segunda-feira, agosto 05, 2013

TUNGA, MARIA LUISA BOMBALL, MARÍA RAMÍREZ DELGADO, HUMOR & PERSONALIDADE

 

TUNGA – Do chão da minha terra: afinidades afetivas à luz de dois mundos. Era como se de Vê-nus histórias incandescentes atravessassem o peito e a voz pra cantar. O querido amigo à sombra da lâmpada, o mar a pele, a bagunça debaixo do meu chapéu: Inside out, upside down, Cooking cristals. Do chão da minha terra horizontes cambiantes e eu sou o Boneco de cristal a recitar: Todos túneis por parares \ Topas toro tapa rochas \ Se das beiras parte rachas \ Pares ouro bordas aros \ Soas artes para taras \ Torpes poros tortos ossos. Do chão da minha terra encarnações miméticas, lúcido nigredo, medula, as potências do orgânico e os Obscuros Objetos do Prazer. Ao meu olhar do chão da minha terra Woman with Lion Skull. À minha pálpebra uma aranha de prata, borracha, chumbo, asas de mosca, fio de nylon, luzes infravermelhas e ultravioletas: era outras hestórias do chão da minha terra e dela revia a antinomia, a trança, a quimera, Vers La Voie Humide, Psicopompo Cooking Crystal, Marionettes, o Portal, o Nervo de Prata e as Preliminares do Palíndromo Incesto. Do chão da minha terra a Tríade Trindade, Laminated Souls, as 100 redes e tralhas, o Barroco de Lírios, Twins & Snakes, Presolar, outros Psicopompos, Amber Chamber, enfim, do chão da minha terra todas narrativas ficcionais: Sabe-se lá o que vai acontecer… Veja mais aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

 


DITOS & DESDITOS - Paciência e amor podem fazer qualquer coisa. Mas também sei que para ignorar a alegria enquanto dura, em favor de lamentar o destino, é um grande crime. Pensamento da escritora estadunidense Nancy Farmer. Veja mais aqui.

 

ALGUÉM FALOU - Para o último terço da vida resta apenas o trabalho. Só ela é sempre estimulante, rejuvenescedora, excitante e satisfatória. Pensamento da escritora e artista plástica alemã Käthe Kollwitz (1867-1945). Veja mais aqui, aqui, aqui e aqui.

 

O ENVOLTO - [...] E pode, pode muito bem, que as mortes não sejam todas iguais. Pode ser que, mesmo após a morte, todos sigamos caminhos diferentes. [...] Tem que ser criterioso no amor”, ela costumava aconselhar a si mesma. E ela de fato conseguira muitas vezes ser sensata. Conseguira adaptar o seu próprio amor veemente ao amor medíocre e limitado dos outros. Trêmula de ternura e verdade, muitas vezes conseguia sorrir, levianamente, para não espantar aquele amorzinho que vinha ao seu encontro. Porque não amá-los demais talvez seja a melhor prova de amor que se pode dar a certos seres, em certas ocasiões. Será que todos aqueles que nascem para amar vivem como ela viveu?, afogando minuto a minuto o que há de mais vital dentro dela? [...]. Trechos extraídos da obra La amortajada (Universidad Nacional Autonoma, 2005), da escritora chilena Maria Luisa Bomball.

 

UM POEMA - APITO DE PEDRAS - Eu tenho todas as facas enfiadas na minha cabeça. \ No crepúsculo escolho uma para cantar. Enterradas na minha consciência, alavancas apertadas e metódicas, quebram a minha dureza, afastam-se enquanto abrem tenores, apontam para o céu impertinentes, desconhecem o medo. \ Meu cabelo os absorve em uma vibração galante, o tédio dos fenômenos vem até mim, o moedor sibila, espantando as pedras, em sua chegada pálida a borda se estende na trágica umidade. Poema da escritora e professora venezuelana María Ramírez Delgado.

 


ADÁGIO DO UMBIGOCENTRISMO
Para quem só vive de enxergar seu próprio umbigo, todo o resto não faz o menor sentido.

Como antídoto para o rifão dos sectários do umbigocentrismo veja mais aqui e aqui.

TEORIAS DA PERSONALIDADE – O livro Teorias da personalidade: da teoria clássica à pesquisa moderna, de Howard Friedman e Miriam Schustack, trata de temas como a personalidade e a ciência, apresentação preliminar das perspectivas, uma breve história da psicologia da personalidade, o teatro e auto-representação, religião, biologia evolucionista, avaliação, teoria moderna, inconsciente, self, singularidade, gênero, circunstancias, cultura, personalidade de acordo com o contexto, como a personalidade é estudada e avaliada, medindo a personalidade, tendenciosidade, variedade de medidas da personalidade,o plano de pesquisa, a ética da avaliação da personalidade, a perspectiva psicanalítica, as perspectivas neoanaliticas e a identidade, perspectivas biológicas, behaviorista. Perspectivas cognitivas e sociocognitivas, traço e habilidade, perspectiva humanista e existencial, perspectiva interacionista pessoa-situação, diferenças entre homens e mulheres, estresse, adaptação, diferenças de saúde, diferenças culturais e étnicas, amor e ódio, as oito perspectivas, entre outros assuntos.
TEORIAS DA PERSONALIDADE – O livro Teorias da personalidade, de Jess Feist e Gregory J. Feist, aborda a introdução definindo o que é personalidade e o que é teoria, a psicanálise de Freud, níveis da vida mental, instancias da mente, dinâmica da personalidade, mecanismos de defesa, estágios de desenvolvimento, a psicologia individual de Adler, a psicologia analítica de Jung, a teoria das relações de Klein, a teoria de Horney, a psicanálise de Fromm, a teoria interpessoal de Sullivan, a teoria de Erikson, as teorias humanistas e existenciais, a teoria holística de Maslow, a teoria centrada de Rogers, a psicologia existencial de May, teorias disposicionais, a psicologia do individuo de Allport, a teoria de Eysenc & McCrae & Costa, teorias da aprendizagem, a análise comportamental de Skinner, a teoria sociocognitiva de Bandura, a teoria de Rotter e Mischel, a psicologia dos constructos de Kelly, entre outros assuntos. 
TEORIAS DA PERSONALIDADE – O livro Teorias da personalidade, de James Fadiman e Robert Frager, trata de assuntos como a psicanálise de Freud, a psicologia analítica de Carl Jung, a psicologia individual de Alfred Adler, a psicologia do corpo de Wilhelm Reich, a gestalt-terapia de Perls, a psicologia da consciência de William James, o behaviorismo radical de Skinner, a perspectiva centrada no cliente de Rogers e a psicologia da auto-realização de Maslow, as teorias orientais da personalidade, zen-budismo, ioga e a tradição hindu, sufismo, entre outros assuntos.

REFERÊNCIAS
FADIMAN, James; FRAGER, Robert. Teorias da personalidade.São Paulo: Harbra, 2002.
FEIST, Jess; FEIST, Gregory. Teorias da personalidade. São Paulo: Mcgraw-Hill, 2008.
FRIEDMAN, Howard; SCHUSTACK, Miriam. Teorias da personalidade: da teoria clássica à pesquisa moderna. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

RELIGIÃO, PSICOPATOLOGIA & SAÚDE MENTAL – O livro Religião, Psicopatologia & Saúde Mental, de Paulo Dalgalarrondo, trata de temas como do coletivo ao individual acerca da temática, o fenômeno sociocultural e a experiência psicopatológica, religião em uma certa tradição, a definição do fenômeno religioso, campos semânticos, religião e religiosidade, espiritualidade, fé, mística e magia, formadores do campo teórico sob a observação da sociedade e a cultura, foco no individuo, a psicologia da religião, a psicologia empírica, o curso da vida, os grupos etários, o gênero, a neuropsicologia da religião, o cérebro e a experiência religiosa, religião e personalidade, identidade e noção de pessoa, as matrizes religiosas brasileiras, as várias religiões, a porosidade do campo religioso no Brasil, psicopatologia e religião, loucura e religião, melancolia e loucura religiosa, Kraepelin, De Sanctis, Schneider, Jaspers, o delírio religioso, a distinção entre fenômenos religiosos e psicopatológicos, psicopatologia do religioso na contemporaneidade, saúde física e religião, pesquisa médicas e epidemiológicas, religião e depressão, religião e suicídio, religião e outros transtornos mentais, religião e esquizofrenia, bem estar, qualidade de vida e rede de apoio social, aspectos negativos da religião sobre a saúde mental, avaliação geral da pesquisa sobre saúde mental e religião, estudo sobre religião e saúde mental de relevância histórica e estudos contemporâneos, balanço entre teoria e investigação empírica no campo da saúde mental e religião, limitações de estudos e sinopses dos estudos empíricos, a complexidade dos contextos, a religião como sistema privilegiado de constituição de sentido e ressignificação do sofrimento, a aflição e demanda da religiosidade brasileira, entre outros assuntos. Veja mais aqui.

REFERÊNCIA
DALGALARRONDO, Paulo. Porto Alegre: Artmed, 2008.


Veja mais sobre:
Aijuna, o mural dos desejos florescidos aqui.

E mais:
Crônica de amor por ela aqui.
O Recife do Galo da Madrugada aqui.
Utopia, Charles Dickens, Alfred Adler, Carybé, Rogério Duprat, Hector Babenco, Sonia Braga & Tchello D’Barros aqui.
A psicanálise de Karen Horney & o papo da tal cura gay aqui.
A hipermodernidade de Gilles Lipovetsky & a trajetória Tataritaritatá aqui.
Três poemetos da festa de amor pra ela aqui.
 Poetas do Brasil aqui, aqui e aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA;
Leitora Tataritaitatá!
Veja  mais aquiaqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra:
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.






FABIENNE BRUGÈRE, WARSAN SHIRE, FATOU DIOME, ANTÔNIO MADUREIRA, POEMA & POESIA NA ESCOLA!

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Sirens (Zone Records, 1994), Passionate Voice (2004), Rough and Steep (2006), The Ten Tho...