quinta-feira, março 07, 2013

PATRIZIA CAVALLI, KARIN BOYE, NGŨGĨ WA THIONG'O, TINA MODOTTI, ALAGOAS & LITERÓTICA

 

LITERÓTICA: A FESTA TODA É NELA – Três vezes ao dia ou mais que isso, nem bem amanhece pra ela mexer meu membro maciço, e se achega feito cunhatã faceira, vadia sentinela, se ajeitando pro meu café da manhã completo e faustoso. E se estira de bandeja sobre o meu elo fogoso, a se espalmar capitosa, com suas mãos humosas e quase alinhadas ao carinho extremoso delas na minha manivela como se fosse o colosso que mais lhe apetece e em paga enxuta e repousada com azo se estatela nua desbussolada em decúbito laboral só para me servir e mandar ver nela. Três vezes ao dia e nem entardece logo ela minha benfeitora toda se enlanguesce toda inflada vigia com seu decote vertiginoso a mostrar dois melões mais que saboridos e volumosos pra encher minhas mãos contundentes a conspurcar, às sacudidelas, seu recato indecente em decúbito dorsal que exploro arguto todo seu manjar colossal como se fosse o almoço descomunal que imoderado devoro com alvoroço no seu ninho inguinal. Três vezes ao dia e nem anoitece lá está ela erradia cheia de graça enrolada na toalha com passo de garça e em ebulição a me ofertar provocante a sua tarântula acesa com o eflúvio de seu púbis de todos os cheiros lascivos como se fosse a minha janta que mais se amplia e se agiganta para que seu seja o vilão afiando os dentes amolados para voar ao seu esconderijo ofertado para capturá-la a exorbitar bebedouro por sua cachoeira e torço a revolvê-la e sorvo do torso altaneiro e remexo de verso a reverso, assídua gentil de averso ao avesso, e no dorso frugal se derrama toda água represada sem comedimento e desmanchada na minha língua sedenta. Ela quase grita que não mais aguenta e toda agitada remexe e já se ajeita de quatro pra minha pontaria e a me dar seus braços por arreios em marcha a galope, sou destro no lanche pra montaria, todo seu tope e trote faceiro, a disparada correria das horas maduras de todas as polpas, a esfolar sua popa em decúbito ventral, ah, ela égua mexedeira enganchada no meu bambual. Três vezes ao dia e ela quase madruga como quem chega feito verduga e faz do meu sexo amolegado um sorvete de morango entre os lábios, passeando a língua luxuriosa e depois abocanhando com voraz excitação como se matasse a sede com beijos alucinadamente incuráveis e a inventar mimos por toda glande agarrada vibrante como se fosse a comemoração do seu momento de amor e se fez a louvar o amanhecido prazer de estar viva comigo. Já é outro dia e isso nem conta, ela chega meio tonta e nada mais digo, tudo outra vez. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui e aqui.


 

DITOS & DESDITOS -  Eu não acredito no casamento. Acho que, na pior das hipóteses, é um ato político hostil, um caminho para os homens de mente pequena para manter as mulheres na casa e fora do caminho, embrulhadas no disfarce da tradição e no absurdo religioso conservador. Na melhor das hipóteses, é uma feliz ilusão - essas duas pessoas que realmente se amam e não têm ideia de quão verdadeiramente infeliz eles estão prestes a fazer um ao outro. Mas, mas, quando duas pessoas sabem disso, e decidem os olhos bem abertos para se enfrentarem e se casarem de qualquer maneira, então eu não acho que é conservador ou delirante. Eu acho que é radical e corajoso e muito romântico. Pensamento da fotógrafa, atriz e ativista italiana Tina Modotti (1896-1942). Veja mais aqui.

 

ALGUÉM FALOU: O melhor dia é aquele em que a alma tem fome e sede. Antigamente, quando as riquezas eram feitas na guerra, a guerra era um negócio; agora que as fortunas são feitas nos negócios, é uma guerra. Pensamento da escritora e artista visual sueca Karin Boye (1900-1941). Veja mais aqui.

 

NOME DA MÃE - [...] Ser é uma coisa; tornarmo-nos conscientes disso é um ponto de chegada de uma consciência desperta, e isso envolve uma viagem. [...]. Trecho extraído da obra In the Name of the Mother: Reflections on Writers and Empire (James Currey, 2013), do escritor e dramaturgo queniano Ngũgĩ wa Thiong'o, que em outra de sua obra Wizard of the Crow (Anchor Books, 2007), expressa que: […] Eu cheguei a um ponto na minha vida em que comecei a ver as palavras de forma diferente. Um olhar mais profundo na linguagem pode revelar o segredo da vida. [...].

 

DOIS POEMAS - NÃO POSSO AMAR O QUE VOCÊ É - Não posso amar o que você é, não, \ o que você é é mesmo um erro. \ Mas há em ti uma graça que supera \ o que obstinadamente és. \ Algo que é seu e não lhe pertence, \ em você desde o início, mas separado de você, \ que se aproxima de você cautelosamente, com medo \ de seu próprio esplendor incontrolável. DEUSES PREGUIÇOSOS, DESTINO PREGUIÇOSO - Deuses preguiçosos, destino preguiçoso, \o que não faço para encorajá-los, \pensem nas chances que me esforço para lhes oferecer \ só para que apareçam! \ Eu me desnudo para você e limpo o campo \ não para mim, não é do meu interesse, \ só para que você exista, eu me torno \ um alvo fácil e visível. Até te dou \ um handicap, a ti o último lance \ não respondo, a ti aquele imprevisto \ último lance, uma revelação \ de força e graça: se houvesse algum mérito \ seria só teu. Porque não quero \ ser a fábrica do meu próprio destino, a \ covarde virtude \ operária me entedia. Eu tinha ambições diferentes, sonhava \ com outros tipos de julgamentos, outras harmonias: maior \ rejeições, predileções obscuras, \ os benefícios marginais do amor imerecido. Poemas da poeta italiana Patrizia Cavalli (1947- 2022).

 



ALAGOAS E O IMPÉRIO COLONIAL PORTUGUÊS – O livro organizado pelo professor Antonio Felipe Pereira Caetano, Alagoas e o Império Colonial Portugues, reúne uma série de textos começando pelo organizador que traz Nos confins, nas vilas e na Comarca – A construção da autonomia política, administrativa e jurisdicional alagoana (séc. XVI-XVIII), Arthur Almeida Santos de Carvalho Curvelo com Os Conselhos da Comarca: Constituição e especificidades administrativas das câmaras municipais da Comarca de Alagoas (sec. XVIII), Lanuza Maria Carnaúba Pedrosa com Entre prestígios e conflitos: formação e estrutura da Ouvidoria alagoana por intermédio de seus ouvidores-gerias (sec. XVII-XVIII), Dimas Bezerra Marques com Elites administrativas e a dinâmica da distribuição de cargos na Comarca de Alagoas (sec. XVII-XVII) e Alex Rolim com Por via da administração para salvação das almas: o clero secular e a Comarca de Alagoas. Todos os textos, conforme anotado no prefácio do organizador, traz a compreensão da formação histórica da região alagoana. O curioso para é ter sido publicado o livro pelo selo da Cepal ao invés de ser publicado pela Edufal, uma vez que se trata de professor e alunos do curso de História da Universidade Federal de Alagoas. Indicação feita, leitura imperdível para quem quer compreender a formação histórica alagoana. Veja mais aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

FONTE:
CAETANO, Antonio Felipe (Org.). Alagoas e o Império Colonial Portugues. Maceió: Cepal, 2010.



Veja mais sobre:
Por você na Crônica de amor por ela, Safo, Gilles Deleuze & Félix Guattari, Autran Dourado, Regina Silveira, Khadja Nin, Alexandre Dáskalos, Sam Taylor-Wood, Erika Leonard James, Eduardo Schloesser, Dakota Johnson & Kel Monalisa aqui.

E mais:
Darcy Ribeiro, Autran Dourado, Damaris Cudworth Masham, Loius Claude de Saint-Martin, Juan Orrego-Salas, Irina Vitalievna Karkabi, Doença & Saúde aqui.
Farra do Biritoaldo aqui.
Educação Ambiental aqui.
Albert Camus, Maceió, Robert Musil, Denys Arcand, Jools Holland, Eugene Kennedy, Pál Fried, Sandu Liberman, Lady Gaga, Anna Luisa Traiano, Gestão do Conhecimento & do Capital Humano aqui.
Judicialização do SUS aqui.
Educação por água abaixo pra farra dos mal-educados aqui.
Depois da tempestade nem sempre uma bonança aqui.
É preciso respeitar as diferenças aqui.
Pra fazer do Brasil um país melhor tem que começar tudo em casa aqui.
A teoria de Anthony Giddens & a Introdução à estética de Ariano Suassuna aqui.
Solidariedade aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Leitora Tataritaritatá!!
Veja mais aqui, aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra:

Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage. 
Veja  aqui e aqui.







JUDITH BUTLER, EDA AHI, EVA GARCÍA SÁENZ, DAMA DO TEATRO & EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

  Imagem: Acervo ArtLAM . A música contemporânea possui uma ligação intrínseca com a música do passado; muitas vezes, um passado muito dis...