domingo, agosto 17, 2014

MICHEL FOUCAULT, JOHN COLTRANE, T. S. ELIOT, EDINA SIKORA, WENDER MONTENEGRO & PROGRAMA TATARITARITATÁ



MICHEL FOUCAULT – Resultado de leituras das obras do filósofo, historiador, teórico social e crítico literário francês Michel Foucault (1926-1984), encontramos sua opinião acerca da utilização da literatura em seus estudos filosóficos:  “[...] eu me interesso pela literatura, uma vez que ela é o lugar onde nossa cultura operou algumas escolhas originais”. Veja mais aqui.

 Imagem da artista plástica e arte-educadora Edina Sikora.

Ouvindo Coltrane Plays The Blues (1962) do saxofonista e compositor de jazz norte-americano John Coltrane (1926-1967).


T.S. ELIOT – Na reunião de sua obra poética, o poeta modernista, dramaturgo e critico literário inglês nascido nos Estados Unidos e Prêmio Nobel de Literatura de 1948, Thomas Stearns Eliot, traz entre as mais belas páginas da poesia universal o seu poema Quatro Quartetos que destacamos esse fragmento: “As palavras se movem, a música se move / só no tempo; e o que vive só, / só pode morrer. / As palavras, depois de haver falado entram em silêncio. Unicamente / por meio da forma, do desenho, / a música ou as vozes conseguem a quietude, / como se move um jarro chinês imóvel / perpetuamente na imobilidade”. Veja mais aqui


WENDER MONTENEGRO – Esta semana tive a grata satisfação de conhecer melhor o trabalho do poeta e professor cearense Wender Montenegro que já foi premiado, participou de diversas antologias poéticas e editou ao lado de Chagas Conceição o jornal Universo e o livro Casca de Nós (2010). De sua verve poética destacamos Mea culpa ou profissão de fé: “Semear poeiras e andrajos de esperas / dissecar os ossos das metáforas / acender espantalhos no amarelo das espigas. / Decantar o silêncio que sustenta o cais / ostentar um colar de metonímias / despir a voz da louca, cuja febre anuncia / um evangelho apócrifo. / Caminhar sob pedras como por milagre / ouvir a foz rouca dos rios da infância / borrifar no azul as flores do arco-íris. / Pintar um verão vazio de andorinhas / se encharcar de sol e devaneios / hastear um lenço sujo de saudade / ajustar os ponteiros na cópula dos pardais”.

PROGRAMA TATARITARITATÁ – O programa Tataritaritatá que vai ao ar todas terças, a partir das 21 (horário de Brasilia), é comandado pela poeta e radialista Meimei Corrêa na Rádio Cidade, em Minas Gerais. Confira a programação desta terça aquiO programa Tataritaritatá desta terça, dia 19 de agosto, a partir das 21hs, no MCLAM, com apresentação de Meimei Corrêa, trará por destaque na programação Pat Metheny, Helio Delmiro, John Anderson & Vangelis, Ricardo Machado, Jarbas Barros, Danny Reis, Sonia Melo, Santanna o Cantador, Juliana Impaléa, Juareiz Correya, Jucimar Luiz de Melo Siqueira, Kel Monalisa, Ozi dos Palmares, Mariza Sorriso & muito mais. Confira mais aqui.


Veja mais sobre:
O Trabalho da Mulher aqui.

E mais:
Saúde da Mulher aqui.
Kid Malvadeza aqui.
Tzvetan Todorov, Oduvaldo Vianna Filho, Os epigramas de Marcial, Jacques Rivette, Frédéric Chopin & Artur Moreira Lima, Sandro Botticelli, Carmen Silvia Presotto & Egumbigos no país dos invisíveis aqui.
Antonio Gramsci aqui.
Fecamepa, Psicologia Escolar, Sonhoterapia, Direito & Família Mutante aqui.
O Monge & o executivo, Neuropsicologia, Ressocialização Penal &Educação aqui.
Sexualidade na terceira idade aqui.
Homossexualidade e Educação Sexual aqui.
Globalização, Educação & Formação, Direito Ambiental & Psicologia Escolar aqui.
Federico Garcia Lorca aqui.
Aids & Educação aqui.
Sincretismo Religioso aqui.
Racismo aqui.
Levando os direitos a sério de Ronald Dworkin aqui.
Ética & moral aqui.
A luta pelo direito de Rudolf Von Ihering aqui.
Abuso sexual, Sonhos lúcidos, Antropologia & Psicologia Escolar aqui.
Cândido ou o otimismo de Voltaire aqui.
A liberdade de Espinosa aqui.
Cantarau Tataritaritatá: vamos aprumar a conversa aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Art by Ísis Nefelibata
Veja Fanpage aqui & mais aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.