quarta-feira, junho 08, 2016

TUNGA, CÉSAR VALLEJO, NÁ OZZETTI, SÔNIA BRAGA, JOÃO PESSOA & RUY CARVALHO, TEATRO & FECAMEPA


TUNGA - Imagem: do filme p&b Ão: “toro imaginário no interior de uma rocha”, registrando o interior do túnel Dois Irmãos, no Rio de Janeiro, em 1980, do escultor, desenhista e ator de performance artística Tunga - Antônio José de Barros de Carvalho e Mello Mourão (1952-2016) – Não mais que um rio esquecido, vida nas margens perdidas, forasteiro do lado de fora e do outro lado eremita nas águas revoltas do seco e das poeiras esvoaçantes que não são mais que um Sol poente pelas dunas iridescentes da memória. Não mais que um sonho perdido nas gavetas mofadas dos móveis destroçados pela ação dos cupins nas ripas, vigas e estrados, e tivera eu o que não tive não seria melhor do que sou. Não mais que telhado sobre escombros no vórtice do tempo, lembranças de cinzas e vidros quebrados, soubera vivo antes que morto fosse, nada mais. Não mais que uma rua ignota, sem nada, sem saída, inacabada, na qual quisera eu romper limites, jamais além de onde estou pra onde vou. Não mais que a curva do tempo e o que aprendera não me poupara a ser reincidente, sempre vário, disperso, diverso, atrabiliário. Não há mais que hoje nem era amanhã do que sou obscuro no que é mais clarividente, abstive-me de atalhos, teimoso resiliente além das aguçadas pontas de facas, punhais inexoráveis, fina lâmina de viver. Não mais que a pele curtida da meia-noite ao meio-dia e assim por diante todos os dias, valeu-me a sorte dos condenados e não ter mais para onde ir. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui.
Imagem: A arte do escultor, desenhista e ator de performance artística Tunga - Antônio José de Barros de Carvalho e Mello Mourão (1952-2016). Veja mais aqui, aqui e aqui
Curtindo o álbum Meu Quintal, (Borandá, 2011), décimo disco da cantora e compositora Ná Ozzetti. Veja mais aqui.

PESQUISA
O livro O teatro e a sua estética (Arcádia, 1964), organizado pelo encenador, crítico e membro da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, Redondo Junior (1914-1991). Veja detalhes aqui.

LEITURA 
O livro Poesia completa (RioArte, 1984), do poeta vanguardista e dramaturgo peruano César Vallejo (1892-1938). Veja mais aqui.

PENSAMENTO DO DIA:
FECAMEPA - SERÁ O ACUNHA-DUDU? (E HAJA ÓLEO DE PEROBA!)
Nascido de família humilde e filho de trabalhadores da palha da cana, candidatou-se à prefeitura de uma cidade da Mata Sul, sendo eleito para surpresa geral. No entanto, devido a uma acirrada briga com um dos vereadores do município, a Câmara se reuniu e cassou seu mandato. Atendendo a veementes apelos do chefe do Executivo, deputados apoiados por ele chegaram à cidade. O objetivo da visita era negociar com os representantes da Câmara a suspensão do efeito cassatório a ser confirmado pelo juiz de Direito. Após as negociações, deputados, prefeito e vereadores foram ao Fórum, além de advogados e adversários do político cassado. Terminada a audiência, onde recuperou o mandato, ao ser abordado por um de seus admiradores sobre o resultado, o governante municipal acentuou: - Como tudo na p...
Cassação suspensa, extraído do livro Os sapos da política (Comunicarte, 1993), do médico e escritor Edson Moura. Veja mais aqui.

IMAGEM DO DIA 
Meu coração voa
Sou todo João Pessoa (LAM).
Por do sol na Praia do Jacaré – João Pessoa – PB, do fotógrafo Ruy Carvalho.

Veja mais sobre O Trâmite da Solidão, Anthony Giddens, Marguerite de Yourcenar, Robert Schumann, Jean Racine, Arnaldo Jabor, Francisco Ribalta, Sonia Braga & Ary Spoelstra aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Todo dia é dia da atriz Sônia Braga.
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá (Foto acervo LAM).
Veja aqui.

HIRONDINA JOSHUA, NNEDI OKORAFOR, ELLIOT ARONSON & MARACATU

  Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Refúgio (2000), Duas Madrugadas (2005), Eyin Okan (2011), Andata e Ritorno (2014), Retalho...