terça-feira, maio 20, 2014

ONIOMANIA, SHOPAHOLIC, PÍNDARO, LEMINSKI & GILTON DELLA CELLA



PROGRAMA TATARITARITATÁ  Hoje é dia de estreia do programa Tataritaritatá, a partir das 21hs. PROGRAMA TATARITARITATÁ – O programa Tataritaritatá que vai ao ar todas as terças, a partir das 21hs (horário de Brasilia), é comandado pela poeta e radialista Meimei Corrêa na Rádio Cidade, em Minas Gerais. Confira a programação  aqui.


MOMENTOS DE REFLEXÃO – Nesse tempo de umbigocentrismo & muito voyeur, nada melhor que trazer o uma importante expressão do filósofo, médico e teólogo judeu Moisés Maimônides (1138-1204): “[...] grande capacidade exclusiva do homem: nosso discernimento, a mais nobre das capacidades das quais somos dotados. [...] Mediante a inteligência, o homem discernia o verdadeiro do falso, ele possuía esta capacidade perfeita e completa. Pois bem, a feiura e a beleza estão no campo da opinião, não da razão, pois não foi dito que o céu é esférico seja belo, nem que a terra é plana seja feio, mas que isto é, respectivamente, verdadeiro e falso”. (Maimônides, Guia dos perplexos). Veja mais Momento de Reflexão.

A ONIOMANIA & O SHOPAHOLIC -  A compulsão pelo consumo levou à descoberta do transtorno de comprar: a oniomania. Os acometidos por esse transtorno são os shopaholic, ou seja, aqueles que o Alceu Valença na música Fé na Perua: “[...] O povo tá comendo vrido”. Apesar de descoberta no início do século XX, hoje ela é bem visível. Confira detalhes a respeito aqui.

SÓ A POESIA TORNA A VIDA SUPORTÁVEL – Aos desavisados, já dizia o poeta grego Píndaro (522aC-443aC), também conhecido como Pindaro de Beozia ou Pindaro de Cinoscefale: “A glória dos mortais num só dia cresce, mas basta um só dia, contrario e funesto, para que o destino, impiedoso, num gesto a lance e por terra é ela, súbito, fenece”.



GILTON DELLA CELLA – O cantor e compositor baiano Gilton Della Cella lançará no próximo dia 23 de maio, o seu cd Mistura Brasileira. Veja detalhes no convite acima. Daqui os nossos parabéns & sucesso pro Gilton.

AS APARÊNCIAS NÃO ENGANAM TANTO ASSIM - Agora vou de Paulo Leminski, do seu maravilhoso Catatau: “As aparências enganam mas enfim aparecem, o que já é alguma coisa comparado com outras que nem isso”.

MISSÃO DE FÉ - “Eu sou um homem; portanto, é meu dever compartilhar isto com os outros homens” (Fragments, Mestre Eckhart).


Veja mais sobre:
Imprensa Brasileira aqui e aqui.

E mais:
As pernas no Cinema & o Seminário – A relação do objeto, de Jacques Lacan aqui.
As pernas de Úrsula de Claudia Tajes & Mil Platôes de Gilles Deleuze & Félix Guattari aqui.
Marlene Dietrich & Hannah Arendt aqui.
Diálogos sobre o conhecimento de Paul Feyerabend & a poesia de Lilian Maial aqui.
As pernas da repórter Gracinaura aqui.
A tragédia humana de Imre Madách, a música de Pierre Rode, o cinema de Robert Joseph Flaherty, a pintura de Franz West, a arte de Vera Ellen & Anne Chevalier & Sarah Clarke aqui.
Educação, orientação e prevenção do abuso sexual aqui.
Segmentação do mercado na área de serviços aqui.
Das bundas & outros estudos bundológicos aqui.
Aristóteles, Rachel de Queiroz, Chick Corea, Costa-Gavras,Aldemir Martins, Teresa Ann Savoy, José Terra Correia, Fernando & Isaura, Combate à Corrupção & Garantismo Penal aqui.
Presente dela todo dia e o dia todo aqui.
O caboclo, o padre e o estudante, Lendas Nordestinas & Luiz da Câmara Cascudo aqui.
As obras de Gandhi & Programa das Crianças aqui.
Os lábios da mulher amada aqui.
Ritual do prazer aqui.
Funções do superego e mecanismos de defesa aqui.
Memória e esquecimento aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Veja Fanpage aqui & mais aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.