sábado, agosto 02, 2014

JAMES BALDWIN, NANÁ VASCONCELOS, NINFAS, RONALD AUGUSTO, MONIQUE BARCELLOS, WANDERLÚCIA WELERSON & LIA ROSATTO.


JAMES BALDWIN – Para quem foi tratado por “negro sujo” por seus compatriotas e chegar a dizer que “Ser negro significava, exatamente, ser ignorado e ficar simplesmente à mercê dos reflexos que a cor da pele de um homem provocava nos demais”, traz o tom vigoroso e combativo que um escritor de relevo tem de enfrentar na sociedade. A esse respeito, tive oportunidade de ler dois livros do escritor norte-americano James Baldwin (1924-1987): Go tell it on the mountain (Vá, diga isso à montanha) e Gionanni. Para se ter uma mínima ideia da sua arte, destaco de Giovanni: “[...] Muita coisa já foi escrita a respeito de amor que se transforma em ódio, do coração que esfria com a morte do amor. Trata-se de um processo notável, muito mais terrível do que qualquer coisa que eu tenha lido a respeito, mais terrível do que tudo quanto possa dizer. [...] Isso porque sou – ou fui – uma dessas pessoas que se orgulham da força de vontade, de sua capacidade de tomar uma decisão e levá-la adiante. Essa virtude, como a maioria das virtudes, é a própria ambiguidade. Quem acredita ter vontade firme e ser dono de seu próprio destino somente pode continuar a crer nisso quando se torna especialista em enganar a si mesmo. As decisões de gente assim não são realmente decisões, pois para tomá-las, quando verdadeiras, sentimos estar à mercê de um numero incontável de outras coisas, e não passam de complexos sistemas de evasão, ilusão, destinados a fazer com que nós e o mundo pareçamos ser o que nem um nem outro é [...]”. 

 Imagem: Ninfas del mar, de Raul Villalba (hoje, na mitologia grega, é o dia consagrado ao Festival das Ninfas)



Ouvindo o álbum Chegada (2005), de Naná Vasconcelos.


RONALD AUGUSTO – Conhecer o trabalho do escritor, músico, editor e ensaísta Ronald Augusto foi uma das gratas surpresas que tive nos últimos tempos. Para quem não sabe, ele é integrante do conselho editorial da excelente Sibilia – Poesia e Critica Literária e do grupo OsPoets (ao lado de Alexandre Brito e Ricardo Silvestrin), autor dos livros No assoalho duro (2007), Cair de Costas (2012) e Decupagens Assim (2012), entre outros. Também edita os blogs Poesia-pau e Poesia Coisa Nenhuma que passei horas navegando e curtindo cada post. Muito bons. Dele destaco Macajuba: “no zinco jovem (continuidade / persistência) grasna o antigo granizo / as bátegas de água do céu ferindo / o chão de folhas secas coberto soam / como o crepitar do fogo precipitado / no empenho de devastar o mundo / o mundo vigas empenadas ainda / que inclinando a esgalhada cabeça / verdoenga respeitosamente / frontispício de ramos sem interruptores / ainda que mudando sua doença em dança / não logra o indulto a palma e nem uma / pequena parte de sua margem oposta: / um mundo adulto mais magro / de homens menos doutores menos nomes / elpenores raimundos momos sem fundo / preguiçosas dobras de pele elefantina / (alfinetes de ouro como estímulo) / * / continuísta a incúmplice realidade em / decupagem / de lâmina objetiva marca a película / de luz ainda cinza do ar / a essa altura uma garoa e agora um friúme / o firmamento repousa coeso a / velha montanha masculina / e o vale / o primeiro círculo do firmamento / * / bosque de ex-outono clareira em ocre / o movimento da luz no momento da / incontornável signifixação mundo / conservado enterrado vivo num aquário / onde a água envidraça-se / de uma a outra borda”. 


MONIQUE BARCELLOS – Lançando em 2013 o seu livro Instintiva em prosa e verso, a jornalista, escritora, artista plástica, professora e blogueira Monique Barcellos reuniu poemas e narrativas num mesmo volume para consolidar suas múltiplas atividades criativas. Para quem transita pela assessoria de imprensa, radiodifusão (ela já tocou o programa de entrevistas Som de Rua), produção de reportagens e projetos socioculturais, comprova simplesmente a sua versatilidade e talento. Daqui nossos parabéns!


WANDERLÚCIA WELERSON SOTT MEYER – A escritora, pedagoga, psicóloga e professora Wanderlúcia Welerson Sott Meyer mantêm dois blogs maravilhosos em que divulga seus textos e impressões. Entre suas publicações destaco o seu texto Reflexões interiores: “Dos avessos que percebo entre realidades que não procuro a ilusão talvez, seja porta entreaberta refletindo possibilidades. Temo que tomada por verdades que nem ao menos sei se permanecem, a dureza das ações cotidianas possa envolver o coração em um estado de torpor indefinido. Há reações que a alma desconhece, contudo, convive por não encontrar caminhos e saídas. Ao tempo, caberá o discernimento das escolhas que nem sempre são individuais. Circunstâncias de vida que direcionam sem consulta prévia, conduzindo vontades exteriores, adaptações que silenciam os anseios e entorpecem os sentidos”.


LIA ROSATTO – Hoje tive a oportunidade conhecer o blog Intervalo, da poetamiga Lia Rosatto, reunindo poemas dos mais extraordinários poetas da literatura de língua portuguesa, principalmente. Passeando pelos posts, encontrei alguns versos dela, entre os quais destaco Palavras inesperadas: “Que sentimentos são esses / invadem minha alma / tira calma / quantas vidas habitam meu ser / transformam calmaria em tempestade / como conter / todos os sentidos / mar agitado / noite escura / lua semi nua”.


Veja mais sobre:
Os encantos de Valkyria Freya, Paulo Freire, Daniel Goleman, a literatura de Pierre Michon,o teatro de Mario Viana,o cinema de Ferenc Moldoványi, a música de Vânia Abreu, a pintura de Carolyn Weltman, a arte de Alexis Texas, Merari Tavares, Saúde no Brasil, Fracasso Escolar & Professor e aluno aqui.

E mais:
A poesia de Benhjamim Péret, Dolls & Cátia Rodrigues aqui.
Paixão, a literatura de Francis Scott Fitzgerald & Djuna Barnes, o teatro de Sarah Kane, o cinema de Ken Loach, a música de Regina Carter, a pintura de Pal Fried & Carolyn Weltman & Jane Graverol, a fotografia de Wang Huaxiang, Jurema Barreto de Souza, Gestão em Saúde, A relação entre professor & aluno aqui.
A música de Kylie Minogue, a poesia de Cláudio Manuel da Costa, o teatro de Michael Frayn,o cinema de Michel Gondry, a fotografia de Jeanine Toledo, a pintura de Carl Larsson, Lucilene Machado, Kate Winslet, Hope 2050, aecamepa, Administração Hospitalar & Síndrome de Burnout, Transtornos & Distúrbios da Aprendizagem aqui.
O alvo do pódice, Cervantes, Márcia Tiburi, Giovanni Sartori, a literatura de Rick Moody, o teatro de Mário Prata & Fernando Rojas, o cinema de István Szabó, a música de Ferruccio Busoni & Gertrud Schilde, a pintura de Omar Ortiz & Emerico Imre Toth, Rachel Weisz, Ádila J. P. Cabral, A Trajetória da Mulher & O cérebro na escola aqui.
Solfejo de uma ária amanhecida & a pintura de Max Klinger aqui.
Cecília Meireles, Pablo Milanés. Pedrinho Guareschi & O mistério da Consciência, o cinema de Jean-Luc Godard, a pintura de Johan Christian Dahl, Juliette Binoche e Myriem Roussel, Costinha, O sufrágio feminino & Programa Tataritaritatá aqui.
Leibniz, Manoel Bentevi, Alceu Valença, Helena Cristina & Programa Tataritaritatá aqui.
Hermann Hesse, a poesia de Wislawa Szymborska, a literatura de Evelyn Lau, a música de Christoph Willibald Gluck & Daniella Alcarpe, a fotografia de Bárbara Angel aqui.
Franz Kafka, a pintura de Anna Chromý, a música de Leoš Janáček & Karyme Hass & Ibys Maceioh aqui.
Adolfo Casais Monteiro, Roberto Burle Marx, a música de Astor Piazzola, a poesia de Antonio Miranda, Adriana Garambone & Doro na Copa do Mundo aqui.
O cinema de Jean Cocteau & Elizabteh Lee Miller, a música de Márcia Novo & Felipe Cerquize aqui.
Frida Kahlo, Alberto Nepomuceno & Luciah Lopez aqui.
Marc Chagall, Gustav Mahler, Artur Azevedo, Lampião & Bee Scott aqui.
Fritz Perls, Procópio Ferreira, Moraes Moreira, Doro na Copa & Programa Tataritaritatá aqui.
Manuel Bandeira, Violeta Parra & Mercedes Sosa, Ana Botafogo & Blitz-krieg do Mineirão aqui.
Marcel Proust, Carl Orff, Mestre Vitalino, Jacob Abraham Camille Pissarro & Rachel Levkovits aqui.
Carlos Gomes & Quinteto Violado, Sérgio Buarque de Holanda, Joana Ramos & Givaldo Kleber aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Veja Fanpage aqui & mais aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.




JUDITH BUTLER, EDA AHI, EVA GARCÍA SÁENZ, DAMA DO TEATRO & EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

  Imagem: Acervo ArtLAM . A música contemporânea possui uma ligação intrínseca com a música do passado; muitas vezes, um passado muito dis...