domingo, janeiro 24, 2016

LEOLINDA DALTRO & TODO DIA É DIA DA MULHER


Como mulher que sou, com um sentido superior de altruísmo, tenho me preocupado com a necessidade de minorar o sofrimento humano e de se atingir uma melhor distribuição da Justiça”.

LEOLINDA DALTRO – A professora, sufragista e indigenista baiana Leolinda de Figueiredo Daltro (1859-1935), foi uma das fundadoras do Partido Republicano Feminino, juntamente com a escritora Gilka Machado, liderando a passeata que exigiu a extensão do voto às mulheres. Em suas lutas, mãe de cinco filhos e separada do marido, tornou-se precursora do indigenismo no Brasil, defendendo a alfabetização laica que a fez percorrer o Brasil no desenvolvimento do seu projeto, enfrentando a igreja e os proprietários de terras, além de ser ridicularizada pela imprensa brasileira. Foi perseguida e recebeu o apelido de mulher do diabo, chegando a publicar em 1920 um livro, Da catequese dos índios do Brasil: notícias e documentos para a história, relatando episódios e o atentado que sofreu em Conceição do Araguaia. Lutou pela cidadania plena das mulheres, requerendo alistamento eleitoral que foi recusado por ocasião da vigência da Constituição de 1891. Participou e contribuiu para criação da Linha de Tiro Feminina Orsina da Fonseca, para treinamento das mulheres com armas de fogo e participação na guerra. Ela se candidatou à Intendência Municipal do Distrito Federal, em 1919, denunciando a discriminação e a desigualdade social e de gênero, mantend0-se em luta até a conquista do voto pelas mulheres em 1932.

REFERÊNCIAS
DALTRO, Leolinda. Catechese dos índios no Brasil. Notícias e documentos para a História. Rio de Janeiro: Typographia da Escola Orsinba da Fonseca, 1920.


Veja mais sobre:
A mulher na antiguidade, Max Planc, Edgar Allan Poe, Louise Glück, Daniel Goleman, a música de Shirley Horn, Mark Twain, a pintura de Edouard Manet, a gravura de Johann Theodor de Bry, Ana Paula Arósio, Demi Moore & Alessandra Cavagna aqui.

E mais:
Mário Quintana, François Truffaut, Voltaire, a comunicação de Juan Diaz Bordenave, o folclore de Luís da Câmara Cascudo, a música de Daniela Spielmann, o teatro de Sérgio Roveri & Tuna Dwek, a arte de Jeanne Moreau, a pintura de Hans Temple & Anita Malfatti, Gerusa Leal & Todo dia é dia da mulher aqui.
Helena Blavatsky, João Ubaldo Ribeiro, Stendhal, a pintura de Édouard Manet, a música de Vital Farias, Cacá Diégues & Jeanne Moreau aqui.
Proezas do Biritoaldo: quando risca fogo, o rabo inflamável sofre que só sovaco de aleijado aqui.
Invasão da América aos sistemas penais de hoje, Joan Nieuhof, Décio Freitas & Palmares, Pesquisa em História, Guerra dos Cabanos, Luta Camponesa & História do Brasil aqui.
Hannah Arendt, Eric Hobsbawm, Fundamentos da História do Direito, Fernand Braudel & a História, Abraham Kaplan & A Conduta na Pesquisa aqui.
Das quedas, perdas & danos aqui.
Violência contra a mulher, Heleieth Saffioti, Marta Nascimento & Poetas do Brasil aqui.
O Feminismo & a História da Mulher, Masculino & Feminino, Psicologia Escolar & Educacional, Pluralidade de Família & União Estável aqui.
Jacques Lacan, Direito de Família, Alimentos Gravídicos & Realacionamentos Pós-Modernos aqui.
A aprendizagem observacional de Albert Bandura & Direito Autoral aqui.
Pierre Lévy, Cibercultura, Capitalismo Global, Linguagens Líquidas & Narrativas Midiáticas Contemporâneas aqui.
Poetas do Brasil: Ari Lins Pedrosa, Ana Paula Fumian, Frederico Spencer & Suzana Za’za Jardim aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.





TODO DIA É DIA DA MULHER – Dando continuidade na campanha Todo dia é dia da mulher, trago hoje mais um rol de homenageadas.



VOLLA  


Veja mais homenageadas aqui.


                                                                       Veja aqui.

ARIANO, LYA LUFT, WALLON, AS VEIAS DE GALEANO, FECAMEPA, JOÃO DE CASTRO, RIVAIL, POLÍTICAS EM DEBATE & MANOCA LEÃO

A VIDA NA JANELA – Imagem: conversando com alunos do Ginásio Municipal dos Palmares - Ainda ontem flores reluziam no jardim ornando muros...