quinta-feira, janeiro 08, 2015

DEBUSSY, ROGERS, BONNARD, EMILY BALCH, HOILÍSTICA & LAURINDO ALMEIDA



ENTENDENDO O RISCADO DESSA TAL PÓS-MODERNIDADE – Houve um tempo em que o conhecimento se encontrava espalhado. Uns sujeitos pensantes, denominados de pré-socráticos, juntaram tudo, consolidando a coisa. Na Modernidade deram uma rachada no bolo e tornaram tudo especialista, fragmentado, canhestra – e no meio uma onça Juma virada no creu. A rachadura trouxe antagonismos, dicotomias inconciliáveis. Ou oito, ou oitenta; ou vai pra lá, ou pra cá; no meio que não pode: ou é de disso ou daquilo. E isso obrigou-nos a escolher entre isso ou aquilo, ou cai fora. Hoje, graças à Holística e ao desenvolvimento das Neurociências, temos a possibilidade de avaliar essas dicotomias, suplantá-las e podemos visualizar toda a amplitude que nos expresse a totalidade e o todo. Inda bem e vamos aprumar a conversa e tataritaritatá. 

Imagem: In the Bathroom, do pintor do grupo Nabis francês Pierre Bonnard (1867-1947).

Ouvindo: Clair de lune, do compositor francês Claude-Achille Debussy (1962-1918), ao som do violão brasileiro de Laurindo Almeida (1917-1995).

UM JEITO DE SER – No maravilhoso livro Um jeito de ser, do psicólogo norte-americano Carl Rogers (1902-1987), recolhi esse belíssimo pensamento: [...] Creio que sei por que me é gratificante ouvir alguém. Quando consigo realmente ouvir alguém, isso me coloca em contato com ele, isso enriquece a minha vida. [...] Quando efetivamente ouço uma pessoa e os significados que lhe são importantes naquele momento, ouvindo não suas palavras mas ela mesma, e quando lhe demonstro que ouvi seus significados pessoais e íntimos, muitas coisas acontecem. Há, em primeiro lugar, um olhar agradecido. Ela se sente aliviada. Quer falar mais sobre seu mundo. Sente-se impelida em direção a um novo sentido de liberdade. Torna-se mais aberta ao processo de mudança. [...] Assim, estimar ou amar e ser estimado e amado são experiências que promovem crescimento. Veja mais aqui.

TODO DIA É DIA DA MULHER – A socióloga, economista, escritora, pacifista e sindicalista estadunidense, Emily Greene Balch (1867-1961), foi presidente honorária da Liga Internacional de Mulheres pela Paz e Liberdade, sendo agraciada com o prêmio Nobel da Paz de 1946. Sua orientação religiosa Quaker a dotara de forte caráter, voltando-se para a criação de uma casa-abrigo para trabalhadoras das fabricas de tabaco e manufatura, ao final de um dia árduo de trabalho. Fundou o jornal A Nação e desenvolveu intenso trabalho voltado para a paz e a defesa dos direitos das mulheres. Veja mais aqui.


Veja mais sobre:
Gilberto Freyre, Papisa Joana, Içami Tiba, Oswaldo Montenegro, Giovanni Battista Tiepolo, James Gillray, Johanna Wokalek & Direito do Consumidor aqui.

E mais:
Proezas do Biritoaldo aqui.
O narrador de Walter Benjamim aqui.
Vardhamâna & O Jainismo aqui.
Beda & a psicologia de George Kelly aqui.
A violência no mundo & a psicologia de Gordon Allport aqui.
Georg Lukács, Psicologia Social & Filosofia do Direito aqui.
A poética de Aristóteles aqui.
O erotismo de George Bataille aqui.
Escola, Psicologia Escolar & Literatura de Cordel aqui e aqui.
Direito do Consumidor aqui e aqui.
Steven Pinker, Jane Goodall, Extinção de Línguas & Macacos aqui.
Poemas de Thiago de Mello aqui.
Carl Sagan, John Dewey, Holística, Perls & Gestalt Terapia, Cérebros & Computadores, Educação Infantil & Programa Tataritaritatá aqui.
A poesia sem pele, de Lau Siqueira aqui.
Freud & o Sistema Penal, Jorge Luis Borges, Eduardo Giannetti, Içami Tiba, Xico Sá & Alquimia da Saúde aqui.
Friedrich Nietzsche, Luís da Câmara Cascudo, François-André Vincent, Dmitriy Kabalevskiy & Programa Tataritaritatá aqui.
Henri Matisse, Miguel de Unamuno & Rita Lee aqui.
Quando alguém se põe à sombra, não pode invocar o sol, Ralf Waldo Emerson, Milena Aradisk, Paul Klee & Felicia Yng aqui.
Ainda assim é uma história de amor, Henrich Böll, Mário Ficarelli & João Câmara aqui.
Hoje PNE é o outro, amanhã pode ser você, Gregory Corso, Maria João Pires & Yves Klein aqui.
O mundo parou pro coração pulsar, Sêneca, Liah Soares & Jean Fautrier aqui.
Com a perna na vida foi ser feliz como podia, Anastasia Eduardivna Baburova, Rachel Kolly d’Alba, Alina Percovich & Rui Carruço aqui.
Jogo Duro aqui.
História da mulher: da antiguidade ao século XXI aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Leitora Tataritaritatá (Art by Ísis Nefelibata)
Veja Fanpage aqui & mais aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.




ALICIA PULEO, CRISTINA GÁLVEZ MARTOS, TATYANA TOLSTAYA & BARRO DE DONA NICE

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Britten Piano Concerto (1990), MacGregor on Broadway (1991), Outside in Pianist (1998), D...