quarta-feira, janeiro 06, 2016

NISE DA SILVEIRA & TODO DIA É DIA DA MULHER



Nunca dei importância a letreiros, como: médico, psicólogo, advogado... prefiro pessoas sem muito babados, inteligentes, sensíveis, que dispensam títulos e diplomas.
O que interessa à psicologia é o conteúdo simbólico do trabalho alquímico e não os avanços da física que passou a admirar a profunda intuição dos alquimistas quanto às possibilidades de transmutação da matéria.
A verdade é que não somos nós que temos o complexo, o complexo é que nos tem, que nos possui. [...] deles depende o mal-estar ou o bem-estar da vida do indivíduo e está no conflito a sua origem. [...] o complexo pode ser comparado a infecções ou tumores malignos, que se desenvolvem sem qualquer intervenção da consciência.
Nunca se cure demais, gente muito curada é gente muito chata, por isso você é maravilhosa, porque conseguiu viver sua imaginação, que é a nossa realidade mais profunda. (para a atriz Elke Maravilha).
O terapeuta não deve esquecer das suas próprias feridas, da sua condição de um simples mortal, deixando a onipotência para Deus.
A saudade é nossa memória afetiva, traz coisas do passado; passado e saudades estão sempre juntos, agora, a gente só não tem saudades mesmo é dos pecados.
Querem transformar os doentes em normais, quando a sociedade é que está cheia de loucos.
Frases lapidares de Nise da Silveira, extraídas da obra Nise: abecedário de uma libertadora (Catavento, 2004), de Dídimo Otto Kummer.

NISE DA SILVEIRA – A médica psiquiatra e psicoterapeuta alagoana Nise da Silveira (1905-1999), desenvolveu um trabalho de reconhecimento internacional no tratamento revolucionário das doenças mentais no Brasil. Autora de diversos livros, ela fundou o Museu de Imagens do Inconsciente, em 1952 e, posteriormente, A Casa da Palmeiras, em 1956, para o desenvolvimento das atividades psiquiátricas e psicoterapêuticas. Entre os anos 1983/86, o cineasta Leon Hirszman (1937-1987), realizou uma trilogia denominada Imagens do Inconsciente, baseado em um roteiro de Nise. Em 2004, foi lançado o livro Nise: abecedário de uma libertadora, de Dídimo Otto Kummer, trazendo em forma de verbetes toda a trajetória de vida dela. Em 2014, com direção de Roberto Berlinder, foi lançando o filme Nise da Silveira – A senhora das imagens, protagonizado pela atriz Glória Pires. Veja mais detalhes aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.


Veja mais sobre:
Desejo na Crônica de amor por ela, Friedrich Nietzsche, Rubén Darío, Pietro Aretino, Ludovico Ariosto, Jean-Pierre Jeunet, Maria Luisa Persson, Piero Della Francesca, Ibys Maceioh, Audrey Tautou & Kiki Sudário aqui.

E mais:
Clara Schumann & Todo dia é dia da mulher aqui.
Abelardo da Hora, Umberto Eco, Friedrich Dürrenmatt, Luís Gonzaga & Humberto Teixeira, Eliane Ferraz, Denise Dummont & Lírio Ferreira aqui.
A prisão & o Sistema Penal, Fecamepa & Natanael Lima aqui.
O flagelo: Na volta do disse-me-disse, cada um que proteja seus guardados aqui.
Violência Escolar, Psicologia da Saúde, União Estável & Família Homoafetiva, Humor nas tresloucadas acontecências aqui.
Ginofagia: três poemas indecentes de amor pra ela aqui.
A carta do barbeiro & o mundo não acabou aqui.
O mito do Fausto, Cassiano Ricardo, Frederico Spencer, Fecamepa & Palmares City aqui.
Ginofagia: Três poemetos luxuriosos de amor pra ela aqui.
Psicologia Ambiental, Aprendizagem & Direito dos Idosos aqui.
A Gestalt-Terapia de Fritz Perls aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.


TODO DIA É DIA DA MULHER – Dando continuidade na campanha Todo dia é dia da mulher, trazemos hoje as homenageadas do mês de junho 2015.

ANA 
 
Veja mais aqui.


PRIMO LEVI, ALTHUSER, OSCAR WILDE, FERNANDA MONTENGRO, SÉRGIO AUGUSTO DE ANDRADE, NEUZA PARANHOS, APOLLONIA SAINTCLAIR & PADRE BIDÃO

OS MILAGRES DO PADRE BIDIÃO - Muito se tem falado a respeito dos milagres praticados pelo Padre Bidião. Eu mesmo nunca vi um sequer, mas...