segunda-feira, fevereiro 16, 2015

IMRE MADÁCH, RODE, FRANZ WEST, VERA ELLEN, TABU & WOMEN IN TROUBLE!


A TRAGÉDIA HUMANA – A peça teatral A tragédia do homem (Salamandra, UERJ, 1980), do poeta e dramaturgo húngaro Imre Madách (1823-1864), escrita em 1860 e que aborda as mais altas questões do espírito humano e que se constitui numa espécie de Bíblia magiar, tornando-se obra clássica, ultrapassando fronteiras. Ganhei o livro das mãos do poetamigo Juarez Correya, no início dos anos 1980, quando estava me preparando para trabalhar a peça teatral João Sem Terra, de Hermilo Borba Filho. Logo me impressionei com a leitura do texto: um drama de mistério medieval, que traz a representação de Lúcifer, o espírito da negação, em luta com Deus pela alma de Adão. Depois de tê-lo instigado a comer do fruto proibido, o diabo mostra-lhe num sonho os episódios mais significativos da história humana. Na cena IV da peça, num diálogo com Adão, Lúcifer diz: “- Dói, mas ela não sabe onde é a dor. Todos os homens sonham com o poder, e esse sonho – não a fraternidade – é que os leva a empunhar os estandartes da liberdade, não por convicção profunda, mas vagamente empunhando-o, sempre em busca de alguma coisa nova negando qualquer coisa já existente. E esperam sempre ver concretizados os sonhos de ventura que acalentam. O povo é um mar muito fundo: nenhum raio de sol penetra as águas dele, sempre às escuras. Só a espuma brilha na crista da onde – que podes ser tu!”. Veja mais aqui.

Imagem sem título do escultor austríaco Franz West.

Ouvindo os Violin Concerts nºs 7, 10 and 13, do compositor e violinista francês Pierre Rode (1774-1830), en si mineur Friedemann Eichhorn, Violin South West German Radio Orchestra, Kaiserlautern, Nicolas Pasquet.


A RESILIÊNCIA DA SEREIA DAS TELAS - A atriz, bailarina e dançarina da Broadway e Hollywwod, Vera Ellen (1921-1981), mais conhecida como a Sereia da Tela na época de ouro do cinema norte-americano, participou de catorze filmes e com uma queda que lhe acarretou uma fratura do quadril e o diagnóstico de artrite, manteve sua resiliência em dia, ensinando: “Você não pode esperar fazer coisas árduas com o corpo, como eu fiz, ano após ano, sem ter qualquer desgaste ou [derramar] lágrimas. Até uma máquina se acaba”. E sobre a dança ela se expressou que: “A dança traz para fora o melhor numa pessoa porque ajuda a desenvolver um corpo sadio". Veja mais aqui.

TABU MUDO – Tive a oportunidade de assistir ao filme Tabu, a Story of the South Seas (1931), produzido pelo documentarista estadunidense Robert Joseph Flaherty (1884-1951), com música de Hugo Riesenfeld, Milar Roder e W. Franke Haarling, e dirigido pelo cineasta expressionista alemão e do movimento Kammerspiel Friedrich Wilhelm Murnau (1888-1931), ganhador do Oscar de melhor cinematografia. O filme é apresentado em dois capítulos, o primeiro no Paraíso e, no segundo, O Paraíso Perdido, contando a história de dois jovens apaixonados e nativos de Bora-Bora, Matahi e Reri, esta última que, com o falecimento da virgem sagrada dos deuses passa a ser a escolhida como substituta Tabu pelo chefe Fanuma. Destaque para as imagens belíssimas e a beleza da atriz Anne Chevalier (1912-1977) que atua como a Tabu do filme. Veja mais aqui.


MULHERES & DOCES PROBLEMAS – A comédia Women in Trouble (Doces problemas, 2009), dirigido por Sebastian Gutierrez, reúne oito mulheres das mais diversas profissões: psiquiatra, comissária de bordo, atriz pornô, massagista, bartender, telemarketig, entre outras, que formam a maior confusão. O filme é delicioso: não é todo dia que beldades se reúnem assim às tuias pra nosso deleite. Destaque para a atriz norte-americana aniversariante do dia Sarah Clarke nos premiando com seus atributos na tela. Veja mais aqui.



Veja mais sobre:
Cantarau, Thiago de Mello, Paul Verlaine, Tracy Chapman, Melanie Klein, Francisco de Goya, José Celso Martinez Corrêa, Vincent Van Gogh, Warren Beatty, Méry Laurent & Paulo Cesar Barros aqui.

E mais:
Sombras de Goya & Os poderosos de hoje aqui.
Poemas de Thiago de Mello aqui.
A poesia de Paul Verlaine, Denise Levertov, Wojciech Kilar, Paul Delaroche, Marcoliva & Lourdes Limeira aqui.
Big Shit Bôbras: a lástima da imitação do pior do ruim, Georg Trakl, Paul Auster, Sarah Kane, Gertrude Stein, Felix Mendelssohn, Gil Elvgren & Marion Cotillard aqui.
Desejo: a história da canção, A Paz & Ralph M. Lewis, Jacques Prévert, Milton Hatoum, Jonathan Larson, Eric Fischl, Monica Bellucci, Madhu Maretiori & Sônia Mello aqui.
A multa do fim do mundo, William Burroughs, Henfil, Ernest Chausson, Liliana Cavani, Hans Rudolf Giger, Paulo Dalgalarrondo, Charlotte Rampling & Auber Fioravante Junior aqui.
O pensamento de Theodor Adorno aqui.
A teoria da estruturação de Anthony Giddens & Iniciação à estética de Ariano Suassuna aqui.
Solidariedade aqui.
E se vem ou vai, eu voou, Jehane Saade, Paula Rego& Manuel Pereira da Silva aqui.
O poeta e a fera, Mariarosaria Stigliano & Leila Nogueira aqui.
Festa do dia 8 de dezembro, lavando a jega, Florbela Espanca, Camille Claudel, Alaíde Costa, Tatiana Grinberg, Militão dos Santos & Quando tudo se desapruma a farra é só pro desgoverno aqui.
O fulgor do amor, Érico Veríssimo, Jorge Drexler, Luciah Lopez & O amor premia o final de semana aqui.
A corrupção come no centro e a gente é quem paga o pato sempre, Darcy Ribeiro, Sebastião Salgado & Depois da farra a corda só arrebenta pra precipício dos que estão de fora aqui.
Há um ano, Ná Ozzetti, Fernando Rosa, Luciah Lopez & Quem não sabe ver é mais fácil de enrolar aqui.
Absolutismo aqui.
Lasciva da Ginofagia aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
História da mulher: da antiguidade ao século XXI aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Leitora Tataritaritatá!
Veja Fanpage aqui & mais aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.




JUDITH BUTLER, EDA AHI, EVA GARCÍA SÁENZ, DAMA DO TEATRO & EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

  Imagem: Acervo ArtLAM . A música contemporânea possui uma ligação intrínseca com a música do passado; muitas vezes, um passado muito dis...