O TEATRO DA ESPONTANEIDADE – A obra O
teatro da espontaneidade, de Jacob Levy Moreno (1892-1974), aborda temas
como a influencia da espontaneidade no drama moderno e psicodrama, ideia fixa,
lugar e significação do self, dimensões e futuro do sel do homem, origem do
teatro, analise do teatro legitimo e a categoria do momento, teatro do
conflito, teatro no palco e teatro de plateia ou grupo, participação da
audiência e diretor de audiência, drama da audiência, o metateatro, estrutura
arquitetônica, elenco, as duas meta zonas, metapraxis, dramaturgia
experimental, principio, direção de produção, teste de espontaneidade, ciência
das formas, diferente analítica entre o ator de espontaneidade e o ator
dramático, ato criativo, estado de espontaneidade, caráter duplo do estado de
espontaneidade, status nasciendi e ideia de perfeição, dramaturgia e
criaturgia, patologia do trabalho de espontaneidade, drama-máquina e o
principio da espontaneidade, ciência das relações interpessoais, técnicas para
o ator individual e ação interpessoal, principio de liderança no role playing,
espaço e movimento, técnica de um desempenho dramático totalmente espontâneo,
sistemas de comunicação, ciência da apresentação, panos de fundo, máscaras,
preparação, direção, aplicações, programa de peças, jornal vivo, improvisação e
drama espontâneo, temas principais da educação da espontaneidade, linguagem
legitima e ilegítima, catarse mental e cura, teatro terapêutico, Goethe e o
psicodrama, entre outros importantes assuntos.
REFERÊNCIA
MORENO, Jacob Levy. O teatro da
espontaneidade. São Paulo: Summus, 1984.
PSICODRAMA – A obra Psicodrama,
de Jacob Levy Moreno, trata do berço do psicodrama, antecedentes históricos e
ideia de catarse total, origens do drama terapêutico, filosofia do ato criador,
o estado da espontaneidade, o jornal vivo, mundo das crianças, teoria geral da
espontaneidade, Helen H. Jennings, o psicodrama na educação, psicodrama
experimental, função do direito e do Ego auxiliar, entre outros assuntos.
REFERÊNCIA
MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Cultrix,
1978.
PSICODRAMA E NEUROCIÊNCIA - A obra Psicodrama
e Neurociência: contribuição para a mudança terapêutica, aborda temas como
neuroplasticidade e mudança terapêutica, neurônios-espelho e o espaço intersubjetivo,
o conceito de eu em Moreno e a teoria emergentista do eu de Rojas-Bermudes,
imagem psicodramática e a técnica de construção de imagens, uso da técnica de
construção de imagens na clinica psicodramática, construção de imagens com
tecidos (CIT) em psicoterapia psicodramática bipessoal e nas organizações,
construção de imagens em grupo com pacientes psicóticas, psicodrama
transformador na mudança terapêutica, entre outros assuntos.
REFERÊNCIA
FLEURY, Heloisa; KHOURI, Georges; HUG,
Edward. Psicodrama e Neurociência: contribuição para a mudança terapêutica. São
Paulo: Ágora, 2008.
PSICODRAMA COM CRIANÇAS – A obra Psicodrama
com crianças: uma psicoterapia possível, organizada por Camila Salles
Gonçalves, aborda temas como faz-de-conta e participação social, implantação do
atendimento a crianças, rematrizando a relação pais-filhos, psicoterapia dos
papéis de pai e de mãe, psicodrama com crianças, duas sessões com meninas,
matriz de identidade e desenvolvimento afetivo-emocional, o som e a fúria dos punks,
uma nave contra a monstro do espaço, o avião e a morte, entre outros
importantes temas.
REFERÊNCIA
GONÇALVES, Camila (Org.). Psicodrama com
crianças: uma psicoterapia possível. São Paulo: Ágora, 1988.
PSICODRAMA NO SÉCULO 21 – A obra Psicodrama
no século 21: aplicações clínicas e educacionais, organizada por Jacob
Gershoni, reúne diversos autores que abordam temas como o psicodrama e outros
métodos, o sistema triádico, sociometria, psicodrama, psicoterapia de grupo, a
transferência no psicodrama analítico, a utilização na terapia familiar
sistêmica de Bowen, terapia estrutural de família, modelo para grupos de
crianças, metáforas para conectar corpo e mente, sinergia entre arteterapia e
psicodrama, interligação dos mundos externo e interno, aplicações a diversos
grupos, aplicação do psicodrama na vida diária, métodos, sociodrama,
sociometria, traumas de terremotos, tratamento de adição e trauma em mulheres,
comunidade gay, lésbicas, bissexuais, transgêneros, treinamento e consultoria,
educação vivencial, exploração de um ambiente de aprendizagem cooperativa,
treinamento de advogados, consultas sistêmicas com clínicos gerais, entre
outros assuntos.
REFERÊNCIA
GERSHONI, Jacob (Org.). Psicodrama no século
21: aplicações clínicas e educacionais. São Paulo: Ágora, 2008.
UMA ANATOMIA DO DRAMA – A obra Uma
anatomia do drama, de Martin Esslin, aborda temas como definições,
delimitações e natureza do drama, a experiência coletiva, o ritual, estilo e
caracterização, a estrutura, o vocabulário crítico, tragédia, comédia,
tragicomédia, o palco e os meios de comunicação de massa, ilusão e realidade, o
drama e a sociedade, a verdade do drama, entre outros importantes temas.
REFERÊNCIA
ESSLIN, Martin. Uma anatomia do drama. Rio de
Janeiro: Zahar, 1978.
O SIGNO TEATRAL – A obra O
signo teatral: a semiologia aplicada à arte dramática, de Roman Ingarden,
Petr Bogatyrev, Jindrich Holzl e Tadeuz Kowzan, trata da semiologia e o
espetáculo teatral, as funções da linguagem teatral, os signos do teatro, a
mobilidade do signo teatral e o signo no teatro.
REFERÊNCIA
INGARDEN, R.; BOGATYREV, P.; HONZL, J.;
KOWZAN, T. O signo teatral: a semiologia aplicada à arte dramática. Porto
Alegre: Globo, 1977.
TEORIA E TÉCNICA DA ARTE-TERAPIA – A obra Teoria e técnica da arte-terapia: a
compreensão do sujeito, de Sara Païn e Gladvs Jarreau, aborda a
arte-terapia sua definição, dimensão antropológica da atividade estética, a
subjetiva estética, a utilização da arte com fins terapêuticos, o papel do
arte-terapeuta, os espaços e o tempo, a constituição dos grupos, definição
psicologia da atividade representativa, os aspectos semióticos, o processo de
criação, representação e patologia, psicologia da representação, as técnicas,
as marionetes, o fantoche de vara, psicologia da representação pela marionete,
as máscaras, entre outros importantes temas.
REFERÊNCIA
PAÏN, S.; JARREAU, G. Teoria e técnica da
arte-terapia: a compreensão do sujeito. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
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