segunda-feira, junho 23, 2014

ELZA SOARES, REINECKE, ANNA AKMATOVA, CHICO BUARQUE, NALDINHO FREIRE & OUTROS DITOS INAUDITOS!


Ouvindo o Concerto para piano nº 3, do compositor alemão Carl Reinecke (1824-1910)

O BRASIL E A COPA DO MUNDO – Perguntaram-me o que eu achava da seleção brasileira nessa copa do mundo. Respondi prontamente: - Torço todo dia e o dia todo por um Brasil melhor paratodos. 


ELZA SOARES – Um furacão! Foi como apareceu Elza Soares, a filha dum operário tocador de guitarra e duma lavadeira, nos meus ouvidos que não despregavam do radiozinho de pilha quando eu ainda era um menino peralta da beira do rio. Oxe! Quando ouvia sua voz cantando “Se acaso você chegasse” e, depois, “Mas que nada”, nossa! Ela acendia a minha libido e haja mão! Viajava eu por todas as galáxias possíveis e inimagináveis embalados por sua voz. Essa pioneira puxadora de samba enredo cativou meu coração, mesmo quando houve até o escândalo com Garrincha, o anjo das pernas tortas da torcida brasileira. Pra quem segurou a barra, cantou de peito aberto e corpo voluptuoso de todas as entregas, é uma dádiva ouvi-la cantando com Chico Buarque “Façamos (Vamos amaaaaaaaar – uma graciosíssima versão do Carlos Rennó pra canção do Cole Porter)”, bãoooooooo demais. Hoje eu festejo o aniversário dela: parabéns, Elza.

PENSAMENTO DO DIA: Já dizia o Salomâo (antes ou depois dos Cânticos dos Cânticos?): O caminho do orgulho é o caminho que leva à desventura. Aquele que confia nas suas riquezas está destinado a sucumbir”. Veja mais aqui.

NALDINHO FREIRE – Conheci o músico-educador, compositor e pesquisador paraibano Naldinho Freire alguns anos atrás, com quem tive a oportunidade e o prazer de conviver e dividir experiências. Virei fã do seu projeto musical Raízes: traços contemporâneos, resultado de uma primorosa pesquisa realizada por ele acerca da arte e cultura nordestina. Parabéns, Naldinho, hoje é seu aniversário! Muita música, paz, saúde & sucesso procê.

PRAS CHICÓLATRAS – Um dia lá, eu conversava sobre músicas com um professor amigo meu de faculdade, quando ele destemperou: - Sabe, Luiz, eu odeio um tal de Chico Buarque! -, confesso gente que na hora fiquei estarrecido, claro, mas disfarcei falando de antipatias (pra não dizer outra palavra) gratuitas que a gente compra na vida. Não sabe ele, coitado, que no show desse rapaz, eu vi ao vivo e em cores, além de muita poesia, palmas duplas (de mãos e bocetas – é que a mulherada bate palma pegando um lado da boceta e batendo na outra com orgasmos múltiplos perenes! Ah, que inveja! Assumo. Por isso Vivagina aqui).

O QUE SÃO AS COINCIDÊNCIAS – Em 1992, no dia de hoje o presidente Fernandinho Ventaloca desmentia que queria renunciar. Quatro anos mais tarde, no mesmo dia, o tesoureiro dele, PC Farinha, era assassinado com Suzana Marcolino. Quando as coincidências não batem, as aparências não enganam não.

HAVERÁ AMOR? – De um verso da poeta acmeísta russa Anna Akhmatova (1889-1966 – pseudônimo de Anna Andreevna Gorenko): “[...] Segunda- feira. É noite! No escuro uns contornos de cidade. Algum vagabundo escreveu que na terra pode haver amor.


Veja mais sobre:
Simulacros, Roberto Remiz & Nina Kozoriz aqui.

E mais:
Bernardo Guimarães, Nina Simone & Darel Valença Lins aqui.
António Damásio, Pierre-Jean de Béranger & Marcia Lailin aqui.
Descartes & Margarethe Von Trotta aqui.
Coelho Neto & Logoterapia aqui.
A poesia de Wystan Hugh Auden, a literatura de Stanislaw Ponte Preta & Anaïs Nin, A música de Francisco Manuel da Silva, A pintura de Alberti Leon Battista, Maria de Medeiros & Luli Coutinho aqui.
Hypatia & Ágora, o filme aqui.
Inesquecível viagem ao prazer & Lucia Helena Galvão Maya aqui.
Proezas do Biritoaldo: Quando a corda arrebenta, a covardia fica de plantão aqui.
O pensamento de Baruch Espinoza aqui, aqui e aqui.
Conversa de pé de ouvido, As presepadas de Doro, Erasmo de Roterdam, O peido & a Educação, Fernando Fiorese, A primavera de Ginsberg, Graciliano Ramos & Alagoas aqui.
A balsa da Medusa aqui.
Meu ensino de Jacques Lacan & Disco Friends aqui.
Antígona de Sófocles aqui.
Reflexões de metido em camisa de onze varas, Ralph Waldo Emerson, Síndrome de Klüver-Bucy, Isaac Newton, Viviane Mosé, Carl Gustav Jung & Sabina Spielrein, Cloltilde de Vaux & Auguste Comte aqui.
Remexendo as catracas do quengo e queimando as pestanas com coisas, coisitas e coisões, Débora Massmann, Boaventura de Souza Santos, Terêncio, O Fausto de Goethe, Ética, Saúde no Brasil & Big Shit Bôbras aqui.
A música de Nando Lauria aqui.
Charles Baudelaire, Gianni Vattimo, Sören Kierkegaard, Tribo Ik, Adriano Nunes & Do individualismo possessivo ao umbigocentrismo da futilidade aqui.
Pobreza aqui.
Paulo Leminski, Mestre Eckhart, Moisés Maimônides, Píndaro, A oniomania & o Shopaholic, Gilton Della Cella & Programa Tataritaritatá aqui.
A explosão do prazer no Recife, Educação, Manoel de Barros, Gaston Bachelard, Luiz Ruffato, John Dewey, Marcelino Freire, Ottto Maria Carpeaux, Armando Freitas Filho & Programa Tataritaritatá aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Art by Ísis Nefelibata
Veja Fanpage aqui & mais aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.



HERMILO, JESSIE BOUCHERETT, LUIZ BERTO, PINTANDO NA PRAÇA & SERRA DO QUATI – CAPOEIRAS

SERRA DO QUATI, CAPOEIRAS - Imagem: Serra do Quati/Capoeiras/Raimundo Lourenço. - Nasci na beira do Una, andejo do dia singrando na vida. ...