domingo, junho 12, 2016

NERUDA, EDITH PIAF, FROMM, SALOMÃO, ASENCIO, JULIA WATKIN, MICHELLE WILLIAMS, CORNELIS LE MAIR & FEMEN


O AMOR DOS NAMORADOS - (Imagem: Lovers, do artista plástico estadunidense Henry Asencio) – O primeiro presente: um beijo nos seus lábios ávidos de sempre a nos premiar com o sabor das paixões avassaladoras que arrebentam o tempo e todas as lonjuras inatingíveis, todos os níveis inacessíveis, todas as funduras mais profundas e todas as coisas impossíveis, a nos fazer raízes e sermos frutos na nossa criação e recriação de todos os dias e meses e anos e décadas e séculos e milênios, amém. E nos fizemos bocas sedentas repletas de entregas para nos sentirmos laureados com o segundo presente em nos tornarmos unos tantas vezes no abraço de mãos, braços e corpos envolvidos pela aura da mais densa devoção do amor e todos os seus matizes e onirismos e embalos e encalços e danças e fragrâncias e evoluções até sermos um no outro a parte que faltava na mais farta das conjunções de seres para o acasalamento da maravilha que é amar e ser amado por todos os poros, veias, interstícios, sinapses e abstrações na pletora dos antípodas. E nos saboreamos com o terceiro presente na horagá além do temporal que não se registra, do especial que não se mede nem se contém, de todas as coisas feitas de limites que sopram ubíquas e se transformam e transmudam e se trançam e transversalizam e se rompem soltos em todas as direções e desaguam além das cachoeiras, das corredeiras, pelos cursos de todas as direções para ser inundação além de todos os tsunamis juntos pelo chão, Terra, planetas, galáxias, imensidões. E usufruímos da felicidade que sobrepuja as dimensões concebíveis e transcendemos a imanência para sermos além da dimensão de nós dois até o infinito e em nossa plena realização, nos doamos um ao outro, carne, alma, sexo, para sermos eternos na nossa mais profunda comunhão de amor. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui e aqui.

 Imagem: Lovers, da artista plástica Julia Watkins.

 Curtindo Hymne à l’amour (LIME, 1950), de Marguerite Monnot e da inesquecível cantora francêsa Edith Piaf (1915-1963). Veja mais aqui e aqui.

PESQUISA
O livro A arte de amar (The Art of Loving - Martins Fontes, 2000), do filósofo, sociólogo e psicanalista alemão Erich Fromm (1900-1980), é dividido em quatro capítulos nos quais o autor aborda sobre a temática nos mais diversos ângulos para apresentá-lo como uma arte que precisa ser aprendida: “Analisar a natureza do amor é descobrir sua geral ausência hoje em dia e criticar as condições sociais responsáveis por essa ausência. Veja mais aqui, aqui e aqui.

LEITURA 
Cem sonetos de amor (L&PM, 2013), do poeta chileno e Prêmio Nobel de Literatura de 1971, Pablo Neruda (1904-1973). Veja mais aqui, aqui e aqui.

PENSAMENTO DO DIA:

Ah! Beija-me com os beijos de tua boca! Porque os teus amores são mais deliciosos que o vinho, e suave é a fragrância de teus perfumes; o teu nome é como um perfume derramado: por isso amam-te as jovens. Arrasta-me após ti; corramos! [...] Exultaremos de alegria e de júbilo em ti. Tuas caricias nos inebriarão mais que o vinho. Quanta razão há de te amar!
Trecho da Introdução dos Cânticos dos Cânticos – Os mais belos dos Cânticos de Salomão – Bíblia Sagrada. Veja mais aqui e aqui.

IMAGEM DO DIA 
Blue Valentine (Namorados para sempre, 2010), escrito e dirigido por Derek Cianfrance e estrelado pela atriz Michelle Williams.

Veja mais sobre Por você no Dia dos Namorados da Crônica de amor por ela, Luce Fabbri, Ledo Ivo, Geraldo Azevedo, Luiz Berto, Anne Frank, Solveig Nordlund, Wellington Virgolino & Carmem Verônica aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA

Nu, do artista plástico Cornelis le Mair.
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
GINOCRACIA: foto das ativistas do Grupo Femen detidas durante protesto contra o primeiro ministro tunisiano, Ali Larayedh, diante da chancelaria em Berlim.
Recital Musical Tataritaritatá.
Veja aqui.


JUDITH BUTLER, EDA AHI, EVA GARCÍA SÁENZ, DAMA DO TEATRO & EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

  Imagem: Acervo ArtLAM . A música contemporânea possui uma ligação intrínseca com a música do passado; muitas vezes, um passado muito dis...