Estabeleceu a existência de uma lei universal e fixa (o Lógos), regedora de todos os acontecimentos particulares e fundamento da harmonia universal, garmonia feita de tensões como a do arco e da lira.
Com Heráclito de Êfeso,a filosofia pré-socratica afirma-se na Ásia Menor. Heraclito, de raça jônica e de estirpe real, solitário desdenhoso e desprezador da azafama vulgar, mais moço do que Pitágoras, viveu entre o VI e V século, e expôs o seu sistema numa obra filosófica intitulada “Da natureza”, que existe apenas fragmentos algo extensos. A doutrina dele pode-se resumir nos princípios seguintes: 1º a essência, o elemento primordial, é o vir-a-ser, tudo se acha em perpetuo fluxo, a realidade está sujeita a um vir-a-ser continuo. O único principio estável da realidade é a lei universal do próprio devir, que Heraclito concretiza no fogo (racional) visto ser o elemento da realidade material mais adequado a representar o vir-a-ser. Unicamente a razão, que tem por objeto o universal, colhe esta lei do devir universal. 2º o vir-a-ser é antítese, luta, revezar-se de vida e de morte: a luta é regra do mundo e a guerra é a geradora e dominadora de todas as coisas. 3º este vir-a-ser e esta oposição são reconduzidos à estabilidade e à unidade pela harmonia, pela sabedoria universal, que determinam o acordo entre as oposições. A unidade do real está na lei dialética, racional, do vir-a-ser; a causa da diferenciação das coisas está no devir.
“Este mundo, que é o mesmo para todos, nenhum dos deuses ou dos homens o fez; mas foi sempre, é e será um fogo eternamente vivo, que se acende com medida e se apaga com medida” – nessa frase muitos vêem uma das chaves para a decifração do pensamento de Heráclito. A apresentaçãoa forismática de seu pensamento e o estilo intencionalmente sibilino fazem dele um dos pensadora de mais difícil interpretação. Natural, portanto, que a história da filosofia apresente uma sucessão de verdades de seu pensamento dependentes sempre da perspectiva assumida pelo próprio interprete. Para a solução do problema heraclitiano dois pontos parecem oferecer as bases mais seguras. A primeira, o confronto das proposições dele com seu contexto cultural, o que o próprio filosofo parece indicar, na medida em que se apresenta como critico implacável de idéias e personagens de sua época ou da tradição cultural grega. A segunda, o estilo dele a revelar um uso peculiar da linguagem. Se há aforismos dele que não manifestam obscuridade são justamente os de cunho critico. Aristocrata, ele não afirma apenas que um só é dez mil para mim, se é melhor, como também faz acerbas acusações à mentalidade vulgar desses homens que não sabem o que fazem quando estão despertos, do mesmo modo que esquecem o que fazem durante o sono. A religiosidade popular é também vergastada: “Os mistérios praticados entre os homens são mistérios profanos”. E explica: “É em vão que eles se purificam sujando-se de sangue, como um homem que tivesse andado na lama e quisesse lavar os pés na lama”. Mas nem alguns dos nomes mais referenciados na época são poupados: “O fato de aprender muitas coisas não instrui a inteligência; do contrário teria instruído Hesiodo e Pitagoras, do mesmo modo que Xenofanes e Hecateu”. Noutro aforismo Pitágoras é acusado de possuir uma polimatia, conhecimento de muitas coisas que não passava de uma arte de maldade, enquanto Hesiodo, o mestre da maioria dos homens, os homens pensam que ele sabia muitas coisas, ele que não conhecia o dia ou a noite. Nem Homero escapa: “Homero errou em dizer? Possa a discórdia de extinguir entre os deuses e os homens”. Ele não via que suplicava pela destruição d universo; porque, se sua prece fosse atendida, todas as coisas pereceriam”. Em meio a tantas criticas, Heraclito abre, entretanto, uma exceção: para a Sibila, que com seus lábios delirantes diz coisas sem alegria, sem ornatos e sem perfume, mas que atinge com sua voz para além de mil anos, graças ao deus que está nela. Percebe-se, dessa maneira, que a adoção do estilo oracular é intencional nele, que encontra a via adequada – indireta, sugestiva – para comunicar seu pensamento: “O mestre a que pertence o oráculo de Delfos não exprime nem oculta seu pensamento, mas o faz ver através de um sinal”. O exemplo do deus de Delfos e da Sibila parece mostrar a ele a diferença que separa as palavras do pensamento (logos), a mesma que distancia a inteligência privada – o sono em que está imersa a mentalidade vulgar – da inteligência comum, a vigília daquele que se eleva acima dos muitos conhecimentos e reconhece que todas as coisas são um.
O que diz o Logos, do qual Heráclito se faz enunciador e em nome do qual condena o torpor da multidão ou a polimatia dos supostos sábios, é isto: a unidade fundamental de todas as coisas. Essa é a natureza que gosta de se ocultar. Mas a noção de unidade fundamental, subjacente à multiplicidade aparente, já estava expressa pelo menos desde Anaximandro de Mileto. A Heraclito – e que lhe permite julgar tão duramente seus antecessores e contemporâneos – está, na verdade, em considerar aquela unidade de tensões opostas. Esta teria sido, sua grande descoberta: existe uma harmonia oculta das forças opostas, como a do arco e a da lira. A razão (logos) consistiria precisamente na unidade profunda que as oposições aparentes ocultam e sugerem: Os contrários, em todos os níveis da realidade, seriam aspectos inerentes a essa unidade. Não se trata, pois, de que o Um ao Multiplo, como Xenofanes e o eleatismo: o Um penetra o Multiplo e a multiplicidade é apenas uma forma da unidade, ou melhor, a própria unidade. Daí a insuficiência do uso corrente das palavras: somente o logos (razão-discurso) do filosofo consegue apreender e formular – não ao ouvido mas ao espírito, não diretamente mas por via de sugestões sibilinas – aquela simultaneidade do múltiplo (mostrado pelos sentidos) e da unidade fundamental descortinada pela inteligência desperta em vigília. Proclama Heráclito: “É sábio escutar não a mim, mas a meu discurso (logos), e confessar que todas as coisas são Um”. O Logos seria a unidade nas mudanças e nas tensões, a reger todos os planos da realidade: o fisico, o biológico, o psicológico, o político, o moral. É a unidade nas transformações: “Deus é dia-noite, inverno-verão, guerra-paz, superabundância-fome; mas ele assume formas variadas, do mesmo modo que o fogo, quando misturado a aromatas, é denominado segundo os perfumes de cada um deles. Por isso Homero errara em pedir que cessasse a discórdia entre os deus e os homens: “O que varia está de acordo comigo mesmo”. A harmonia não é aquela que Pitágoras propunha, de supremacia do Um, nem a verdadeira justiça é a que Anaximandro havia concebido, ou seja, a extinção dos confins e das tensões através da compensação dos excessos de cada qualidade-substancia em relação a seu oposto. A justiça não significa apaziguamento. Pelo contrário: “O conflito é o pai de todas as coisas: de alguns faz homens; de alguns, escravos; de alguns, homens livres. Mas ver a realidade como fundamentalmente uma tensão de opostos não significa necessariamente optar pela guerra, no plano político; guerra, neste ultimo sentido, é apenas um dos pólos de uma tensão permanente. E essa tensão, que constitui a verdadeira harmonia, necessita, para perdurar, de ambos os opostos. Numa serie de aforismos, Heraclito enfatiza o caráter mutável da realidade, repetindo uma tese que já surgira nos mitos arcaicos e, com dimensão filosófica, desde os milesianos. Mas nele a noção de fluxo universal torna-se um mote insistenetemente glosado: “Tu não podes descer duas vezes no mesmo rio, porque novas águas correm sempre sobre ti”. O imperio do Logos em sua feição física aparece então como as transformações do fogo, que são em primeiro lugar, mar; e a metade do mar e terra e a outra metade vento turbilhonante. O logos-fogo exerce uma função de racionalização nas trocas substanciais análoga à que a moeda vinha desempenhando na Grecia desde o séc. VII: “Todas as coisas são trocadas em fogo e o fogo se troca em todas as coisas, como as mercadorias se trocam por ouro e o ouro é trocado por mercadorias”. Todavia, as transformações que integram o fluxo universal não significam desgoverno e desordem; pelo contrário, o Logos-Fogo é também Razão universal e, por isso, impôs medidas ao fluxo: “Este mundo (...) foi sempre, é e será sempre um fogo eternamente vivo, que se acende com medida e se apaga com medida”. A regularidade e a medida são garantidas pela simultaneidade dos dois caminhos de transformação que compõem o fluxo universal: é ao mesmo tempo que ocorre a troca do fogo em todas as coisas, de todas as coisas em fogo, pois “o caminho para o alto e o caminho para baixo são um mesmo”. Isso permite então afirmar: “(...) e a metade do mar é terra, a metade vento turbilhonante”. Assim, o que garante a tensão intrínseca às coisas é aquilo mesmo que as sustenta: a medida imposta pelo Logos, essa harmonia oculta que vale mais que harmonia aberta. A consciência da fugacidade das coisas gera uma nota de pessimismo que atravessa o pensamento de Heráclito: “O homem é acendido e apagado como uma luz no meio da noite!. Mas o pessimismo advem, sobretudo, de reconhecer o torpor em que vive a maioria dos homens, ignorantes da lei universal que tudo rege. Por isso o discurso (logos) do filosofo, embora pretendendo ser a manifestação da razão universal (logos), exprime-se como um solitario mono-logos acima dos homens comuns, “esses loucos que quando ouvem são como surdos”.
 Confira mais aqui, aquiaqui e aqui
FONTES:
ARANHA, Maria Lucia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1994.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Atica, 2002.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
PADOVANI, Umberto; CASTAGNOLA, Luis. Historia da Filosofia. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
PESSANHA, José Américo Motta (Org). Os pré-socraticos. São Paulo: Abril, 1978.
SOUZA, José Cavalcante. Os pré-socrático. São Paulo: Abril, 1978.   


Veja mais sobre:
Eu te amo no Crônica de amor por ela, Darel Valença Lins, Laura Finocchiaro, Adolfo Sánchez Vázquez, José Craveirinha, Calderón de la Barca, Alejandro Amenábar, Nicole Kidman, Rogério Manjate, A pequena sábia & Fátima Maia aqui.

E mais:
A poesia de João Cabral de Melo Neto aqui.
A poesia veio dos deuses & Patrick Louth aqui.
Responsabilidade civil, dano estético & erro médico aqui.
A família, Entidade Familiar, Paternidade/Maternidade e as relações afetivas aqui.
Literatura de Cordel, Mulher Escandinava, Shaktisangama, Etore Scola, Francisco Julião, Sophia Loren, Jarbas Capusso Filho & Fetichismo aqui.
Paulo Freire: pedagogia do oprimido e da autonomia aqui.
Psicopatologia & Direito Autoral aqui.
A teoria de Erich Fromm & A dialética do concreto de Karel Kosik aqui.
Absolutismo aqui.
O pensamento de Theodor Adorno aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Leitora Tataritaritatá!!!
Veja mais aqui, aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.



JUDITH BUTLER, EDA AHI, EVA GARCÍA SÁENZ, DAMA DO TEATRO & EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

  Imagem: Acervo ArtLAM . A música contemporânea possui uma ligação intrínseca com a música do passado; muitas vezes, um passado muito dis...