segunda-feira, janeiro 19, 2015

CÉZANNE, POE, LACAN, NARA LEÃO, MAGDA TAGLIAFERRO, JANIS JOPLIN & MIGUEL PAIVA


A CARTA ROUBADA – O conto A carta roubada, do escritor norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1840) é tema de um dos capítulos dos Escritos do psicanalista Jacques Lacan. A história narra a engenhosa ação de personagens na reconquista de uma carta roubada, assinalando o mistério que “[...] é a posse da carta, e não qualquer emprego da mesma, que lhe confere poder. Se ele a usar, o poder se dissipa”. A arte de Poe nesse conto é extremamente potencializada, quando ele coloca na voz de um dos personagens que: “[...] Quando quero saber até que ponto alguém é inteligente, estúpido, bom ou mau, ou quais são os seus pensamentos no momento, modelo a expressão de meu rosto, tão exatamente quanto possível, de acordo com a expressão da referida pessoa e, depois, espero para ver quais os sentimentos ou pensamentos que surgem em meu cérebro ou em meu coração, para combinar ou corresponder à expressão [...]”. Mais adiante encontramos: “[...] O mundo material contém muitas analogias estritas com o imaterial e, desse modo, um certo matiz de verdade foi dado ao dogma retórico, a fim de que a metáfora, ou síntese, pudesse dar vigor a um argumento, bem como embelezar uma descrição”. Um primor de arte. Confira mais aqui.

Imagem: The Large Bathers (Les Grandes baigneuses), do pintor francês Paul Cézanne (1839-1906)

Ouvindo: o Concerto nº 3, C major, op. 26, de Sergei Prokofiev, com a pianista brasileira Magda Tagliaferro (1893-1986) e L´Orchestre National  del´RTF, com direção de Francesco Mander.


NARA: A ETERNA MUSA DA BOSSA NOVA – A cantora e musa da Bossa Nova, Nara Leão (1942-1989) apareceu para mim com aquela vozinha linda cantando A Banda, de Chico Buarque, num dos festivais. Aquele rostinho lindo tocando um violão sobre as pernas bem torneadas me seduzia a ponto de virar fã de carteirinha e não deixar de ouvi-la noitedia na vitrola cada um dos seus LPs, do primeiro disco até o memorável My foolish hear. Guardo na lembrança o maravilhoso talento dessa artista e minha eterna homenagem. Veja mais aqui.


JANIS: A FOTO DA PAIXÃO – Estava eu saindo da infância pra adolescência quando vi essa foto da cantora norte-americana Janis Joplin (1943-1970): eu me apaixonei por ela na hora. Primeiro a foto da rainha do Rock and Roll; depois que foi a música e o seu jeito de cantar que me cativaram com blues, soul e muito rock. Era um tempo da gente manifestar nosso desejo de paz, amor e muita porralouquice. Já era tarde e, parodiando Cazuza, a minha heroína havia morrido de overdose. Só me restava curtir a sua foto e a sua voz. Minhas homenagens sempre. Veja mais aqui.
E como todo dia é dia da mulher, a minha homenagem diária pra ela com a Fashion Rio, do Miguel Paiva.


Veja mais sobre:
O Cravo e a Rosa, Clitemnestra – Oréstia & a trilogia de Orestes, Antônio Torres, Elis Regina, Bernardo Bertolucci & Maria Schneider, Clara Redig & Antônio Maria, Antoine-Jean Gros, Pierre-Narcisse Guérin & Programa Tataritaritatá aqui.

E mais:
Nietzsche & a Música, Luis Soles & as raízes árabes da tradição poético-musical do sertão nordestino, Otto Maria Carpeaux & a História da Música, José Ramos Tinhorão, Edigar de Alencar & O carnaval carioca através da música aqui.
Platão, Albert Sánchez Piñol, Aracaju, Toninho Horta, Amos Gitai, Cia. Cenica Nau de Ícaros, Paul Helleu, Ricardo Cabús, Helena Yaralova, Biritoaldo & Cidadania e Direitos Políticos aqui.
Paz & Alberto Enstein, Jiddu Krishnamurti, Alexander Scriabin & Paul Gauguin aqui.
Gaia – Mãe Terra, Isaac Asimov, Caetano Veloso, Teresa Filósofa & s Jean Baptiste de Boyer aqui.
Buda, Darcy Ribeiro, August Macke & Yes aqui.
Christian Bernard, Isaac Newton, Casimiro de Abreu, Keith Jarrett, Carlos Saura & Mia Maestro, Julio Hübner & A lenda da criação no gênese africano aqui.
Umberto Eco, Friedrich Dürrenmatt, Abelardo da Hora, Humberto Teixeira & Eliane Ferraz aqui.
Litisconsórcio, Tavito, Bruno Vinci & Teco Seade aqui.
Psicologia na Educação, Eek, Gato Zarolho & Palhaço Paranoide aqui.
Decameron, João Albrecht & Jiddu Saldanha aqui.
Riacho Salgadinho, Eliezer Setton, Zé Barros, Naldinho Freire, Wilson Miranda & Webrádio Maceió aqui.
Hermilo Borba Filho & Sônia van Dijck, Teoria da Literatura, Solange Palatnik, Constituição, Psicologia, Dialogicidade & Representações Sociais aqui.
A vontade, Amanda Garruth, Deborah Rosa, Luciana Soler, Bete Sá, Vanessa Morais & Cantora Sol aqui.
Afetividade, Lília Diniz, Lucinha Guerra, Thathi, Ezra Mattivi, Juliana Sinimbu & Anna Ratto aqui.
Dos destroços pra solidão criativa, Fabian Dobles, Rosa Passos, André De Dienes, Joan Fullerton & Clevane Pessoa de Araújo Lopes aqui.
É ela a soberania do mar na foz do meu rio, Naura Schneider, Marianna Leporace & Luciah Lopez aqui.
Cenário em ebulição: pra quem vai do lado de lá ou quem vem do lado cá & vice-versa, Hélène Bernard & As grandes iniciadas, Willem de Kooning, Arabella Steinbacher & Rubens Gerchman aqui.
Os dois mundos de quem vive de um lado só, Angelo Agostini, Juliette Herlin, Hannah Wilke, Fernando Botero, Nik Helbig, Doro, Robimagaiver & Zé Corninho aqui.
Reflexões de jornada à sombra da amendoeira, Albert Einstein, William Byrd, Jeff Kolker& Otgo aqui.
A miséria obscena da avareza & Zinaida Evgenievna Serebryakova aqui.
História da mulher: da antiguidade ao século XXI aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Art by Ísis Nefelibata.
Veja Fanpage aqui & mais aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.




JUDITH BUTLER, EDA AHI, EVA GARCÍA SÁENZ, DAMA DO TEATRO & EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

  Imagem: Acervo ArtLAM . A música contemporânea possui uma ligação intrínseca com a música do passado; muitas vezes, um passado muito dis...