sexta-feira, outubro 19, 2007

ASCENSO, DERRIDA.FEYERABEND, LEOPARDI, KUMAR SINGHA, WILSON BUENO, POLIMNIA, RESPONSABILIDADE CIVIL & LEMBRANÇA




Imagem: Memory With Stamp And Letter by Kumar Singha

LEMBRANÇA
(Luiz Alberto Machado)

Ainda ontem mesmo eu vi
Na moldura da memória
Longe terra onde nasci
Nos caminhos vida afora
Fui menino pelo rio
E cresci que nem o mar
Acendi o meu pavio
No desafio a poetar
Se a lembrança não é pouca
Enche a boca de vontade
É que o canto é de voz rouca
Cheio o peito de saudade
Ainda ontem eu revi
Os amigos no quintal
Contando tudo dali
No verde canavial
Revirei todo rincão
Muitas luas no destino
De perder o meu bridão
No mormaço vespertino
Se a lembrança não é pouca
Enche a boca de vontade
É que o canto é de voz rouca
Cheio o peito de saudade.
© Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui.


PENSAMENTO DO DIA - Quase todos os prazeres da imaginação e do sentimento consistem em recordações... estão no passado antes mesmo de estar no presente. Pensamento do poeta, ensaísta e filólogo italiano Giacomo Leopardi (1798-1837). Veja mais aqui.

MARGENS DA FILOSOFIA - A obra Margens da Filosofia, do filósofo francês Jacques Derrida (1930-2204), traduzido por Joaquim Torres Costa e António M. Magalhães, trata de temas como a diferença, Ousia e Gramme, o exotérico, a paráfrase sobre ponto, linha e superfície, a cavilha da essência, o eludido da questão, o grama e o número, a clausura do grama e o rastro da diferença, o poço e a pirâmide, semiologia e psicologia, a semiologia hegeliana, superação, a hierarquia teleológica das escritas, a crítica da pasigrafia e a prosa do entendimento, os funs do homem, humanismo ou metaffsica, as fontes de Valéry, a superação do humanismo, o fim próximo do homem, a redução do sentido, o padrão estratégico, a diferença entre o homem superior e o super-homem, o Círuclo Linguístico de Genebra, a abertura do campo, a clausura dos conceitos, a fenomenologia da linguagem, a escrita no espelho, o poder limite da forma, o suplemento de cópula, a filosofia e a linguística, rapsódias, a transferência, o transcedental e a língua, a mitologia branca, a metáfora no texto filosófico, a elipse do sol, o enigma, o incompreensfvel, o inapreersivel, o heliotropo, a metafísica, o timbre, Nietzsche e Preud, escrita e telecomunicação, os parasitas, entre outros importantes assuntos. REFERÊNCIAS: DERRIDA, Jacques. Margens da filosofia. Campinas/SP: Papirus, 1991. Veja mais aqui, aqui e aqui.

A PESQUISA: TEORIA & PRÁTICA - [...] A pesquisa é, na sua melhor condição, uma interação entre teorias novas que se enunciam de uma maneira explícita e velhas formas de ver as coisas que se infiltraram na linguagem da observação. Não é uma ação unilateral de umas sobre as outras. [...]. Trecho extraído da obra Contra o método (Francisco Alves, 1977), do filósofo e físico austríaco, Paul Feyerabend (1924-1994). Veja mais aqui.

A PALAVRA & O GESTO - [...] Muito antes de dominar o verbo, o antepassado do homo sapiens transmitia informações dramatizando-as. Dominava o gesto. Representava caça e caçador, possibilitando a efetiva recepção da sua mensagem de vida ou morte. Curvado sobre a terra, simulava – com gestos, gemidos, sussurros de prazer – situações que permitiam, sobretuado às crianças, distninguir entre raízes comestíveis e venenosas. Mas: informava-lhes as virtudes medicinais de umas e outras. A sobrevivência e o desenvolvimento desta frágil espécie animal a que pertencemo dependia, então como agora, do domínio da informação. A comunicação tinha que ser clara. A confusão e a incompreensão naqueles tempos, levavam diretamente à morte. Extraído de Dramaturgia da informação radiofônica (Gama Filho, 1999), do professor, jornalista e documentarista Luiz Alberto Sanz. Veja mais aqui.

POLIMNIA – Polimnia é a musa da retórica, significando mito e hino ou canção. É coroada de flores, às vezes de pérolas e pedrarias com grinaldas em torno e vestida de branco. Sua mão direita faz um gesto como que acenando num discurso e a esquerda ora empunha um cetro, ora um rolo de papel sobre o qual está escrita a palavra latina “suadere” – persuadir. Veja mais aqui.

AMAR-TE A TI NEM SEI SE COM CARÍCIAS – [...] Melhor seria o escritor que nada escrevesse e, tocando, leitor, ao vosso ombro, ali pusesse a mão suave e se deixasse conduzir por vós como se conduz a um cego numa cidade estrangeira. Só isto daria sentido a que um bacharel aposentado se convertesse com sucesso num homem de Letras. Além são os estratagemas do nada, os seus gozos. [...]. Trecho extraído da obra Amar-te a ti nem sei se com carícias (Planeta, 2004), do escritor Wilson Bueno (1949-2010).


FILOSOFIA

Ascenso Ferreira

(A José Pereira de Araújo -
"Doutorzinho de Escada"
).

Hora de comer — comer!

Hora de dormir — dormir!

Hora de vadiar — vadiar!

Hora de trabalhar?

— Pernas pro ar que ninguém é de ferro!

Veja mais Ascenso Ferreira aquiaqui, e aqui.


RESPONSABILIDADE CIVIL
TRATADO DE RESPONSABILIDADE CIVIL: DOUTRINA E JURISPRUDÊNCIA – A obra Tratado de responsabilidade civil: doutrina e jurisprudência, de Rui Stoco, trata acerca das noções básicas sobre a responsabilidade civil, obrigação de indenizar, causas de irresponsabilidade, sujeito da reparação civil, efeitos do julghamento criminal sobre a ação civil, responsabilidade contratual, atividades profissionais e bucleares, bancos, empresas e sociedades em geral, responsabilidade extracontratual, por ato próprio, por ato ou fato de terceiro, pelo fato da coisa, pelo fato ou guarda de animais, pessoas jurídicas de direito público e de direito privado, prestadoras de serviço público, o dano e sua liquidação, o procedimento na responsabilidade civil, circulação de veículos, responsabilidade extrapatrimonial, entre outros assuntos.
DIREITO CIVIL: RESPONSABILIDADE CIVIL - O livro Direito civil: responsabilidade civil, de Sílvio de Salvo Venosa, trata dos princípios gerais de responsabilidade civil, por fato de outrem, pelo fato das coisas e pela guarda ou fato de animais, responsabilidade profissional médica e odontológica, transpotes, sentença criminal, dano ambiental, Código de Defesa do Consumidor, outras modalidades, dano e reparação, entre outros assuntos.
RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA E HOSPITALAR – A obra Responsabilidade civil médica e hospitalar, de Antonio Ferreira Couto Filho e Alex Pereira Souza, trata da responsabilidade civil médica, relação médico-paciente, o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, Iatrogenia, da teoria da eleição procedimental, a inadequação da aplicabilidade do CDC na relação médico-paciente e a jurisprudência.
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES: RESPONSABILIDADE CIVIL – A obra Direito das obrigações: responsabilidade civil, de Carlos Roberto Gonçalves, trata acerca das ideias gerais sobre responsabilidade civil, responsabilidade extracontratual, da culpa, da relação de causalidade, do dano e sua liquidação, excludentes, responsabilidade contratual, entre outros assuntos.
DA RESPONSABILIDADE CIVIL – A obra Da responsabilidade civil, de José de Aguair Dias, trata acerca das noções e conteúdo, definições e evolução da responsabilidade civil, teorias e classificação critica, o ônus da prova, a solução unitária de Marton, responsabilidade contratual e extracontratual, o dolo e a culpa, a unidade da culpa, os limites da responsabilidade contratual, as prestações gratuitas, as declarações unilaterais de vontade, a figura do terceiro, obrigações essenciais e acessórias, clausula de segurança e incolumida, cumulação ou opção das ações de responsabilidade, os transportes, a atividade profissional, derivada de contratos diversos, atos abusivos, responsabilidade civil do Estado, risco administrativo, exceções do princípio da responsabilidade do Estado, o dano e sua liquidação, sujeitos e efeitos da responsabilidade civil, efeito do julgamento criminal sobre a ação cível, garantias de indenização, entre outros assuntos.
PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE CIVIL – A obra Programa de responsabilidade civil, de Sérgio Cavalieri Filho, trata acerca da responsabilidade extracontratual subjetiva e conduta culposa, nexo causal e dano, responsabilidade extracontratual objetiva, responsabilidade da administração pública, responsabilidade contratual, transportes, construtor e incorporador, responsabilidade profissional, instituições bancárias, seguradoras, relações de consumo, clausula de não indenizar, influencia da setença criminal sobre o juízo da reparação, entre outros assuntos.
CURSO DE DIREITO CIVIL: RESPONSABILIDADE CIVIL – A obra Curso de direito civil: responsabilidade civil, de Maria Helena Diniz, trata acerca da teoria geral da responsabilidade civil, responsabilidade contratual por inadimplemento da obrigação, responsabilidade extracontratual, entre outros assuntos. 
Veja mais Responsabilidade aqui.
Referências
CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de responsabilidade civil. São Paulo: Atlas, 2010.
COUTO FILHO, Antonio; SOUZA, Alex. Responsabilidade civil médica e hospitalar. Rio de Janeiro: Lumen Jures, 2008.
DIAS, José Aguiar. Da responsabilidade civil. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.
DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil: responsabilidade civil. São Paulo: Saraiva, 2010.
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito das obrigações: responsabilidade civil. São Paulo: Saraiva, 2002.
STOCO, Rui. Tratado de responsabilidade civil: doutrina e jurisprudência. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.
VENOSA, Silvio Salvo. Direito civil: responsabilidade civil. São Paulo: Atlas, 2007.

PSICOLOGIA COGNITIVA – A obra Tópicos de psicologia cognitiva, organizada por Maria da Graça Dias e Ana G. Spinillo reúne vários estudiosos para abordagem de temas como raciocínio e argumentação, desenvolvimento do raciocínio dedutivo, a construção de argumentos no cotidiano, habilidades narrativas em crianças, o uso de coesivas por crianças com diferentes níveis de domínio de um esquema narrativo, estudo exploratório dos critérios utilizados pelas crianças para definir histórias, conceitos matemáticos, elementos para uma abordagem psicológica do desenvolvimento de conceitos científicos e matemáticos, atividade algébrica e produção de significados em matemática, avaliação de habilidades cognitivas, o papel da experiência, do significado e da representação no desenvolvimento de habilidades cognitivas, comunicação e aquisição de linguagem, comunicação no inicio da vida, Modelo EEA. Sistemas dinâmicos e dialogismo, o reconhecimento da singularidade da fala da criança, aquisição da linguagem, entre outros assuntos. REFERÊNCIA: DIAS, Maria da Graça; SPINILLO, Ana (Org.). Tópicos de psicologia cognitiva. Recife: EdUFPE, 2005. Veja mais aqui.

O QUE É PSICOLOGIA SOCIAL – O livro O que é psicologia social, da filósofa e doutora em Psicologia, Silvia Tatiana Maurer Lane aborda fundamentos conceituais do que é psicologia, como nos tornarmos sociais, os outros, a identidade social, a consciência de si, como aprendemos o mundo que nos cerca, a linguagem, a história via família e escola, trabalho e classe social, o individuo na comunidade e a psicologia social no Brasil. Ela é uma importante pesquisadora brasileira que nas últimas décadas tem contribuído para as discussões acadêmicas sobre o assunto, colocando na mesa de discussões sobre o tema a identidade, os papeis, as instituições e as representações sociais, o discurso e a ideologia, a dominação, a reprodução ideológica, a educação e o desenvolvimento da consciência social na convivência grupal e comunitária, o diálogo entre a sociologia e a psicologia social por meio de uma abordagem crítica acerca do desenvolvimento da psicologia social e suas dificuldades no Brasil. REFERÊNCIA: LANE, Silvia. O que é psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 2006. Veja mais aqui.



VEJA MAIS:
Fecamepa, História do Brasil, João Ubaldo Ribeiro, Constança Capdeville, Alcmeón de Crotona, Ignacio Zuloaga y Zabaleta, Marco Polo Guimarães, Eleonora Duse, Mariya Kuznetsova, Caroline Corr & Fred Moore aqui.
Li Tai Po, Paul Ricoeur, Millôr Fernandes, Carlos Saura, Mônica Salmaso, Aída Gomez, Ralph Gibson & Ronaldo Urgel Nogueira aqui.
Brincarte do Nitolino, Carl Jung, Terra em Alagoas, Leilah Assumpção, Coletivo Chama, André Malraux, Haroldo Marinho Barbosa, Antonín Mánes, Goretti Pompe, Pedro Cabral & Maria de Fátima Monteiro aqui


CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Vejaaqui e aqui.


CANTARAU TATARITARITATÁ
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja aqui e aqui.


 

ALICIA PULEO, CRISTINA GÁLVEZ MARTOS, TATYANA TOLSTAYA & BARRO DE DONA NICE

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Britten Piano Concerto (1990), MacGregor on Broadway (1991), Outside in Pianist (1998), D...