sexta-feira, agosto 23, 2013

HESBA STRETTON, ROSEGGER, TAIKON, REICH & LITERÓTICA

DOIS POEMETOS EM PROSA DE AMOR PRA ELA: - I – TRANSBORDANDO: Eis que vôo acima dos mortais pela abissal língua esfíngica soberana ensopada dos desejos mais intensos que revejo na viagem pela imensa abóbada dos fulgores estelares onde tudo baila na flor do coração suplicando amor, onde tudo transborda de prazer no sobejo quando deliro amante na saliva e gotejo o triunfo no lago de água cristalina que almejo nas profundezas, serranias, orgias e curvas dos seus lábios encarnados pela fúria dos amantes. II - USO & ABUSO - O olhar. E eu vejo o meu verso indeciso nas suas entremanhãs. Nas suas manhas vãs. E sou mais que herói na sua retina. A ponto que afina as necessidades e ela com vaidade me segura com toda travessura pr´eu não ir embora. Agora? Não, nunca, só ela que adunca acha que posso ir embora. É canção. E ouço. Função por todo meu osso. De dor e prazer eu canto. Rigor e lazer, seu manto. E ela me ouve mortal criatura como se eu tivesse a candura de enfeitiçá-la. Quando na sala ela está nua para que eu a possua até o final dos tempos. Toco seu corpo, sua pele macia. É puro conforto quando vasculho sua alvenaria. É perfume no ar. É o seu cheiro a me fazer levitar no seu ventre com seu grito ancestral entre os dentes e a vida caindo na sua face sorrindo o atlântico sol. É quando ela desmancha na minha boca ancha com o seu gosto singular: o meu verso incisivo a poetar na sua carne cunhã que usufruo com afã seu sabor de caju, maracujá, de abacaxi, de cajá, é quando ela foca e com a ponta da língua ela toca todos os meus poros, eu só revigoro e me rendo de paixão com ela estirada inteirinha na palma da minha mão. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aquiaqui.

 


DITOS & DESDITOS - A vida nos moldou e me tornou humilde... Lembro até hoje do gelo na tela. Estou muito feliz por receber este prêmio (medalha de ouro governamental “Illis quorum meruere labores” por suas realizações como ourives). Isso não é apenas um prêmio para mim, mas para todos os ciganos em todos os lugares. Sempre foi sobre direitos humanos, sabe. Que eles deveriam se aplicar a nós, ciganos, também. Que devemos ter o mesmo direito de ter uma vida decente como qualquer outra pessoa, com moradia, emprego e educação. Nós não estávamos lá, deve ser conhecido! Sou muito grata pelo trabalho feito, mas 20 anos? Se um bebê que nasce hoje não será tratado com igualdade, a menos que se torne um adulto? Um jovem de 20 anos deve esperar até os 40? Estou impaciente, sabe. Por quanto tempo isso vai continuar? Eu estou preocupada. Vamos voltar aos anos 1930 - e 40? Vemos os ciganos nos Bálcãs, onde podem viver com seus filhos em montes de escória tóxica. Vejo Buchenwald e Auschwitz diante de mim nesses países. Chega de racismo. Ninguém nunca nos perguntou por que o povo cigano sempre viveu à margem da sociedade, nem como esse modo de vida afetou a estrutura da família cigana. Como avestruzes, as pessoas enterravam a cabeça na areia. Eles não queriam ver ou ouvir; eles não queriam enfrentar os fatos. É tão mais simples e tão mais fácil para a consciência acreditar que o povo cigano é constituído pelos 'pitorescos' sobreviventes de uma nação que os especialistas, que não passam de charlatães, ousam criticar com julgamentos precipitados e preconceitos, usando expressões como ' Eles não querem morar em casas', 'Eles devem ser tão livres quanto os pássaros' ou 'Eles estão sempre felizes, cantando e atuando'. Pensamento da escritora e ativista sueca Katarina Taikon (1932-1995).

 

ALGUÉM FALOU: A verdadeira questão não é a de saber por que as pessoas se revoltam, mas por que não se revoltam... Pensamento do médico, psicanalista e cientista natural Wilhelm Reich (1897-1957). Veja mais aqui, aqui e aqui.

 

TEIAS DE ARANHA & CABOS – […] Deus escolhe nossos parentes para nós; mas um homem escolhe sua própria esposa; ter livre arbítrio naquela escolha da qual depende sua própria vida e a vida dos outros. No entanto, o mais sábio dos homens disse: 'Quem encontra uma esposa encontra uma coisa boa e obtém o favor do Senhor'. Sim, uma boa esposa é o símbolo de tal favor amoroso que ainda não conhecemos neste mundo [...] Se Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados, por que não devemos perdoar? Se formos fiéis e justos, o faremos. [...] O pecado espalha miséria ao seu redor somente quando há terreno pronto para a semente ruim [...]. Trechos extraídos da obra Cobwebs and Cables (Curiosmith, 2013), da escritora britânica Hesba Stretton (1832-1911). Veja mais aqui.

 

O OUTRO TAMBÉM É VOCÊ - O que uma vez a Terra me apresentou \ ela já está pedindo de volta; \ vem para tomar o que ela havia concedido, \ agarrando tenra partícula por partícula. \ Estranho: quanto mais feridas eu carregava, \ mais beleza mostrava a terra; \ Aquilo pelo que lutei, ganhos de mérito, \ caindo suavemente de minha mão. \ E quanto mais leve fico, \ mais pesadamente ando: \ 'Você não pode, de seu ambiente úmido, \ me poupar, Terra? Eu imploro, fale!' \ 'Não, não posso dispensar você, irmão, \ preciso de você para o outro; \ de ti alimentarei o outro: \ deixa-o também ver o sol. \ Mas relaxe e não se lamente: \ Para o Outro, também 'é Você! Poema do poeta austríaco Peter Rosegger (1843-1918). Veja mais aqui.

 

 PROGRAMA DOMINGO ROMÂNTICO – O programa Domingo Romântico que vai ao ar todos os domingos, a partir das 10hs (horário de Brasilia), é comandado pela poeta e radialista Meimei Corrêa na Rádio Cidade, em Minas Gerais. Confira a programação deste domingo aqui. Na edição deste 25 de agostoas comemorações do mês de aniversário de 8 anos do programa com muitas atrações, confira: Elomar, Uakti, Patativa de Assaré, Toquinho & Vinicius, Rick Wakeman, Xangai, Jessé, Milton Nascimento, Carlos Santana, Phil Collins, Erasmo Carlos & Skank, Arrigo Barnabé & Tetê Espíndola, Itamar Assumpção, Simone, Djavan, Ney Matogrosso, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Altay Veloso, Zélia Duncan, Maria Bethania, Fafá de Belém, Dóris Monteiro, Belchior, Caetano & Maria Gadu, Maria Dapaz, Jozy Lucka, Tatiana Cobbett, Braulio Tavares, Bee Scott, Dhara Alzira Mamana, Jarbinhas Barros, Di Mostacatto, Zé Barros, Jessier Quirino, Silvili Sakovic, Thiago Felix, Tirso Florence de Biasi, The Fevers, Altemar Dutra Junior, Roberto Carlos, Martinha & muito mais! Participe, comente, curta online & abrilhante a nossa festa neste 25 de agosto, na programação da Cidade FM 87,9, a partir das 10hs. Veja mais aqui.



SERVIÇO:

O que? Programa Domingo Romântico.

Quando? Neste domingo, 25 de agosto , a partir das 10hs.

Onde? Cidade FM 
Apresentação Meimei Corrêa.

Veja outras edições do Domingo Romântico .


Veja mais sobre:
Cheiro da felicidade & Segunda feira do Trâmite da Solidão aqui.

E mais:
Caboclinhos aqui.
O frevo aqui.
Martin Buber, Julio Verne, Rick Wakeman, Pier Paolo Pasolini, Abelardo & Heloisa, Vangelis, Gustave Courbert & Arriete Vilela aqui.
Empreendedorismo & o empreendedor aqui.
A fotografia de Sebastião Salgado aquiaqui.
Uma cachaçada e uma casa no meio da rua aqui.
O trânsito e a fubica do Doro aqui.
A varanda na noite do amor aqui.
A obra de Pedro Abelardo, Projeto Carmin & Cruor Arte Contemporânea aqui.
Recontando Caetano Veloso & Podres Poderes aqui.
Recitando Castro Alves & O Navio Negreiro aqui.
Poetas do Brasil aqui, aqui e aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA;
Leitora Tataritaritatá!!!!
Veja mais aquiaqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra:
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui& maisaqui e aqui.




JUDITH BUTLER, EDA AHI, EVA GARCÍA SÁENZ, DAMA DO TEATRO & EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

  Imagem: Acervo ArtLAM . A música contemporânea possui uma ligação intrínseca com a música do passado; muitas vezes, um passado muito dis...