sexta-feira, setembro 11, 2009

DOCTOROW, EAGLETON, TODOROV, PHILIPPE ARIÈS, BORDUAS, TELMA BRILHANTE, LITERÓTICA – POSSESSÃO INSANA

A arte do pintor canadense Paul-Émile Borduas (1905-1960).

Imagem: Desire, by Stefan Kuhn.

POSSESSÃO INSANA - Eu quero essa mulher poeta em flor e seus poemas profanos e seus desejos que lhe assomam à pele e que foi concebida para o amor. Eu quero essa mulher poeta em flor completamente molhada com a água da sua fonte minando para o desejo da minha boca sedenta, da minha língua obscena e do meu desejo irrefreável. Eu quero essa mulher poeta em flor arrebatada pelo vento da minha luxúria e pela emoção que sai de longe e chega bem perto do seu coração com um beijo pra lá de apaixonado de quem está na camisa-de-força dos sentimentos mais arrebatados. Eu quero essa mulher poeta em flor cantando feito Iara de rio, gemendo feito o cio da lua e gozando de prazer para ser a flor fecundada pelo meu prazer na manhã de setembro. Eu quero e como quero e dizem que esse querer é amor e eu garanto que é o mais profundo de todo e qualquer amor. Eu quero e amo essa mulher poeta em flor como quem renasce na manhã cheio de esperança em fazê-la feliz. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui.


DITOS & DESDITOS - Basta uma pessoa estar faltando no mundo para que o mundo inteiro fique vazio para você. Pensamento do historiador e filósofo francês Philippe Ariès (1914-1984). Veja mais aqui.

ALGUEM FALOU – [...] o problema do momento é que os ricos têm mobilidade, enquanto os pobres têm localidade. Ou melhor: os pobres têm localidade até que os ricos metam as mãos nela. [...]. Trecho extraído da obra Depois da teoria: um olhar sobre os estudos culturais e o pós-modernismo (Civilização Brasileira, 2010), do filósofo e crítico literário britânico Terry Eagleton. Veja mais aqui.

MALDADE – [...] as cenas de crueldade, o gozo no mal, o assassinato [...]. O sentimento de estranheza parte pois dos temas evocados, os quais se ligam a tabus mais ou menos antigos. Se se admite que a experiência primitiva é constituída pela transgressão pode-­se aceitar a teoria de Freud sobre a origem do estranho [...]. Trecho extraído da obra Introdução à literatura fantástica (Perspectiva, 2012), do filósofo e linguista búlgaro Tzvetan Todorov (1939-2017). Veja mais aqui.

FRACASSO AMOROSO – [...] Odiando-se, ele ainda anseia por bons postos, servidão, o pequeno triunfo do contracheque da sexta-feira, a camaradagem dos bares [...] Não se sente capaz de procurar seus amigos que ainda trabalham [...] Mentalmente eles escrevem seu obituário e o colocaram em tipologia, o dia exato da morte nada mais sendo do que o sinal para imprimi-lo. [...]. Trechos da obra Deus – um fracasso amoroso (Record, 2003) do jornalista, professor e escritor Edgar Lawrence Doctorow (1931-2015).

REENCONTROAndei nessas estradas muitas vezes / a buscar velhos sonhos e utopias; / encontrei-os nos cheiros dos matos verdes / e no azedo das fortes maresias. / Fui por aí cantando tristes melodias / de amor em esperanças sigilosas / topei em pedras nas duras travessias / tombei sobre folhas luminosas. / Cheguei na terra, plantei carinhos. / Aquela árvore olhando o pôr-do-sol / solitária, em silêncio, gigante / em telepatia falou comigo / contou-me estórias e segredos seus. / Minh’alma sossegou num instante. Poema da escritora e artista plástica Telma Brilhante.

A arte do pintor canadense Paul-Émile Borduas (1905-1960).




Veja mais sobre:
A Síndrome de Burnout & o professor, John Donne, Anita Malfatti, Paul Hindemith, Kama Sutra de Vātsyāyana, Judith Ermert, Walter Hugo Khouri, Alan Moore, Gerontodrama & O lado obscuro e tentador do sexo aqui.

E mais:
Movimento sindical no Brasil aqui.
A poesia digesta de Glauco Mattoso aqui.
Função das agências reguladoras aqui.
Direitos Humanos Fundamentais aqui.
A responsabilidade do agente político aqui.
Educação no estruturalismo marxista aqui.
Meio ambiente: significação jurídica contemporânea aqui.
Direitos fundamentais e a Constituição Federal aqui.
Literatura de cordel: A mulher, de Oliveira de Panelas aqui.
O trabalho aqui.
Ética e Moral aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.


CRÔNICA DE AMOR POR ELA
The black cloak, by Norman Lindsay.
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá
Veja aqui.
 
 

JUDITH BUTLER, EDA AHI, EVA GARCÍA SÁENZ, DAMA DO TEATRO & EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

  Imagem: Acervo ArtLAM . A música contemporânea possui uma ligação intrínseca com a música do passado; muitas vezes, um passado muito dis...