segunda-feira, abril 18, 2016

ANNA BOLECKA, MARLOS NOBRE, ADRIANA VAREJÃO, SOPHIA MONTE ALEGRE & FECAMEPA


O BRASIL NA FESTA DO FECAMEPA!!!! – O Brasil do Fecamepa está em festa! Um regabofe no Brasil que quer ser Brazil e não sai do brazio, pra júbilo de um passado de 516 anos construído a partir de um processo colonizador e instaurado com base na preação e na fabricação de mamelucos que se tornaram Fabos pra servidão aos exploradores e extinção do aborígene. Esse divertimento, na verdade, teve a sua fundação com a alvissareira certidão de que em se plantando aqui tudo dá, só que errado. Pois, pra quem não se lembra, fez-se nos moldes escravocrata que, mesmo sendo abolida num processo secular que virou lengalenga entre 1850 até 1888, ainda hoje resiste e mantém uma substancial parcela de patriotas reféns aos seus grilhões. Mas hoje é festa no Fecamepa! Pra que falar de passado se é só contentamento pelos mais de 500 anos de manutenção da rede de privilégios dos compadrios que proliferaram ao longo desse tempo todo um equívoco que é dado nas salas de aula como passado cívico glorioso, que serviria de lição se não fosse vergonhoso. Mas como tudo é sempre festivo na nossa terrinha tupiniquim, nem deu direito pra comemorar de verdade a prisão de uma boa parcela dos donos do país na Lava-Jato, parecendo mais que a gente ia acabar com a brincadeira de mais de 500 anos de lesa-pátria e corrupção (eu já tinha previsto isso quando escrevi o dia que o Brasil resolveu fazer uma demonstração de que é um país sério pro mundo). Deu não, providenciaram rapidinho uma mudança de foco e, arregimentando seus insones arautos que não resistem a uma cédula de 1 dólar, promoveram um lauto banquete pra festa dos seus ardis, instaurando o caos e manobrando tudo e todos para, subliminarmente, numa fumaça pra lá de poderosa, saírem do banco dos réus com um engodo manobrado de brasilidade, esquartejando o primeiro bode expiatório da hora. Quem viu a História sabe que esse filme já foi lançado há séculos e repassado zilhões de vezes nos mais diversos eventos que se dizem históricos na patriamada. Esse filme eu mesmo já vi. Contudo é a festa do Fecamepa, da espórtula – o nosso maior símbolo nacional -, das manobras, dos conluios e dos que querem, ao seu modo e prazer, fazer deste país o que sempre ele foi: o palco pra risadagem do mundo! E vamos aprumar a conversa & tataritaritatá! © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui, aqui e aqui

 Imagem: a arte da artista plástica Adriana Varejão.


Curtindo o álbum Poema (2012), do duo Leonardo Altino e Ana Lúcia Altino com a obra completa para violoncelo do compositor, pianista e maestro Marlos Nobre.

LEITURA 
Romance Querido Franz (Record, 2002), da escritora polonesa Anna Bolecka.
 
PENSAMENTO DO DIA
SEGUNDA-FEIRA: Como diz o ditado: hoje é dia de branco. Hoje é dia de batente, de trampo, o dia internacional da ressaca. Como todo começo, esta é a hora do presente. É preciso ter em mente: seremos amanhã o que fizermos hoje, como somos agora o que fizemos no passado. É saudando esse Sol maravilhoso, depois de uma madrugada chuvosa, que digo: sigamos em paz e mantendo a disposição pela construção de um mundo melhor paratodos, fazendo, cada qual, a sua parte no cumprimento de nossa missão de cidadão e de ser humano.

Veja mais Monteiro Lobato, Jerzy Grotowski, Antero de Quental, Pagu, Sacudindo Choro, Jean-Baptiste Debret & Uakti aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Nu, da artista plástica Sophia Monte Alegre
Veja aqui e aqui.


ALICIA PULEO, CRISTINA GÁLVEZ MARTOS, TATYANA TOLSTAYA & BARRO DE DONA NICE

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Britten Piano Concerto (1990), MacGregor on Broadway (1991), Outside in Pianist (1998), D...