sábado, fevereiro 25, 2017

GALO DA MADRUGADA, NELSON FERREIRA, JAE ELLINGER, RECIFE & OLINDA

A FOLIA DO FREVO NO MEU CORAÇÃO - Imagem: foto do Galo da Madrugada – Recife – PE - Sou o carnaval, desregrado desbunde, dionisíaco, transgressor! Sou Vassourinhas agitando a onda pra ferver na loucura do povo que sofre na vida e quer ser feliz. Sou a sexta de véspera que quer ser o dia que a quinta se foi noite longa madrugada, sou do dia e não dei a mão à palmatória nem sucumbi ao calor dos desapontamentos, porque já fiz o meu melhor e tudo que pude, ainda muito por fazer, mesmo tendo já esgotado todas as alternativas e possibilidades, porque na dobradiça e ferrolho adentro pelo sábado de Zé Pereira de ponta de pé e calcanhar, só pra me esbaldar no Galo da Madrugada como quem persiste, insiste e persevera resiliente, persigo meu caminho feito uma tirolesa solta em rotação 360 graus por novos desafios, novos horizontes, fora da zona de conforto só pra emendar feito cantiga de grilho e ver o Sol raiar no domingo no abanando e tesoura de Nelson ou Capiba, de riba pra baixo e volta por cima no pontilhada ou pernada, nada mais vale, segunda é folia de caindo nas molas ou parafuso, pra ir de locomotiva pra Terça Gorda e findar pererê na Quarta das Cinzas. Não quero nada em troca, só aquela passista faceira pra nela brincar, ela o meu brinquedo preferido, o meu bicinho de estimação, o gosto mais saboroso, a pele mais sedosa, o passeio mais aprazível, a comida mais apetitosa, o encontro mais festeiro, a sensação mais prazerosa, a rocha pra minha escalada, a paisagem dos meus passeios, barco da minha navegação, a aeronave pro meu voo, a minha pista de pouso, fonte pro meu mergulho e calçada preu cravar minha fama. É ela, índia caingang de foliã de caboclinhos caeté, que faz o frevo vibrar no meu coração. © Luiz Alberto Machado. Veja mais aqui.

 Curtindo álbuns com os frevos do compositor Nelson Ferreira (1902-1976). Veja mais aqui.

Veja mais sobre:
Folia & Frevo, Galo da Madrugada, Mário Souto Maior, Roberto DaMatta, Mauro Mota, Valdemar de Oliveira, Capiba, Orquestra Contemporânea de Olinda, Márcio Melo, Zsa Zsa Gabor & Helena Isabel Correia Ribeiro aqui.

E mais:
Folia Tataritaritatá, Cecília Meireles, Gregório de Matos Guerra, Camargo Guarnieri, Heitor Shalia, Albert Marquet, Sarah Siddons & Graciela Rodriguez, Priscila Almeida & Lei Maria da Penha aqui.
Folia Caeté, Ascenso Ferreira, Nelson Ferreira, Baco, Frevo, Chiquinha Gonzaga, Teatro & Carnaval, Dias de Momo, Adolphe William Bouguereau, Peró Batista de Andrade & As Puaras aqui.
Quando o sonho é uma canção de amor aqui.
Eu nasci entre um rio e um riso de mulher aqui.
Santa Folia & Cikó Macedo, James Joyce, Charles Darwin, Marilena Chauí, Henri Matisse, Auguste Rodin, Frank Capra, Arto Lindsay, Donna Reed, Mademoiselle George, Acervum, Irina Costa & Graça Graúna aqui.
Amor Imortal, Carnaval, Pedro Nava, Manuel Bandeira, Arlequim & Carlo Goldoni, Carybé, SpokFrevo Orquestra, Luís Bandeira, Hugo Carvana e Chico Buarque, Tatiana Cañas & Claudia Maia aqui.
Alvorada, Capiba, Pablo Neruda, João Ubaldo Ribeiro, Egberto Gismonti, Ricardo Palma, Fernanda Torres, Tsai Ming-liang & Chen Shiang-Chyi, Cristiane Campos, Digerson Araújo, Asta Vozondas, O cérebro autista & Germina aqui.
A troça do Fabo aqui.
Folia Tataritaritatá & o Recife do Galo da Madrugada aqui.
Caboclinhos aqui.
O Frevo aqui.
Auto Maracatu aqui.
Baile de Carnaval aqui.
Bacalhau do Batata aqui.
Os assassinos do Frevo aqui.
A folia do prazer na ginofagia aqui.
Padre Bidião, o retiro & o séquito das vestais aqui.
Slavoj Zizek, Victor Hugo, Martin Baró, Pier Paulo Pasolini, Altay Veloso, Agildo Ribeiro, Silvana Mangano, Maria Creuza & Honoré Daumier aqui.
Murilo Mendes, António Damásio, Benedetto Croce, Pierre-Auguste Renoir, George Harrison, Bigas Luna, Mathilda May & Joyce Cavalccante aqui.
Aijuna, o mural dos desejos florescidos aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

DESTAQUE:
Passistas do Frevo

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
A fantasia dela no meu carnaval. Art by Jae Ellinger
Veja Fanpage aqui & mais aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra neste Carnaval
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.

 

HIRONDINA JOSHUA, NNEDI OKORAFOR, ELLIOT ARONSON & MARACATU

  Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Refúgio (2000), Duas Madrugadas (2005), Eyin Okan (2011), Andata e Ritorno (2014), Retalho...