quinta-feira, julho 11, 2013

JUDITH MALINA, ANDRÉS CAICEDO, ARUNDELL WRIGHT, CAETANO VELOSO, CORNEILLE & VILLON.

 


A SOLIDÃO DE VILLON – Poderia ter sido diferente, mas não: o indesejado foi criado com folhas de nabos de maldições. Ficou órfão de pai ainda garoto, a mãe tudo fizera até abrir mão na sua adolescência transferindo o fardo aos cuidados de um tio pároco. Assim foi educado com o auxilio de tundas de vara de marmelo nas nádegas, sobrevivendo na monotonia da vida de clausura conventual. Estouvado, o sangue fervia nas veias tornou-se assíduo frequentador de prostitutas da Taberna da Mula, da Estalagem Ponta de Pinheiro e da Espada de Madeira. Lá ia pelo lodo dos escoadouros noite adentro, até se tornar o campeão da velhacaria e diplomar-se bacharel e professor. Mão se dignou da ventura e levou-se inclinado para a trapaça e jntou-se a uma dupla de delinquentes. Estaria mestre pelas práticas extracurriculares do crime. E daí foi vivendo da universidade à penitenciária por devassidão e roubos. O seu olhar oblíquos transitava pelas epidemias sem fim, entre os que morrem de fome ou de frio. Magérrimo e sem tomar jeito na vida, resolveu um dia abandonar de vez a vida errante para tornar-se devoto. Durou alguns instantes, ao contrário, o desprezível por conta do golpe de uma adaga desfigurando o lábio superior por conta de um duelo com um padre, em defesa de uma jovem, agora era, de vez, um assassino. Seguia daí vias tortuosas: os mortos para o inferno com um requirm sombrio e às gargalhadas. Trapaceiro furtivo, andava sempre a um passo do carrasco. Eis que uma certa Katherine de Vausseles virou-lhe a cabeça. Altos e baixos, escreveu o Pequeno testamento – pobre, estiolado e triste coração, uma obra burlesca. Deu-se, então, revoltado, ao assalto do Colégio de Navarra: a comemoração pelo êxito da fortuna em festas ruidosas e mulheres de faces rosadas por sobremesa. A farra também durou pouco tempo: o fardo de ambulante, sem um vintém no bolso. Entrava e saía pela porta dos fundos de todos os lugares. Safou-se diversas vezes da corda à garganta, bardo sátiro, cantava os lupanares imundos, uma criatura licenciosa, blasfema, descarnada. O corpo macilento, um estranho cantor, inquieto, um torpe a mais entre trapaceiros e salteadores, sicários e rufiões, o mais hábil e vil ladrão entre os Cavalheiros do Punhal de Paris, de espírito fino como uma agulha, devoto do amor pecaminoso. Chegou a vez de compor A balada dos enforcados. Em seguidam As baladas das damas do tempo antigo e dos tempos idos. Combalido, escreveu o Grande Testamento: Rio através das minhas lágrimas. Sentia agora a verdadeira dor. Era o hino glorioso nascido no cárcere diante da sua execução: nunca fora inteiramente tolo, nem completamente sábio. Amarrado ao infortúnio: A necessidade faz com que os homens se extraviem, e a fome incita o lobo a sair uivando da mata. Mas não, era a hora da Balada das damas mortas: ... Elas são doces a vossos olhos como o almíscar, \ mas confiai nelas e adeus vossa paz. \ Sejam claras ou morenas, altas ou baixas, \ felizes são aqueles que com elas não se metem... E lega aos pósteros chacotas, motejos e maldições, rajadas de vaias obscenas. Empregou-se como garçom no bordel da Margot: Por causa da sua doce pessoa, empenho minha espada e meu escudo... Sou um licencioso e Margot uma criatura sórdida. Somos da mesma espécie e igualmente indignos. Mas nos compreendemos. Estamos apaixonados pela imundíce, e a imundicie está apaixonada por nós, neste bordel onde dirigimos o nosso comércio desonesto... Era o seu lar e fonte de seu alimento. Com a Balada de Nossa Senhora: Pertence a Deus aquele que canta o seu mágico canto melancólico. \ E vive como lacaio na Casa da Dor... Não escapou de um tumulto de bêbados, restou-lhe a cadeia. Não tinha mais nada, amigos todos pendurados à forca. Crimes desenterrados, enfim, condenado à morte. Pesadelos rondavam. Graças ao tio a pena foi comutada. A sua figura esquálida e solitária caminhava pela neve do exílio, até o seu epitáfio: Este bastardo inutil e desmiolado devolveu o seu corpo à Terra, nossa Mãe comum. Os vermos não encontrarão muito que comer nele, pois a fome já o roeu até quase os ossos... Não conheceu o descanso até que a morte chegou e deu-lhe um  pontapé para fora do mundo. Deus Misericordioso, tende piedade da sua alma e concedei-lhe a paz eterna... Estes os desígnios do poeta francês François Villon (1431-1489). Veja mais aqui e aqui.

 


DITOS & DESDITOS - Sentimentos ou emoções são a linguagem universal e devem ser honrados. Eles são a expressão autêntica de quem você é no seu lugar mais profundo. Aprendi a estar comigo mesma em vez de me evitar com hábitos limitantes. Comecei a ter mais consciência dos meus sentimentos, em vez de entorpecê-los. À medida que superamos nossos desejos materiais superficiais e gratificação instantânea, nos conectamos a uma parte mais profunda de nós mesmos, bem como aos outros e ao universo. Pensamento da escritora australiana Judith Arundell Wright (1915-2000). Veja mais aqui, aqui e aqui.

 

ALGUÉM FALOU: Cada momento da vida é um passo para morte. Quando não há perigo na luta, não há glória no triunfo. É indispensável boa memória após se haver mentido. Os mentirosos estão sempre dispostos a jurar. Pensamento do dramaturgo francês Pierre Corneille (1606-1684). Veja mais aqui e aqui.

 

VIVA A MÚSICA – [...] Uma música que não envelhece é a decisão universal de que meus erros foram perdoados. [...] Se você sair do trabalho, morra em paz, confiando em alguns bons amigos. Nunca permita que façam de você um velho, um homem respeitável. Nunca deixe de ser criança, mesmo que seus olhos estejam na nuca e seus dentes comecem a cair. Seus pais tiveram você. Que seus pais sempre o alimentem e paguem com dinheiro ruim. A mim que. Nunca economize. Nunca se torne uma pessoa séria. Faça da falta de consideração e da contradição sua norma de conduta. Elimine as tréguas recolha a sua casa nos estragos, excessos e tremores. Tudo é seu. Você tem direito a tudo e cobra caro. [...] Uma é uma trajetória que erra tentando recolher as migalhas do que um dia foram nossas forças, deixadas lá da forma mais vil, sabe-se lá onde, ou recomendadas (e nunca mais voltar por elas) a quem não merecia tê-las. A música é obra de um espírito generoso que (com esforço ou não) reúne nossas forças primitivas e no-las oferece, não para que possamos recuperá-las: para nos fazer saber que ainda estão aí, os pobres coitados, e que precisa de mim. Eu sou a fragmentação. A música é cada um desses pedacinhos que eu tinha em mim antes e fui destacando ao acaso. Estou diante de uma coisa e penso em milhares. A música é a solução para o que não enfrento, enquanto perco tempo olhando a coisa: um livro (no qual não aguento mais duas páginas), a inclinação de uma saia, de uma cerca. A música é também, recuperado, o tempo que perco. Eles apontam para mim, os músicos: quanto tempo, como e onde. Eu, inocente e nua, sou simples e gentil escuto. Eles seguram as rédeas do universo. Para mim, gentilmente. Uma música que não envelhece é a decisão universal de que meus erros foram perdoados. [...]. Trechos da obra ¡Que viva la música! (Norma, 2008), do escritor e dramaturgo colombiano Andrés Caicedo (1951-1977).

 

PÃO DE MINHA MÃE, ORAÇÃO DE MEU PAIMinha mãe curvou-se \ Sobre o pão\ Que envergou suas costas\ E sacudiu sua cabeça\ E morreu muito jovem\ Antes de estar morta,\ E eu não aprovei.\ E eu, eu jurei que não tomaria\ O caminho em direção ao mesmo erro,\ Não havia nenhum pão que eu assaria,\ Minhas costas a envergar, minha cabeça a sacudir,\ E nenhum pão eu assei.\ O modo como vivo, ela desprezaria \ Mas a morte fechou seus olhos críticos.\ A escolha que fiz nem sempre sábia,\ Tenho mantido minhas coxas nuas,\ E ela não aprovaria.\ A sombra de meu pai cai sobre mim,\ Com carinho eu olho; com medo eu vejo\ Ele morreu muito jovem, mas vive em mim,\ E ele não aprova. II - Meu pai levantou sua mão sacerdotal \ Sobre a cabeça da congregação.\ ‘O Deus é único’ ele disse,\ E eu acreditei nele.\ Minha mãe assou o pão da Sabbath\ E me ensinou como abençoar a luz\ E proferir o Sh’ma ao final de cada dia,\ E assim continuo.\ Vê a Shekinah a meu lado.\ Ela é o exílio errante da noiva.\ Eu não tenho casa. Eu não tenho lar.\ Eu acomodo meus sapatos dentro do meu poema.\ Eu tenho medo.\ Ela levanta suas mãos angelicais.\ Sobre minha cabeça estranha e abafada.\ ‘O Deus é Único’, ela diz,\ E eu acreditei nela.\ O estranho pão que eu como,\ Ela abençoa com seus pés espirituais,\ E diz ‘Amém’ quando eu digo Sh’ma,\ E eu ainda digo.\ Eu não vejo o Rosto Sagrado de Deus.\ Eu ainda busco de lugar em lugar.\ A oração de meu pai, o pão de minha mãe,\ Encontro ao invés. Poema da atriz, dramaturga e poeta teuto-americana Judith Malina (1926-2015). Veja mais aqui e aqui.

 

RECONTANDO CAETANO VELOSO

 


Todos os dias quando eu cruzava aquela esquina, lá estava ele vociferando reivindicações da ética entre as pessoas, a moralidade na gestão pública e a consciência dos direitos e deveres humanos.

Todos os dias, que chovesse ou fizesse sol, lá estava ele naquela esquina convocando a todos para persistirem na exigência da dignidade humana e do exercício da cidadania.

Mesmo assim, todos os dias, ele ali naquela esquina e os transeuntes absortos passavam sem dar conta de nada, parecia mais que ele fazia parte da paisagem do local.

Todos os dias e ele lá, até que um dia eu parei para escutar, ouvi seu discurso enfático clamando por justiça no combate da roubalheira, da omissão, da indiferença e da injustiça que enlameavam o país e todos os brasileiros. Ele entoava a sua indignação recontando fatos históricos e o momento presente, afirmando que se o país não prestava, a culpa era de todos.

Naquele dia ouvi sua indignação reiterada e depois segui rumo aos meus afazeres. Fiquei curioso com aquilo martelando na cabeça.

Um dia, porém, fui até ele e perguntei:

- Você não se toca, não se cansa? As pessoas não estão nem aí pro que você está dizendo? Não acha isso uma luta inglória?

Ele, então, virou-se pra mim com os olhos bem abertos e me disse:

- Se eu calar, eles venceram. Não me sinto derrotado, por isso estou aqui fazendo a minha parte. Faça a sua.

PODRES PODERES
(Caetano Veloso)

Enquanto os homens exercem
Seus podres poderes
Motos e fuscas avançam
Os sinais vermelhos
E perdem os verdes
Somos uns boçais...

Queria querer gritar
Setecentas mil vezes
Como são lindos
Como são lindos os burgueses
E os japoneses
Mas tudo é muito mais...

Será que nunca faremos
Senão confirmar
A incompetência
Da América católica
Que sempre precisará
De ridículos tiranos

Será, será, que será?
Que será, que será?
Será que esta
Minha estúpida retórica
Terá que soar
Terá que se ouvir
Por mais zil anos...

Enquanto os homens exercem
Seus podres poderes
Índios e padres e bichas
Negros e mulheres
E adolescentes
Fazem o carnaval...

Queria querer cantar
Afinado com eles
Silenciar em respeito
Ao seu transe num êxtase
Ser indecente
Mas tudo é muito mau...

Ou então cada paisano
E cada capataz
Com sua burrice fará
Jorrar sangue demais
Nos pantanais, nas cidades
Caatingas e nos gerais

Será que apenas
Os hermetismos pascoais
E os tons, os mil tons
Seus sons e seus dons geniais
Nos salvam, nos salvarão
Dessas trevas e nada mais...

Enquanto os homens exercem
Seus podres poderes
Morrer e matar de fome
De raiva e de sede
São tantas vezes
Gestos naturais...

Eu quero aproximar
O meu cantar vagabundo
Daqueles que velam
Pela alegria do mundo
Indo e mais fundo
Tins e bens e tais...



Veja mais sobre:
Alvorada na Folia Tataritaritatá, Pablo Neruda, João Ubaldo Ribeiro, Egberto Gismonti, Capiba, Ricardo Palma, Tsai Ming-liang, Cristiane Campos, Fernanda Torres, Chen Shiang-Chyi, Revista Germina, Digerson Araújo, Asta Vonzodas & O cérebro autista aqui.

E mais:
Georg Trakl, Paul Auster, Sarah Kane, Gertrude Stein, Felix Mendelssohn, Woody Allen, Gil Elvgren, Marion Cotillard & Big Shit Bôbras aqui.
Ginofagia & as travessuras do desejo na manhã aqui.
Rio São Francisco: Velho Chico, Turíbio Santos, Cláudio Manuel da Costa, Lampião de Isabel Lustosa, Ítala Nandi, Hugo Carvana, Paulette Goddard, Natalia Goncharova, Música & Saúde aqui.
Penedo às margens do Rio São Francisco aqui.
Simone Weil, Simone de Beauvoir, Emma Goldman, Clara Lemlich, Clara Zetkin & Tereza Costa Rego aqui.
O homem ao quadrado de Leon Eliachar aqui.
Febeapá, de Stanislaw Ponte Preta aqui.
Poetas do Brasil aqui, aqui e aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA;
Leitora Tataritaritatá!
Veja mais aquiaqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra:
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.



JUDITH BUTLER, EDA AHI, EVA GARCÍA SÁENZ, DAMA DO TEATRO & EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

  Imagem: Acervo ArtLAM . A música contemporânea possui uma ligação intrínseca com a música do passado; muitas vezes, um passado muito dis...