sexta-feira, março 08, 2013

HERMILO BORBA FILHO & SONIA VAN DIJCK, TEORIA DA LITERATURA, SOLANGE PALATNIK, CRONSTITUIÇÃO, PSICOLOGIA, DIALOGICIDADE & REPRESENTAÇÕES SOCIAIS




HERMILO BORBA FILHO – A obra Hermilo Borba Filho da professora, escritora, poeta e pesquisadora Sônia van Dijck, escrita para a coleção Lendo, traz estudos sobre o menino de Palmares, as coisas que aconteceram em Recife, o pernambucano na cidade tentacular, o Recife outra agora para ficar, a dramaturgia, a narrativa, o popular e o erudito, de romance para auto-de-fé, a estrutura permanente do maravilhoso, o procedimento da redução, a transformação espacial, a construção das personagens e as variedades de procedimentos, a intertextualidade, o projeto maior: valorização do nordeste e notas para cada capitulo com bibliografia comentada.

SONIA MARIA VAN DIJCK LIMA - Sonia van Dijck é poeta, escritora, professora e pesquisadora baiana, diplomada em Letras e Pedagogia, mestre em Letras pela UFPB, Doutora em Letras pela USP e com pós-doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita.

FONTE:
LIMA, Sonia Maria van Dijck. Hermilo Borba Filho. São Paulo: Atual, 1986.


DICIONÁRIO DE TERMOS LITERÁRIOS – A obra “Dicionário de Termos Literários”, do professor titular da USP, Massaud Moisés, traz verbetes enriquecidos numa edição revista e ampliada, que trata desde o estruturalismo nas suas várias facetas, o formalismo russo, retórica com nova roupagem, a disseminação das pesquisas linguísticas, semânticas, o desconstrucionismo, a semiótica, tudo com etimologia do vocábulo e seus correspondentes em outras línguas, além de indicações bibliográficas e abundantes referencias de fontes. Importante obra para estudiosos da literatura, ao humanista e estudantes e professores de Letras. Fonte: MOISÉS, Massaud. Diocionário de Termos Literários. São Paulo: Cultrix, 2004. Veja mais aqui.

TEORIA DA FORMA LITERÁRIA – A obra Teoria da forma literária, de um dos mestres do New Criticism, Kenneth Burke, traduzido por José Paulo Paes, aborda questões acerca da literatura pura, psicologia e forma, o processo poético, a condição da arte, Linguistica, Thomas Mann e André Gide, Flaubert, Walter Pater, Remy de Gourmont, Lexiton Rjetoricae, a natureza da forma, a individuação das formas, padrões de experiência, ritual, universalidade, permanência, perfeição e aplicações da terminologia. FONTE: BURKE, Kenneth. Teoria da forma literária. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1979. Veja mais aqui.

AS FEMINICES DE SOLANGE PALATNIK – A poeta e artista plástica carioca Solange Palatnik é uma das homenageadas da campanha Todo dia é dia da mulher. Ela concluiu desenho e artes gráficas na Escola Nacional de Belas Artes do Brasil e Fonoaudiologia no Instituto Cultural Henry Dumont. Desde 1966 participa de exposições de pintura. Tem dois livros publicados. Ela realiza a exposição Feminices. Confira sua arte no site Solange Palatnik, seus poemas no O Caixote e mais no Rio Arte & Cultura.

DIALOGICIDADE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS – O livro Dialogicidade e representações sosiciais: as dinâmicas da mente (Vozes, 2006), da professora tcheca Ivana Markova, trata sobre as mudanças do problema epistemologia para a psicologia social, pensamento e antonomias, linguística e antinomias dialógicas, pensando pela boca, representações sociais, tríade dialógica e processos de três componentes, entendendo themata e gerando representações sociais, entre outros assuntos.

A CONSTITUIÇÃO ABERTA E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS – O livro A constituição aberta e os direitos fundamentais: ensaios sobre o constitucionalismo pós-moderno e comunitário (Forense, 2005), de Carlos Roberto Siqueira Castro, trata sobre a constituição aberta, constituição e internacionalização dos direitos humanos, o princípio da legalidade e os direitos fundamentais, eficácia social da Constituição, dimensão da igualdade, expressão do pensamento e informação, direito à intimidade, comunicação social, direito ao corpo humano, humanismo ecológico e novas e renovadas garantias constitucionais, entre outros temas. Veja mais aqui.

PRÁTICAS PSICOLOGICAS – O livro Práticas psicológicas em instituições: uma reflexão sobre os serviços-escola (Vetor, 2006), organizado por Conrado Ramos, Ghislaine Gliosce Silva e Soraya Souza, trata de temas como prática psicológica em instituições, a inovação na construção do saber prático, formação do psicólogo, supervisão da prática psicológica em instituições, psicologia forense, psicólogo em MPEs, cooperativas populares, desenvolvimento de crianças e adolescentes, conflitos familiares, plantão psicológico, interpretação dos sonhos através da teoria junguiana e o mito de Ártemis, déficit de aprendizagem, formas de brincar e de conversar, supervisão psicanalítica, psicoterapia, formação em psicologia clínica, ética na formação profissional, entre outros assuntos. Veja mais aqui.


Veja mais sobre:
A mulher na Roma antiga, William Faulkner, Victor Hugo, Jacqueline Du Pre, Helena Saffioti, Brian De Palma, Jean-Baptiste Pigalle, Carmen Tyrrel, Elizabeth Short, Mia Kirshner, Lenita Estrela de Sá & Lia Helena Giannechini aqui.

E mais:
Antonio Callado, Angela Yvonne Davis, Giovanni Lanfranco, Tavito Carvalho & Jane Fonda aqui.
A violência aqui.
O pensamento de Demócrito aqui.
O pensamento de Anaxágoras aqui.
O pensamento de Empédocles aqui.
O pensamento de Zenão de Eleia aqui.
O pensamento de Parmênides aqui.
O pensamento de Xenófanes aqui.
O pensamento de Heráclito aqui.
A fenomenologia de Husserl aqui.
O pensamento de Pitágoras aqui.
O pensamento de Anaxímenes aqui.
O pensamento de Anaximandro aqui.
Autoestima aqui.
Poetas do Brasil aqui, aqui e aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.