quinta-feira, março 07, 2013

PLANEJAMENTO & ATENDIMENTO, A ARTE DO GUERREIRO & MUITO MAIS




PLANEJAMENTO E ATENDIMENTO: A ARTE DO GUERREIRO – A obra “Planejamento e atendimento: a arte do guerreiro – conceitos básicos em propaganda” de Flávio Ferrari aborda questões como o planejamento publicitário, a estrutura do planejamento, briefing, objetivos, a mensagem, mídia e criação, acompanhamento da execução, técnicas de avaliação, as funções e documentação do atendimentos.

FERRARI, Flavio. Planejamento e atendimento: a arte do guerreiro – conceitos básicos em propaganda. São Paulo: Loyola, 1990.



A PEDAGOGIA DO SUCESSO – O livro “A pedagogia do sucesso; uma estratégia política para corrigir o fluxo escolar e vencer a cultura da repetência”, de João Batista Araújo e Oliveira, aborda questões referentes à cultura da repetência, as tentativas de solução, a aceleração da aprendizagem como estratégia para corrigir o fluxo escolar, o professor no programa de aceleração da aprendizagem, o desempenho dos alunos, os custos e os fatores para o sucesso, apresentando o caráter político da proposta de que se trata de um programa concebido e negociado com estados e municípios como uma proposta de mudança da política educação; apresentando a adoção de uma tecnologia de intervenção robusta com base na competência gerencial e no uso da avaliação externa para realimentar as decisões e redirecionar o programa. A pedagogia do sucesso é uma proposta de mudança da política educacional, com princípios de que toda criança é capaz de brincar e de brigar que é capaz de aprender; toda criança que é capaz de falar ao entrar na escola é capaz de aprender a ler e escrever; toda criança brasileira, independentemente do nível de pobreza da família, possui condições básicas para obter um desempenho minimamente satisfatório nos currículos da escola fundamental, num prazo de oito anos; a principal função da escola é ensinar a educar; a escola só dá certo quando o professor dá certo; e o professor só dá certo quando os alunos aprendem.

FONTE:
OLIVEIRA, João Batista Araújo. A pedagogia do sucesso. São Paulo/Instituto Ayrton Senna, 2000.



EDUCAÇÃO E A CRISE DO CAPITALISMO REAL – O livro Educação e a crise do capitalismo real de Gaudêncio Frigotto, aborda questões atinentes a educação como campo social hegemônica, natureza, especificidade e custos humanos da crise dos anos 70/90, o fim da sociedade do trabalho e a não centralidade do trabalho na vida humana, educação e formação humana: ajuste neoconservador e alternativa democrática. 

FONTE: FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1995.

FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO – O livro “Formação do pesquisador em educação: indentidade, diversidade, inclusão e juventude”, organizado por Laura Cristina Vieira Pizzi e Neiza de Lourdes Frederico Fumes, traz textos de Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Maria Helena Santanna Cruz, Diomar das Graças Motta, José Bolívar Burbano Paredes, Lucíola Inês Pessoa Cavalcante, Ana Alcídia de Araújo Moraes, Rosa Helena Dias da Silva, Valeria Amed das Chagas Costa, Delcele Mascarenhas Queiroz, Moises de Melo Santana, Henrique Cunha Junior, Mirian de Albuquerque Aquino, Lucia de Araújo Ramos Martins, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Rita de Cassa Barbosa Paiva Magalhães, Tânia Regina Lobato dos Santos, Hermínio Borges Neto, Tânia Saraiva de Melo Pinheiro, Ana Claudia Mendonça Pinheiro, Augusto César Rios Leiro, Celecina de Maria Vera Sales, Ivany Pinto Nascimento, abordando temas como juventude, cultura e educação: um estudo psicossocial, narradores anônimos de um lugar comum, o Crid e princípios de sustentabilidade em projetos comunitários de inclusão digital, inclusão social e educacional: pratica pedagógica popular em ambiente hospitalar com crianças, a inclusão como ela é: diversidade e identidade no contexto da escola contemporânea, educação inclusiva e formação de professores: a importância do corporal sensível; identidade, diversidade e inclusão, imagens de humilhação como formas de desigualdades raciais na sociedade da informação, educação, cidade e afrodescendência: as formas territoriais e politicas do racismo no Brasil, população negra: pesquisa e ações sociais no norte e nordeste do Brasil; a pesquisa sobre negro no ensino superior no norte-nordeste do Brasil; curso de licenciatura especifica para formação de professores indígenas mura na Universidade Federal do Amazonas, povos indígenas e acesso ao ensino superior, possibilidades e desafios da universidade brasileira frente ao acesso e permanência dos povos indígenas no ensino superior, gênero e educação: a perspectiva maranhense em germinação; gênero, trabalho e educação, uma agenda de pesquisa, formação humana e docente em gênero e educação. 

FONTE: PIZZI, Laura Cristina Vieira; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico. Formação do pesquisador em educação: identidade, diversidade, inclusão e juventude. Maceió: Edufal, 2007.

A EDUCAÇÃO A DISTANCIA EM TRANSIÇÃO – O livro de Otto Peters “A educação a distancia em transição”, aborda temas como a crescente importância da educação a distancia no mundo, as mudanças de paradigma educacional, conceitos e modelos, aprendizagem on-line: visões, esperança, expectativas; ambientes informatizados de aprendizagem: novas possibilidades e oportunidades, novos espaços de aprendizagem, um modelo pedagógico para utilização de espaços virtuais de aprendizagem, mediando um seminário virtual: reflexões sobre as primeiras experiências práticas, a flexibilidade pedagógica da universidade virtual, informação e conhecimento, a transformação da universidade em uma instituição de aprendizagem independente e as conseqüências pedagógicas da transformação da informação e conhecimento. 

FONTE: PETERS, Otto. A educação a distancia em transição. São Leopoldo/RS: Unisinos, 2004.

EDUCAÇÃO A DISTANCIA: UMA VISÃO INTEGRADA – o livro de Michael Moore e Greg Kearsley, “Educação a distancia: uma visão integrada”, aborda temas como definição e explicação de deterrminada terminologia, níveis da educação a distancia, contexto histórico do estudo por correspondência, da transmissão pelo radio e televisão, da abordagem sistêmica AIM e UA, teleconferência, aulas virtuais baseadas no computador e na internet, o objetivo da educação a distancia, tecnologias e mídia, criação e desenvolvimento de cursos, o ensino e os papéis do instrutor, o aluno de educação a distancia, dirigentes, administração e políticas, teoria do conhecimento da educação a distancia, pesquisa e estudos de eficácia, o alcance global da educação a distancia e a sua relação com a mudança. 

FONTE: MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distancia: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learnig, 2007.

E-GOV.BR: A PROXIMA REVOLUÇÃO BRASILEIRA – o livro “E-gov.br – a próxima revolução brasileira: eficiência, qualidade e democracia – o governo eletrônico no Brasil e no mundo” escrito por Ali Chahin, Maria Alexandra Cunha, Peter T. Knight e Sólon Lemos Pinto, traz uma visão geral do governo eletrônico no Brasil e no mundo, trazendo os antecedentes da economia do conhecimento e a convergência digital, o governo eletrônico, a sociedade da informação, e-educação, e-saude, e-segurança, e-judiciário, e-legislativo, e-administração, e-inclusão, e-governo estadual e local. 

FONTE: CHAHIN, Ali; CUNHA, Maria Alexandra; KNIGHT, Peter T.; PINTO, Sólon Lemos. E-gov.br – a próxima revolução brasileira – eficiência, qualidade e democracia: o governo eletrônico no Brasil e no mundo. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

CURRICULO, CULTURA E SOCIEDADE – o livro Currículo, cultura e sociedade, organizado por Antonio Flavio Moreira e Tomaz Tadeu da Silva, traz textos de Michael W. Apple, Henry Giroux, Roger Simon e Peter McLarem abordando temas como Sociologia e teoria crítica do currículo, repensando ideologia e currículo, a política do conhecimento oficial, cultura popular e pedagogia critica e formação do professor como uma contra-esfera pública: a pedagogia radical como uma forma de política cultural.

FONTE: MOREIRA, Antonio Flavio; SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2005.




Veja mais sobre:
Ponte sobre águas turvas na Crônica de amor por ela, Lima Barreto, Luigi Pirandello, Dario Fo, Bigas Luna, Tracey Moffatt, Ana Terra, Aitana Sánchez, Rui Carruço, Consuelo de Paula, Ciberartes & André Lemos & Regine Limaverde aqui.

E mais:
Frineia, Euclides da Cunha, Federico Fellini, Amedée Ernest Chausson, Ana Terra, Antonio Parreiras & Jean-Léon Gérôme aqui.
O Brasil de Caio Prado Júnior, A cultura brasileira de Manoel Diégues Júnior, Sociologia Crítica de Pedri Guareschi & Educação Comparada de Nicholas Hans aqui.
Ezra Pound, Graciliano Ramos, Miguel Torga, Leonardo Boff, Nelson Werneck Sodré, Otto Maria Carpeaux, Silvio Romero, Rogel Samuel, Raúl Castagnino, Oliveiros Litrento, Sindicalismo & Repressão de Paulo Meneses Profeta, Raimundo Carrero, Niraldo Farias & Sheila Maluf, Enaura Quixabeira, Ideograma de Haroldo de Campos, Linguística & Poética, Teoria da Literatura dos Formalistas Russos, Literaturas de Vanguarda de Guilhermo de Torre & Ecos deodorenses de Sebastião Heleno aqui.
Celso Furtado, Economia Popular de Cícero Péricles de Carvalho, Pensamento Econômico, Sociedades Sustentáveis & Questões Ambientais aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.



A MULHER & BOM PASTOR, JEAN DE LÉRY, BARDAWIL, GALBRAITH, DESIGUALDADE, PICA-PAU & ARRELIQUE DE OZI

Livro, curso & consultas aqui . ARRELIQUE - Arrelique é coisa de menino, dona Judith, de menino levado da breca que sai bandolei...