quinta-feira, março 07, 2013

ANNE HÉBERT, ARNALDUR INDRIÐASON, CHBOSKY, COOPER CLARKE & LITERATURA


Foto: Dimas Bezerra

LITERATURA: MODERNIDADE X PÓS-MODERNIDADE

Luiz Alberto Machado

Em razão da minha participação na mesa de debates sobre a temática “Literatura e Pós-Modernidade” durante a VIII Semana de História da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, efetuei uma reflexão a respeito no sentido de pontuar, em primeiro lugar, a distinção entre modernidade e pós-modernidade, para, a partir daí, localizar a literatura no período compreendido pelo estudo.
Introdutoriamente, é conveniente dimensionar com base na literatura revisada sobre a questão temática, há toda uma trajetória que se dimensiona desde a era atômica até era dos bits, preferindo, então, com isso, fixar, com base em Jair Pereira dos Santos, que existem três períodos que se processaram, sendo o primeiro, cobrindo todo o século XIX, o período do capitalismo liberal; o segundo, que vai do fim do século XIX até o período após a Segunda Guerra Mundial, caracterizado pelo capitalismo organizado e, daí até o tempo presente com o neoliberalismo. Ainda é encontrado na literatura que no século recém-passado, ocorreram ao longo de todo século XX, três fases distintas identificadas, primeiramente, pela pré-modernidade assentada no Estado liberal, a modernidade assentada no Estado social e a pós-modernidade assentada no Estado neoliberal. Em razão disso, para melhor entendimento da questão temática, convém, então, distinguir modernidade de pós-modernidade.
MODERNIDADE: O PARAÍSO DE APOLO - A modernidade, para Walter Benjamin, é como viver pelo heroísmo, porque deve estar sob o signo do suicídio que sela uma vantagem heróica que nada concede à atitude que lhe é hostil e esse suicídio não é renúncia, mas paixão heróica. Acrescenta ele nas suas reflexões que o verdadeiro herói do mundo moderno é a figura do operário que, na vida diária, enquanto tem vitalidade, vive um esforço heróico.
No campo da arte moderna, segundo Octavio Paz, esta se caracteriza por ser critica de si mesma, quando é representada como uma época da aceleração que uma fusão de todos os tempos e todos os espaços que se confluíram par um aqui e um agora do tempo histórico. Inclusive, para ele a modernidade é um conceito exclusivamente ocidental e não aparece em nenhuma outra civilização. E assevera: “A modernidade é uma separação”, uma vez que se inicia como um desprendimento da sociedade cristã, sendo, pois, somente a modernidade capaz de realizar a operação de volta ao principio original, pois só ela pode negar-se a si própria no meio das tentações revolucionárias e religiosas.
Na modernidade, segundo Rogel Samuel, a reificação humana transforma o humano em objeto social, na massa, imanente ao todo, identificando uma sociedade de massas, deixando claro, pois, que o mundo da modernidade é o da imanência e do imediatismo. Para ele: “Se o moderno foi capaz de sacrificar Deus, não devemos ter dúvidas de que será capaz de sacrificar qualquer ser (...) ou de sacrificar qualquer coisa. Populações inteiras foram, dizimadas na modernidade, porque é da natureza humana o sacrifício”. Tem-se, pois, além da renúncia, do conflito e da negação, também a autodestruição como fator importante na modernidade. Tanto é que o mito moderno, para Rogel Samuel, se deu sob três modos, como um símbolo, destruindo a significação do mito considerado uma impostura e focalizando o significante do mito na totalidade sentido e forma. Esse mito é o progresso pela tecnologia, era neotécnica para construção da megamáquina como um pentágono que envolvesse energia, política/poder, propriedade, lucro e privilégio. É quando Habermas anuncia que a técnica e a ciência tornam-se ideologias, o par-sagrado para o progresso dando na tecnocracia moderna de George Orwell: a dominação técnica da natureza e do social, a partir do empirismo de Bacon e o racionalismo de Descartes, e a domesticação energética do mundo baseada em Heidegger que trazia a tekhne como poiésis. Resultado: a tecnocracia futurista e totalitária.
A partir disso, há que se considerar, então, que o paradigma cultural da modernidade, segundo Jair Pereira dos Santos, constituiu-se entre o século XVI e finais do século XVIII coincidindo, aproximadamente, com a emergência do capitalismo enquanto modo de produção dominante nos países da Europa. Ou seja, que o período correspondente à Era Moderna abarca, na história, desde o advento do Renascimento, com suas idéias racionalistas, antropocêntricas e de saber ativo e a modernidade seria aquela época a partir do século XVII, quando as idéias Iluministas foram implantadas, e a Revolução Industrial começou na Inglaterra. As idéias Iluministas expressavam uma constante busca pela razão, e isso fez com que as ciências fossem muito incentivadas. Esse fato histórico fez com que as ferramentas fossem substituídas por máquinas, tirando os homens do campo para serem trabalhadores explorados com baixos salários nas cidades. Este período, então, tem raízes na criação da imprensa por Gutenberg, em 1455, e na Reforma Protestante, em 1517, o que fez surgir o chamado Renascimento. Nas ciências exatas, Copérnico trata do heliocentrismo em lugar dos preceitos religiosos. Começa com o pilar do Estado de Hobbes, do mercado desenvolvido por Locke e o da comunidade na obra de Rousseau, este baseado na igualdade entre os homens e na organização soberana da sociedade. Na esfera política, surge uma nova concepção de Estado com a publicação de O Príncipe, de Maquiavel. Com a Revolução Francesa, surgiu um conceito novo, o de religião secular, a crença da salvação pela sociedade.
Com o existencialismo, surge Kierkegaard que vê que a vida humana é movida por suas paixões, não podendo ser reduzida a elementos rudimentares de biologia, a atividade intelectual. O próprio Albert Camus ao observar as atrocidades cometidas nos campos de concentração viu confirmada sua tese de que o mundo não fazia qualquer sentido. Já Sartre defendia que os seres humanos precisavam dar um sentido à vida, só que criado por eles próprios, afinal não existem pontos de referência previamente estabelecidos para guiar o homem. O existencialista volta para si mesmo, porque o relacionamento com o outro lhe causa "náuseas". É a partir da sua individualidade ele tenta dar sentido à vida. Na evolução desse processo Nietzche tenta transformar o ser humano em um "super-homem" como única forma de contrapor ao absurdo e à incoerência da própria existência: "Deus está morto".
Em 1905, Einstein propõe a teoria da relatividade e os conceitos de espaço e tempo são revistos, deixando de existir em si mesmos, para só existir em função de um observador, determinando que nada é igual o tempo todo e gerando uma visão relativista do universo, que deveria constituir-se no grande marco da Modernidade.
A Modernidade não chegou a todos os lugares simultaneamente. No Brasil, os primeiros contornos da Modernidade foram sentidos em meados do século XX.
Havia, pois, uma grande preocupação em ser moderno, dentro de padrões totalmente etnocêntricos construídos pelos dominantes e impostos aos dominados. Daí ocorre a dominação técnica do social, o individualismo exacerbado, a moral burguesa, a ética da acumulação, a racionalização, o paraíso de Apolo. Nasce aí o formalismo e o hermetismo que é um jogo com formas inventadas. Ocorre, então, a crise: não há mais progresso. No momento que esse padrão de progresso foi quebrado, deu-se início a pós-modernidade, época dos meios de comunicação e massa e muitos conflitos.
Segundo Teixeira Coelho, "(...) haverá tantas noções de moderno, modernismo e modernidade quantos forem os espaços e os tempos considerados. Haverá aquela e esta modernidade, uma modernidade "deles" e a "nossa" modernidade." Isto sugere que cada sociedade engajou-se na modernidade de acordo com suas especificidades e em diferentes momentos.
Uma forma de definir a chamada Modernidade seria a partir de todos os fenômenos sociais que aconteceram devido ao desfruto das pessoas nos avanços da ciência e da tecnologia; assim como, pela urbanização rápida e excesso de informações, ainda que superficiais e manipuladas. Assim, a modernidade é, portanto a realização empírica, por fim, passados tantos séculos depois, do discurso dos universais metafísicos da filosofia clássica. E não mais que isso é a globalização.
Resulta, pois, entendido que na modernidade o homem se torna histérico-paranoico, além de um especialista, lúdico, fragmentado. E no campo da arte caracterizou-se pela individuação e profissionalização do artista, autonomia da produção artística, organização do mercado da arte e de bens simbólicos.
PÓS-MODERNIDADE: O TEATRO DE DIONISO – DO BOOM AO BIT E AO BLIP - Rogel Samuel traz que a pós-modernidade é um nome genérico dado para formas culturais de um período que aparece desde os anos 60, abrangendo certas características como reflexão, ironia e um tipo de arte que mistura o popular e o erudito. É vista como uma continuação dos aspectos mais radicais da modernidade, ora ao contrário, como marcador de uma ruptura com ela. Este período uniu a lógica cultural do capitalismo tardio, a condição hera de conhecimento em tempos de tecnologia da informação, substituição de um foco da epistemologia modernista por uma ontologia, e a substituição do simulacro pela realidade. Para ele, a sociedade pós-moderna é uma sociedade pós-industrial capitalista.
Mediante isso, vê-se que a pós-modernidade desenvolve tendências opostas à modernidade, começando com a cibernética em 1948, a inteligência artificial em 1956, a teoria da auto-organização e sistemas, em 1960; a tecnologia de comunicação de massa (radio, TV e telefone) e a telemática, em 1950. É a partir da década de 50 que novas expressões nas artes começaram a dar indicações de que havia uma mudança em vários âmbitos da sociedade que estariam configurando uma nova etapa da humanidade, com características que não condiziam mais com as idéias e as sociedades modernas. As análises de teóricos como Baudrillard sobre o simulacro e os questionamentos de Derrida e Lyotard, criaram bases para o surgimento de uma teoria da pós-modernidade. Por isso, foi a partir dos anos 50, que surgiu a sociedade de consumo, os mass media, o fim das ideologias, o pós-industrialismo, a contracultura, a revolução verde, a informatização da sociedade, a globalização do local e a localização do global, o caos, a física quântica, as vanguardas anárquicas, o passado virando pastiche, a performática participativa, a esquizofrenia, as combinações, as colagens, os happenings, as tribos, a cultura do excremento, do pânico, do hiperprimitivo e do hipertecnologico. Surgem Andy Warhol, Roy Litchtenstein, James Rosenquint, Claes Oldenburg e Tom Weaaelmann, o bode entrópico, os cerebráticos, bit balance, o barulho maquínico e eletrônico, a abolição do espaço/tempo, as paralogias: o heterogêneo, a diferença, o ciberespaço, as tecnoanarquias, a tecnociência se defronta com a imitação, o mimetismo e os simulacros; o tempo das retroações, recorrências e dialógica não dialéticas; o antagonismo, a interdisciplinaridade, o politeísmo, hedonismo e presenteísmo; a ruptura e continuísmo, miniaturização e onipresença; o presenteísmo, o visionarismo, a instantaneidade, a ubiqüidade, a noosfera, a omnivisão e o inconcluso; a finitude, o saber, o hedonismo e a responsabilidade; a sinergia, a união da mecânica, eletricidade e microeletrônica à nanotecnlogia e o pensamento complexo de Morim.
Passa-se a entender que a chamada pós-modernidade aconteceu também na esfera sociológica levando à secularização e à privatização, o que alterou os pilares básicos da sociedade: o convívio, as relações pessoais e a ética. Na realidade, o pós-modernismo prometeu liberdade, mas lançou o homem na pior das escravidões: a solidão. É nos anos 60 que se começa a ver a utopia da modernidade ruir, quando o pós-moderno passa a ser a ruptura com as metanarrativas na sociedade Frankstein com o seu tautismo, que reúne a tautologia com o autismo.
Daí o homem pós-moderno ser caracterizado pelo apego ao materialismo, ao hedonismo, à permissividade, à revolução sem finalidade, ao relativismo e ao consumismo desenfreado, o ideal asséptico e light, desorientado e sem referências porque perdeu seus objetivos na revolução sem projeto nem finalidade; um de animal descontente que procura a liberdade perdida na sua alienação de que a moda é o eixo da conduta no meio de uma sexualidade vazia, sem rumo e sem amor, zapeando a cultura do tédio, à deriva, cansado da vida fracassada ou drogada e de costas pra morte. É o que se detecta do homem esquizo-conformista de Baudrillard, ou o esquizo-anarquista de Deleuze: um homem amador que cultua o pastiche porque se apropria do passado e realiza o seu rito de passagem perguntando onde os ideais e as causas, num isolamento total no meio da permeabilidade, multiculturalidade e hibridismo.
Para Teixeira Coelho a pós-modernidade abarca uma multiplicidade de aspectos da vida contemporânea, desponjando-se da idéia de identidade permanente, da estabilidade e rege-se primordialmente pela aceitação das instabilidades, da heterogeneidade, da relativização dos marcos referenciais e de doutrinas totalizantes. Diferentemente do que ocorreu até os anos 60, a negação das instituições é substituída pela contestação logo em seguida. Isto significa que o pensamento pós-moderno passou a admitir a existência de posições contrárias e seus adeptos, porém, procura engajamento em outras esferas, integrando as contradições. É neste ínterim que ocorrem a queda das grandes ideologias e dos meta-discursos iluministas, o fracasso dos sistemas políticos, a desconfiança no progresso tecnológico e cientifico, a indiferença com relação a geração X e Y, o novo tribalismo, o fracasso do projeto individualista, descrença no futuro, desafios das manipulações genéticas, AIDS, drogas e cibercultura. Daí, segundo, Enrique Rojas, vai se caracterizando por um período representado como o fim de uma civilização e apontando as soluções do homem pós-moderno na recuperação do humanismo, do amor, do trabalho, da cultura e a volta aos valores, eliminando o cinismo, cultuando a intimidade, sendo coerente para alcançar a felicidade.
É nesse contexto que surge a cibercultura que, segundo Pierre Lévy, vem com o sentido grego de arte do controle, pilotagem, telepresença, prolongando a oralidade e a escrita, e o sistema ecológico do mundo das idéias. Vem unindo informática e cibernética, o digital, o imediato, multimodal, rizomatico, requerendo transversalidade, descentralização e interatividade. Com ela desaparece o social com implosão do individualismo moderno, criando isomorfismo simbióticos, indeferenciados e construindo cibersocialidades. Se a modernidade valorizava a presença, a pós-modernidade só vê ausência, anunciando a desintegração das sociedades com um sentimento de abandono, um cínico fatalismo, o desaparecimento de qualquer idealismo, deixando-se se levar pelas circunstâncias lançando-se nos modismo, deixando de existir quaisquer tipo de mobilizações, crescendo a culpa devido ao abandono moral e uma aceitação de tudo, um ecletismo e uma tolerância acrítica da ética. A resposta pós-moderna ao moderno consiste em reconhecer que o passado, já que não pode ser destruído porque sua destruição leva ao silêncio, deve ser revisitado: com ironia, de maneira não inocente. No entanto, para que a pós-modernidade em seu caráter niilista possa realizar-se, o homem e o ser devem ser repensados à luz de um modelo não-positivista, não-metafísico.
A pós-modernidade, ao mesmo que tempo que representa uma ruptura com a modernidade, representa também a continuação de uma série de transformações que começaram com ela. Com isso, a arte não se desenvolve mais isolada da ciência, da tecnologia e da indústria e ao invés de cada linguagem constituir um texto único, a arte caminha no sentido da intertextualidade, na medida em que diferentes linguagens se aproximam para constituir sentido, e que o público é encarado como agente ativo na construção da obra. E, considerando-se o universo artístico, pode-se dizer que se desenvolveram duas correntes avaliando as mudanças ocorridas na segunda metade do século XX. Dentro de uma postura pessimista há os que prevêem a morte da arte, nos moldes da arte como é conhecida. Por outro lado, muitos críticos consideram a interatividade como uma forma de democratização de meios e mensagens em substituição a formas autoritárias de pensar, que privilegiavam a harmonia, a linearidade e a lógica. Alegam que em outros campos da atuação humana, como na arte e nos sonhos, estas formas de pensar tornam-se totalmente disformes e desarmônicas.
Este é o cenário pós-moderno carente ainda duma reflexão mais aprofundada, não cabível, certamente, num modesto texto. Até depois.
FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Lisboa: Edições 70, São Paulo: Martins Fontes, 1982.
ADORNO, Theodor W. & HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
ARANTES, Otília B. Fiori e ARANTES, Paulo. Um ponto cego no projeto moderno de Jürgen Habermas. São Paulo: Brasiliense, 1992.
BALOGH, A. M. Conjunções, disjunções, transmutações da literatura ao cinema e à TV. São Paulo: ECA-USP, 1996.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d'Água, 1991.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1986-1989.
______. Magia e Técnica, Arte e Política. Obras Escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BOOTH, Wayne, A retórica da ficção. Lisboa: Arcádia,1981.
CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem & outras metas. São Paulo: Perspectiva, 1992.
_______. A operação do texto. São Paulo: Perspectiva, 1976.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. SP: Companhia Editora Nacional, 1985.
COELHO, Teixeira. Moderno pós-moderno. São Paulo: Iluminuras, 1995.
DERRIDA, Jacques.A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1971.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor. Lisboa: Passagens, 1992.
GANDELMAN, Henrique. De Gutemberg à Internet: direitos autorais das origens à era digital. Rio de Janeiro: Record, 2007.
HABERMAS, Jürgen. Modernidade versus pós- modernidade. Arte em Revista, nº.7, 1983, p. 86-91.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna: Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1990.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.) Pós-modernismo e política. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.
HUYSEN, Andreas. Memórias do modernismo. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.
JAMESON, Fredric. Espaço e imagem: teorias do pós-moderno e outros ensaios. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994.
______. Pós-modernismo. São Paulo: Àtica, 1995.
JAUSS, Hans Robert. A literatura como provocação: a história literária como provocação literária. Lisboa: Vega, 1993.
LÉVY, Pierre. O que é virtual? São Paulo: 34, 1996.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na vida contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2008.
LEMOS, André; BERGER, Christa; BARBOSA,Marialva (Org). Narrativas midiáticas contemporâneas. Porto Alegre: Sulina, 2006.
MORICONI, Ítalo. A provocação pós-moderna: razão histórica e política da teoria hoje. Rio de Janeiro: Diadorim, 1994.
LYOTARD, J F. O pós moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1991.
OLINTO, Heidrun Krieger. Reflexões sobre uma falsa dicotomia: Moderno/Pós-moderno. Travessia, 31, 1996, p. 39-64.
PAZ, Octavio. Os filhos do barro.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
PINTO, Marcello de Oliveira. Literatura, história e pós-modernidade: trilhas possíveis? Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos Disponivel em http://www.filologia.org.br/soletras/5e6/09.htm Acesso em 20 de maio de 2009.
PROENÇA FILHO, Domício. Pós-Modernismo e literatura. São Paulo: Ática, 1988.
ROJAS, Enrique. O homem moderno. São Paulo: Mandarim, 1996
SAMUEL, Rogel. Novo manual de teoria literária. Petrópolis: Vozes, 2007.
SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos. São Paulo: Perspectiva, 1978.
SANTOS, Jair Pereira dos. O que é Pós-Modernidade. São Paulo: Brasiliense, 1989.
SANTOS, Milton e SILVEIRA, Maria Laura. De Uma Geografia Metafórica da Pós-Modernidade a Uma Geografia da Globalização. In: RevistaCultura Vozes. São Paulo, 1997.
SUASSUNA, Ariano. Iniciação à Estética. Recife: Universitária, 1971.
_______. O Movimento Armorial. Recife: Universitária,1974
TOURAINE, Alain. Crítica da Modernidade. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
VATTIMO, Gianni. O fim da modernidade. Nihilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. Lisboa: Presença, 1987.   Confira mais aqui



DITOS & DESDITOS - Aceitamos o amor que acreditamos merecer. Não podemos escolher de onde viemos, mas podemos escolher para onde vamos... É só que às vezes as pessoas usam o pensamento para não participar da vida. Porque não há problema em sentir as coisas. E ser quem você é. Pensamento do escritor, cineasta e roteirista estadunidense Stephen Chbosky

ALGUÉM FALOU - Como costuma acontecer, um casamento fracassado levou a um divórcio bem-sucedido. Dividimos a casa; Eu peguei o lado de fora... Foi nesse ponto que eu fiz uma promessa a mim mesmo, eu disse que não vou me casar de novo, só vou encontrar uma mulher que eu não goste e dar ela tudo. Sou um nostálgico de curto prazo; as coisas estavam ótimas dez minutos atrás. Se eu pudesse voltar lá. Na minha idade sofro de déjà vu e amnésia ao mesmo tempo; Não consigo lembrar o que acontece a seguir. Não enlouqueça, e com isso, boa noite... Pensamento do escritor performático britânico John Cooper Clarke.  

SILÊNCIO DE SEPULTURA - [...] Ele soube imediatamente que era um osso humano, quando o pegou do bebê que estava sentado no chão mastigando-o. [...] Ele impressionava as pessoas. Inconscientemente. Algumas pessoas são assim. Eu não sou. Há algo nessas pessoas que quebra todas as barreiras, porque elas agem completamente como são, não têm nada a esconder, nunca se escondem atrás de nada, são apenas elas mesmas, diretas [...] Ele foi para a cozinha. Eram oito da noite. Ele tentou tapar a brilhante tarde de primavera com as cortinas, mas em alguns lugares ela passava por elas, raios de sol cheios de poeira que iluminavam a penumbra de seu apartamento. A primavera e o verão não eram as estações de Erlendur. Muito brilhoso. Muito frívolo. Ele queria invernos pesados e escuros. Não encontrando nada comestível na cozinha, sentou-se à mesa com o queixo apoiado na mão. [...] Às vezes lhe ocorria, o que talvez ele também soubesse no fundo, que a violência que ele lhe infligia era antes de tudo uma manifestação de sua própria fraqueza. [...]. Trechos extraídos da obra Silence of the Grave (Picador, 2007), do escritor islandês Arnaldur Indriðason

DOIS POEMAS - UMA PEQUENA MORTE Uma pequena morte ela se prostrou na porta. \ Nós a encontramos ao amanhecer, \ abatido em nosso limiar \ Como uma samambaia completamente congelada. \ Não nos atrevemos mais a sair porque está lá \ Ela é uma garota branca com saias espumosas \ De onde irradia uma estranha noite leitosa. \ Nós nos esforçamos para viver dentro \ Silenciosamente varrer o quarto \ E ordenar o tédio \ Deixe os gestos balançarem sozinhos \ No final de um fio invisível \ Em nossas veias bem abertas. \ Levamos uma vida tão pequena e tranquila \ Que nenhum dos nossos movimentos lentos \ Vá além da parte de trás deste espelho claro \ Onde está essa irmã que temos Ele se banha azul sob a lua Enquanto seu cheiro inebriante cresce. CIDADES PELO CAMINHO - Cidades no caminho sobre a água, praças de sal, \ nenúfares de pedra, \ Ilhas descem costa abaixo pelas pendentes do mar, \ vento de pé, sol na proa, \ Ramalhetes amargos no cume das ondas, luz\ gerânio nas cristas dos galhos verdes alinhados \Fluxo e refluxo, tráfego de sol, quedas repentinas\ de abrigos salobres, norte, noite plena, \ Cortejo de alto mar que voltou, o porto \ como estrela, leito aberto que range alga e \ casca de cítricos, \ Barcos atracados, balançantes, dia de festejo, \ coração, içado sobre o mar entre as algas, \ Palmas das mãos abertas, estranhos íbis muito azuis,\ chegam sigilosos a beber aí, \ Toda a doçura arredor respira com largura. \ A terra amansou. Poemas da escritora canadense Anne Hébert (1916-2000). Veja mais aqui.

 


Veja mais sobre:
Poemas & canções da Crônica de amor por ela aqui.

E mais:
Sulina, a opulência da beldade, Graciliano Ramos, A cultura midiática de Douglas Kellner, Horácio, a pintura de André Derain, a música de Ronaldo Bastos, A poesia de Wanda Cristina da Cunha, A promiscuidade de Pedro Vicente & Lavinia Pannunzio, Gattaca de Andrew Niccol & Uma Thurman, Cindy Sherman & Thaís Motta aqui.
Iangaí, ó linda, Olinda, Fecamepa & os primórdios da corrupção no Brasil, Ari Barroso & Plácido Domingo, G. Graça Campos & a Esteatopigia aqui.
Francis Bacon, Antonio Gramsci, August Strindberg, a pintura de Lidia Wylangowska, a música de Luciana Mello, Marília Pêra & o grafite Vagner Santana aqui.
Um troço bulindo no quengo com a poesia de Abel Fraga & Fernando Fiorese & o desenho de Fabiano Peixoto aqui.
A Gestalt-terapia de Fritz Perls aqui.
Educação Ambiental aqui.
Probidade administrativa aqui.
Big Shit Bôbras: a chegada e os participantes aqui.
A trupe do Fecamepa aqui.
Doutor Zé Gulu: de heróis, mitos & o escambau aqui.
Doutor Zé Gulu: sujeito, indivíduo, quem aqui.
Poetas do Brasil: Afonso Paulo Lins, Carmen Silvia Presotto, Adriano Nunes, Eliane Auer & Natanael Lima Júnior aqui.
A arte do guerreiro no planejamento e atendimento, Pedagogia do Sucesso, A educação e a crise do capitalismo, Formação do pesquisador em educação, Educação a Distância, Cultura & Sociedade aqui.
Norbert Elias & Princípios fundamentais de filosofia aqui.
Pierre Bourdieu, Psicologia Escolar, Direito & Internet aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Leitora Tataritaritatá!!!
Veja mais aqui, aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.




JUDITH BUTLER, EDA AHI, EVA GARCÍA SÁENZ, DAMA DO TEATRO & EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

  Imagem: Acervo ArtLAM . A música contemporânea possui uma ligação intrínseca com a música do passado; muitas vezes, um passado muito dis...