sexta-feira, dezembro 13, 2013

CECÍLIA MEIRELES, MÍA GALLEGOS, LAUREN BEUKES, SYLVIA JUNE DAY & LITERÓTICA.


O CONSOLO DA PAIXÃO - Quando ela me encara, linda, bela, deusa seminua, quando sussurra mansinho: sou tua! Tudo é festa no meu coração. É pra lá de bão. É quando ela me faz seu consolo, seu predileto bolo, seu saboroso pirão. Aí eu solto rojão pra que ela se molhe linda Lara Flynn Boyle só sedução. Maior perdição, sou só bola ao cesto com todos os poderes de Grayscow da minha possessão. Ela é minha salvação, a pedra de Esmeralda na verdadeira estrada da comunhão. Ela é minha oração, a pedra filosofal. A virgem vestal da minha celebração. E é meu verão, minhas poesias, meus versos, ela Marie Curie, eu Paracelsus, no fervor da paixão. Minha maior oração na nossa fantasia além da alquimia, além de Plutão, além do que tudo então o nosso convênio na paz dos essênios, no amor eterno temporão. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui e  aqui.

 


DITOS & DESDITOS - Os livros que têm resistido ao tempo são os que possuem uma essência de verdade, capaz de satisfazer a inquietação humana por mais que os séculos passem... Pensamento da escritora, pintora, professora e jornalista Cecília Meireles (1901-1964). Veja mais aqui e aqui.

 

ALGUÉM FALOU: Dia da minha vida foi o dia em que te conheci. Pensamento da escritora nipo-estadunidense Sylvia June Day, que também se apresenta com os peseudônimos de SJ Day e Livia Dare, que no livro Reflected in You (‎Brilliance, 2012) expressa: [...] Eu te amo. Ainda não é a palavra certa, mas eu sei que você quer ouvir. [...] Por sua causa, o mundo faz sentido para mim de uma forma que não fazia antes. Eu tenho um lugar agora, com você. [...] Estou obcecado por você, anjo. Viciado em você. Você é tudo que eu sempre quis ou precisei, tudo que eu sonhei. Você é tudo. Eu vivo e respiro você. Para você. [...], E no Bared to You (Penguin, 2012) menciona: [...] Quero que haja um final feliz para a multidão fodida. Mostre-me o caminho, Eva, querida. Me faça acreditar. [...], E por fim, no Entwined with You (Thorndike, 2013): [...] O que seria uma pequena distração calmante para sua namorada em meio ao domínio do entretenimento mundial? “Eu impediria o mundo de girar por você.” Essa frase boba me tocou estranhamente. "Eu te amo." "Gostou desse, não é?" [...].

 

GAROTAS BRILHANTES - [...] Ela iria desaparecer dobrado como origami em seus próprios sonhos [...] Existem tantas tramas no mundo. É como eles se desenrolam que os torna interessantes. [...] Existem padrões porque tentamos encontrá-los. Uma tentativa desesperada de ordem porque não podemos enfrentar o terror de que tudo possa ser aleatório [...] O problema com os instantâneos é que eles substituem as memórias atuais. Você bloqueia o momento e ele se torna tudo o que existe. [...] O futuro não é tão barulhento como a guerra, mas é implacável. Ele tem uma fúria terrível por si só. [...] Somente outras pessoas podem fazer você se sentir real. [...] A memória é curada. Toda essa parafernália que você coleciona para afastar o esquecimento [...] Não é possível reinventar a roda. Mas você pode dar seu próprio toque nisso. [...] Ser sua amiga era como ir a uma ilha tropical para se divertir um pouco ao sol, apenas para ser sequestrada por terroristas. [...]. Trechos extraídos da obra The Shining Girls (Mulholland, 2013), da escritora, jornalista e argumentista sul-africana Lauren Beukes.

 

DOIS POEMAS - O GRITO AUMENTA: As nações poderosas e arrogantes \ Eles possuem armas sofisticadas de destruição em massa. \ Eles também falam sobre desarmamento. \ É verdade que o seu grito não chega ao céu, \ Não sobe como um fogo vivo, como uma chama impetuosa. \ As cidades, elas aparecem nos noticiários? \ levantando uma súplica? \ Não; só os poderosos falam. \ Eles acusam um ao outro enquanto aqueles de nós que não somos ninguém podemos morrer com a colisão atômica. \ E se o impacto sombrio vier? \ Onde ficarão as visões ilustres dos maias? \ Onde estarão aqueles que se amaram? \ O que acontecerá com a lua secreta e sua face oculta? \ As pegadas do bisão serão apagadas? \ E o amor desaparecerá para sempre. \ E você não ouvirá falar de Empédocles de Agrigento. \ E não haverá pastores. \ Nem mesmo os pastores contarão histórias de amor no calor da fogueira. \ E alguém lamentará a morte de Grisóstomo. \ E alguém dirá que Marcela, a menina, foi ousada e certeira. \ E alguém pensará desconsoladamente em Dom Quixote. \ E a Nona Sinfonia? ESTREMECIMENTO - Fissão do urânio. \ Fissão do plutônio. \ E o dia fatídico está chegando? \ E se as mãos saírem no momento do tremor? \ E se eu puder me fundir com você antes do fim? \ Não seremos lembrados. \ Não haverá fotografias, nem candelabros, nem velas. \ Não haverá mais justos. \ A imagem do Buda compassivo não estará lá, \ Nem a de Jesus, o salvador. \ Os misericordiosos não estarão presentes. \ A palavra ternura será apagada. \ Na noite fatídica não haverá abençoados. \ Apenas um bando de mortos carbonizados. \ E se alguém ficar vivo, ainda morrerá de dor, \ Ele morrerá de fome porque a comida será amaldiçoada. \ Eu irei, eu sei disso. \ Posso partir antes do fim. \ Eu poderia olhar para o orbe com o olhar dos maias. \ Pode acender uma chama azul no seu corpo e no meu, \ Como uma noite de amor sem fim. \ A música profunda será apenas um chocalho de anjos. \ E não haverá chama de amor viva que fere docemente! Poemasda escritora e jornalista portoriquenha Mía Gallegos.

 

PROGRAMA DOMINGO ROMÂNTICO – O programa Domingo Romântico que vai ao ar todos os domingos, a partir das 10hs (horário de Brasilia), é comandado pela poeta e radialista Meimei Corrêa na Rádio Cidade, em Minas Gerais. Confira a programação deste domingo aqui. Na edição  deste 15 de dezembro, muitas comemorações: de mais de 300 mil do blog Tataritaritatá e de mais 4 mil membros no grupo do programa no Facebook, com muitas atrações, confira: Ravi Shankar, Egberto Gismonti, Camile Saint-Saens, Geraldo Azevedo, Joyce, Almir Sater & Renato Teixeira, João Bosco, Sylvia Telles, Milton Nascimento, Jane Duboc, Amelinha, Djavan, Eduardo Dusek, Erasmo Carlos & Wanderléia, Nando Cordel, Gal Costa, Leila Pinheiro, Elba Ramalho, Ivete Sangalo, Rita Lee, Simone, Fagner, Marina Lima, Sarinha Freitas, Jarbinhas Barros, Mazinho, Carmen Queiroz, Rosana Simpson, Cikó Macedo, Katya Chamma, ZéLinaldo, Jozi Lucka, Eleonora Falcone, Jorge Medeiros, Cantor Pitanga, Tirso Florence de Biasi, Pedrinho Piri, Junior Maligno & Banda Belsen, Rodrigo Alves & muito mais!!!!! Participe, comente, curta online & abrilhante a nossa festa neste 15 de dezembro, na programação da Cidade FM 87,9, a partir das 10hs. Veja mais aqui.

SERVIÇO:
O que? Programa Domingo Romântico
Quando? Neste domingo, 15 de dezembro, a partir das 10hs.
Onde? Cidade FM 
Apresentação Meimei Corrêa.
Veja outras edições do Domingo Romântico .


Veja mais sobre:
Maria Callas, Psicodrama, Gestão de PME, Responsabilidade Civil & Acidentes de Trabalho aqui.

E mais:
Arte & Entrevista de Luciah Lopez aqui.
Psicologia Fenomenológica, Direito Constitucional, Autismo, Business & Marketing aqui.
Big Shit Bôbras, Zé Corninho & Mark Twain aqui.
Abigail’s Ghost, Psicologia Social, Direito Constitucional & União Estável aqui.
Betinho, Augusto de Campos, SpokFrevo Orquestra, Frevo & Rinaldo Lima, Tempo de Morrer, The Wall & Graça Carpes aqui.
O cinema no Brasil aqui.
Dois poemetos em prosa de amor pra ela aqui.
Agostinho, Psicodrama, Trabalhador Doméstico, Turismo & Meio Ambiente aqui.
Dois poemetos ginófagos pra felatriz aqui.
Discriminação Religiosa, Direito de Imagem, Direito de Arrependimento & Privacidade aqui.
A minissaia provocante dela aqui.
Princípio da probidade administrativa aqui.
O alvoroço dela na hora do prazer aqui.
Canção de Terra na arte de Rollandry Silvério aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA;
Leitora Tataritaritatá!!!
Veja  mais aquiaqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra:
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.


PS: Participe do Natal do Nitolino e faça a criançada feliz! Veja como aqui.


JUDITH BUTLER, EDA AHI, EVA GARCÍA SÁENZ, DAMA DO TEATRO & EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

  Imagem: Acervo ArtLAM . A música contemporânea possui uma ligação intrínseca com a música do passado; muitas vezes, um passado muito dis...