quarta-feira, janeiro 11, 2012

STRINDBERG, MARINA TZVIETÁIEVA, MURILLO LA GRECA, CYRO DOS ANJOS, FERNANDO TUDE, HISTÓRIAS ZEN & GALDINO VIVE

GALDINO VIVE



Há muitos anos, o menino não era um homem só.

No horizonte do sol, era Galdino, pataxó solidário.

Na madrugada meeira, sem relicário, a brincadeira era um susto ufano, extraordinário, dava sem beiras pra cinco fulanos dali, salafrários pro suplício daqui, sem dó, a besteira de pró no ofício de reduzir nossa vida a pó.

Hoje, o meu diário triste, ainda resiste no quinhão fundiário.

Meu coração é vário, e eu vou como um beija-flor que trissa, insubmisso e real, que alça bem alto, alheio à justiça na Praça do Compromisso, Planalto Central.

 
DITOS & DESDITOS - Tudo é possível e provável. Tempo e espaço não existem. Sobre a frágil base da realidade, a imaginação tece novas formas. Pensamento do dramaturgo, escritor e ensaísta sueco August Strindberg (1849-1912). Veja mais aqui.

A LIBERDADE: [...] A liberdade era alguma coisa que devia nascer como as coisas naturais. Naturalmente. Mas as ambições, os interesses individuais, as vaidades, a atração do poder, tudo perturba o crescimento da liberdade como se fossem pedras no seu caminho. [...]. Pensamento extraído do livro Jornalismo e educação (MEC, 1955), do médico, jornalista e educador Fernando Tude de Souza (1910-1949).

CRIAÇÃO LITERÁRIA - [...] Toda invenção nasceu de uma necessidade particular da natureza humana, que atuou em sua esfera, para seu próprio fim. [...]. Trecho extraído de Criação literária (MEC, 1956), do escritor, jornalista, professor e advogado Cyro dos Anjos (1906-1994). Veja mais aqui.

NAS MÃOS DO DESTINOUm grande guerreiro japonês chamado Nobunaga decidiu atacar o inimigo, embora tivesse apenas um décimo do número de homens que seu opositor comandava. Ele sabia que venceria, mas seus soldados estavam em dúvida. No caminho, ele parou num santuário Shinto e disse aos seus homens: “Depois de visitar o santuário, vou jogar uma moeda. Se der cara, nós ganharemos; se der coroa, nós perderemos. O destino nos tem nas suas mãos”. Nobunaga entrou no santuário e ofereceu uma oração silenciosa. Saiu e jogou uma moeda. Deu cara. Seus soldados estavam tão ávidos para lutar que venceram a batalha facilmente. “Ninguém pode mudar a mão do destino”, disse-lhe um de seus assistentes após a batalha. “Não mesmo”, disse Nobunaga, mostrando uma moeda que havia sido duplicada, mostrando cara em ambos os lados. Extraído da obra Histórias Zen (Teosófica, 1999), organizada por Paul Reps. Veja mais aqui e aqui.

MADRUGADA SOBRE OS TRILHOS - Antes que o dia adentre / com mil paixões convulsas, / de trilhos – de relento, / refaço toda a Rússia. / De estacas – de relento, / de gris – de orfandade, / antes que o dia adentre / ou sinaleiro brade. / A névoa paira infinda, / envolto em lona, enorme / granito aguarda ainda / e o prado xadrez dorme./ De pássaros – relento... / aço murzelo mente / ainda um louco alento – / Moscou: ainda em frente! / E sob o olhar-minúcia, / com seu domínio etéreo, / como esbordou a Rússia / em três linhas de ferro! / Vou espraiá-la além! / No trilho inviso estendo, / relento adentro, um trem / com vítimas de incêndio. / (Com tantos quantos somem / sem gente ou Deus notá-los. / Sinal: quarenta homens / e mais oito cavalos!) / E onde as distâncias entre / dormentes são entraves, / de orvalho – de dormentes, / de orvalho – de orfandade. / Antes que o dia aponte / com mais paixões convulsas, / ao longo do horizonte / refaço toda a Rússia. / Nem falsa, nem mesquinha: / e olhem, ao longe, o brilho / azul de um par de trilhos! / Nas linhas, lá, nas linhas... Poema da poeta e tradutora russa Marina Tzvietáieva (1894-1941).

A ARTE DE MURILLO LA GRECA
A arte do premiado pintor e professor Vicente Murillo La Greca (1899-1985), que se dedicou aos estudos dos afrescos que, alguns deles, se encontram na Basílica da Pena (PE), desenvolvendo uma arte nos padrões clássicos com temas históricos. Foi professor da Escola de Belas Artes (RJ) e manteve amizade com Cândido Portinari. Sua obra está reunida no Museu Murillo La Greca, em Recife (PE).





Veja mais sobre:
Quando Papai Noel foi preso, Henryk Górecki, Demócrito de Abdera, Jane Campion, Alfred Eisenstaedt, Frédéric Bazille, Fernando Fabio Fiorese Furtado, A Comédia, Meg Ryan, A prisão de São Benedito & Luiz Berto aqui.

E mais:
Oniomania & Shopaholic, Píndaro, Mestre Eckhart, Maimônides, Paulo Leminski & Gilton Della Cella aqui.
A depressão aqui.
Ansiedade: elucubrações das horas corridas aqui.
O sabor da princesa que se faz serva na manhã aqui.
Orçamento & Finanças Públicas & os quadrinhos de Sandro Marcelo aqui.
Educação, Professor, Inclusão, Emir Ribeiro & Velta aqui.
A Lei de Responsabilidade Fiscal aqui.
Gilbela, é nela que a beleza se revela aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Leitora Tataritaritatá!
Veja aquiaqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.
 
  

JUDITH BUTLER, EDA AHI, EVA GARCÍA SÁENZ, DAMA DO TEATRO & EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

  Imagem: Acervo ArtLAM . A música contemporânea possui uma ligação intrínseca com a música do passado; muitas vezes, um passado muito dis...