terça-feira, dezembro 23, 2014

CARL SAGAN, JOHN DEWEY, HOLÍSTICA, PERLS & GESTALT TERAPIA, EDUCAÇÃO INFANTIL, CÉREBROS E COMPUTADORES & PROGRAMA TATARITARITATÁ!


OS DRAGÕES DO ÉDEN – A obra Os dragões do Éden: especulações sobre a evolução da inteligência humana, de Carl Sagan, trata sobre o calendário cósmico XXIII, os genes e os cérebros, o cérebro e a carroça, a metáfora do éden, a evolução do homem, as abstrações das fe4ras, os contos do éden sombrio, os amantes e os loucos, a futura evolução do cérebro equipotente, afeto, informação extragenética e extra-somática, cérebro trino, neocórtex, alexia, primatas, craniotomia, filogenia e ontogenia, anaglifo, seleção natural, bits, sinapses, sistema de liberação, entre outros importantes assuntos.  REFERÊNCIAS: SAGAN, Carl. Os dragões do Éden: especulações sobre a evolução da inteligência humana. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980. Veja mais aquiaqui.

VIDA E EDUCAÇÃO – A obra Vida e educação, de John Dewey aborda temas como educação como reconstrução da experiência, a escola, a criança e o programa escolar, os dissídios teóricos, elementos fundamentais do processo educativo, o mundo infantil, o mundo escolar, soluções diversas, disciplina contra interesse, necessidade de uma conciliação, importância do problema, interpretação e direito, exageros da velha e da nova educação, as matérias de estudo, a ideia de desenvolvimento, aspecto lógico e psicológico da experiência, os dois aspectos de toda matéria ou ciência, o esquecimento desse duplo aspecto, consequências, falso arranjo psicológico das lições, interesse e esforço, a atividade integrada, atividade dissociada, interesse e esforço, erro da teoria do esforço, arguição contra a teoria corrente do interesse, exame das teorias, integração entre esforço e interesse, interesses diretos e indiretos, aspecto ativo ou propulsivo, objetivo e emocional, direto ou imediato, indireto ou mediato, critério para julgar o interesse transferido, meios e fins, apelo a interesses adventícios, relação da matéria com a atividade infantil, esforço, atividade mental e motivação, tipos de interesse educativo, papel do interesse na teoria da educação, entre outros assuntos. REFERÊNCIAS: DEWEY, John. Vida e educação. São Paulo: Melhoramentos, 1973. Veja mais aqui e aqui.

A GESTALT TERAPIA – A obra Gestalt terapia explicada, do psicoterapeuta e psiquiatra Fritz Perls (1893-1970) propõe o conceito de que o desenvolvimento psicológico e biológico de um organismo se processa de acordo com as tendências inatas desse organismo, que tentam adaptá-lo harmoniosamente ao ambiente. Com essa obra, o autor critica a psicanálise com base em pesquisas sobre percepção e motivação. Nesse livro Perls lança uma importante discordância teórica com relação à psicanálise: a ideia de que a base da agressão e do sadismo está na fase oral e não na fase anal do desenvolvimento infantil. A obra trata ds fundamentos da gestalt terapia, o reconhecimento da conduta, o trabalho do terapeuta, percepções e descobrimentos, evasão, ansiedade, percepção, vazio, frustração, paralização e maneiras de seguir adiante, divisões e polaridades, projeções, a voz, os sonhos, a autoregulação organísmica, a realidade do aqui e agora, o organismo como totalidade, a unidade organismo/meio, a dominância da necessidade emergente e uma reflexão sobre o conceito de agressão, que é entendida como uma força biológica importante para o crescimento, entre outros assuntos. REFERÊNCIA: PERLS, Fritz. Gestalt terapia explicada. São Paulo: Summus, 1976. Veja mais aqui, aqui e aqui.

CÉREBRO E COMPUTADORES – A obra Cérebros e computadores: a complementaridade analógic0-digital na informática e na educação, de Robinson Moreira Tenório, aborda temas como gênese da relação analógico-digital, noção de analogia, opostos em informática, dispositivos analógicos e digitais, calculo analógico e digital, conversão analógico-digital, a tensão, comunicação, codificação, informação, modelos, imagens, cognição, computadores, redes neurais, analogia, simulação, diagramas e gráficos, entre outros assuntos. REFERÊNCIA: TENÓRIO, Robinson Moreira. Cérebros e computadores: a complementaridade analógic0-digital na informática e na educação. São Paulo: Escrituras, 2011. Veja mais aqui.

PROGRAMA TATARITARITATÁ – O programa Tataritaritatá que vai ao ar todas terças, a partir das 21 (horário de Brasilia), é comandado pela poeta e radialista Meimei Corrêa na Rádio Cidade, em Minas Gerais. Confira a programação desta terça aquiTALENTOS PERNAMBUCANOS, ALAGOANOS E MINEIROS FAZEM A FESTA DE NATAL  - Logo mais, a partir das 21hs, acontecerá mais uma edição do programa Tataritaritatá Especial de Natal e comemorando os mais de 418 mil acessos do blog, apresentação da querida Meimei Corrêa e com as seguintes atrações na programação: Wagner Tiso, Simone, Yes, Milton Nascimento, Roupa Nova, Carlos Moura, Tunai, Tavito, Petrúcio Amorim, Sônia Mello, Ricardo Machado, Zé Linaldo, Millane Hora, Júlio Uçá, Luiz Wanderley, Wilson Monteiro, Ádila Becker, Paulynho Duarte, Mazinho, Marquinhos Cabral, Ozi dos Palmares, Tony Câmara, João Albrecht, Wilson Miranda & muito mais! Veja mais aqui.

SERVIÇO:
O que? Programa Tataritaritatá Especial de Natal
Quando? Hoje, terça, 23 de dezembro, a partir das 21hs
Onde? No MCLAM 
Apresentação: Meimei Corrêa



INTERVENÇÕES URBANAS NO CALÇADÃO DE TRÊS CORAÇÕES - Nesta terça-feira, 23 de dezembro, a partir das 17hs, Paulo César de Barros, Banda Decibéis, Gustavo Valin, Odair Lemes, a banda pop-rock Sapato Mudo e muitos outros poetas e grupos musicais, estarão no Calçadão 18, em Três Corações (MG), em grande festa para a população com seus talentos. Imperdível!  (Inf. Meimei Corrêa),


NUNCA COMPRE PRODUTOS CCE – Quem avisa amigo é: Cuidado Com o Engodo! Vem aí o segundo capítulo da novela Nunca compre produtos CCE e saiba tudo o que um consumidor não deve passar com o descaso de empresas que não respeitam o cidadão! A novela está longe de terminar. Nesse capítulo você saberá que moro numa rua que não existe (Vôte, será que eu existo mesmo ou to que nem Garabombo, o invisível?). Também: não coloque a bolinha de palhaço no nariz toda vez que lhe derem um código de postagem inválido. Procon e Justiça, armado de Código de Defesa do Consumidor, podem não funcionar na hora, mas servem pra você cobrar seus direitos. E muito mais, você não perde por esperar. Confira o primeiro capítulo aqui


EDUCAÇÃO DAS NOSSAS CRIANÇAS – O artigo 205 da Constituição Federal vigente, determina que: “Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Essa previsão constitucional foi regulamentada com a edição da Lei 9394/96, definindo como deve ser desenvolvida a educação no Brasil. Afinal, o Estado cumpre a sua parte? E a escola e os pais? Se a gente apertar direitinho veremos que ninguém faz sua parte, razão pela qual a educação é essa tragédia (tanto na rede pública, como na rede privada que só se diferencia da outra pela limpeza e disciplina, mas a tragédia é a mesma). O que fazer? Faço uso das instruções sugeridas pela Universidade Rose-Croix Internacional (URCI): “A condição primordial em matéria de educação consiste em darmos aos nossos filhos o exemplo de comportamento que desejamos inculcar neles. Com efeito, nós somos o referencial cotidiano deles. Assim sendo, como esperar que eles sejam pontuais, ordeiros, corteses, prestativos, tolerantes, etc., se nós mesmos não o somos? Naturalmente, ninguém é perfeito e o papel do educador é difícil, mas devemos nos esforçar em ser o mais fiéis possíveis ao nosso ideal de educação [...] Lembremo-nos sempre de que nosso dever de adultos é o de educá-los no sentido de elevar sua consciência aos ideais espirituais e humanistas [...]”. Veja mais educação aqui.



O NOVO PARADIGMA CIENTÍFICO – Estudando sobre o paradigma holístico, deparei-me com o artigo O novo paradigma científico: a experiência da fenda dupla – fundamento da mecânica quântica, de Robert Bouleau, trata da afirmação de que estamos interconectados, considerando aquilo que percebemos, a teoria das cordas como o Santo Graal da física moderna, a partícula de Deus como origem de tudo, a mensagem da água como o poder do espírito sobre a matéria, assinalando pra gente que: “A mecânica quântica é a teoria física e matemática que descreve a estrutura e a evolução no tempo e no espaço dos fenômenos físicos em escala das partículas que constituem o átomo [...] que partículas estejam conectadas entre si de um extremo a outro do universo (teoria das cordas) revela a não-dualidade do mundo. [...] que os valores platônicos da protoconsciência, a bondade e a verdade, existem num nível fundamental da geometria espaço-tempo e influenciam nossas ações. Se estivermos abertos a este processo, esta influência nos conectará exaustivamente com o restante dos seres do universo [...] estamos todos conectados. [...] A teoria das cordas vibrantes reúne todas as equações numa só e demonstra dessa forma a interconectividade de tudo no universo”. Veja mais aqui e aqui.


Veja mais sobre:
Aventureiros do Una, Maurice Merleau-Ponty, Carlos Heitor Cony, Castro Alves & Eugênia Câmara, Sergei Rachmaninoff & Yara Bernette, Amália Rodrigues, Jules Joseph Lefebvre, Wolfgang Petersen & Diane Kruger aqui.

E mais:
Autoestima aqui.
O pensamento de Karl Marx aqui, aqui e aqui.
Meu ensino de Jacques Lacan & Disco Friends aqui.
Quadrinhos, a nona arte aqui.
Os catecismos de Zéfiro & O Rol da Paixão aqui e aqui.
O pensamento de Parmênides de Eléia aqui.
O eleatas & Xenófanes de Colofão aqui.
Heráclito de Êfeso aqui.
Husserl & a fenomenologia aqui.
O pensamento de Pitágoras aqui.
O período naturalista do pensamento grego: Os Jônios & Anaxímenes aqui.
O pensamento jônico de Anaximandro aqui.
O pensamento de Benedetto Croce aqui.
O pensamento de Tales de Mileto aqui.
O Budismo aqui.
A pirâmide alimentar aqui.
Dos temores da infância aos arroubos juvenis, Estrella Bohadana, Nuno Ramos, Mariana Aydar & Leonid Afremov aqui.
O verbo no coração do silêncio, Ástor Piazzolla & Eduardo Isaac, Steve Hanks, Wassily Kandinsky & Eliane Potiguara aqui.
Pra quem só vê superfície, todo rio é sempre raso, Zygmunt Bauman, Maria Azova, Anna Ewa Miarczynska & Júlio Pomar aqui.
A vida solta no calor do coração, Teodora Dimitrova, Carlos Baez Barrueto, Claudia Rogge & Robert Delaunay aqui.
Os véus dos céus & o prazer do amor, Djavan, Luciah Lopez, Christine Jeffs & Kirsty Gunn aqui.
Escândalo do coroinha, Ferdinand Hodler, Aldine Müller, Helena Ramos & Zaira Bueno aqui.
Tolinho & Bestinha: quando tolinho bateu pino com o capeta granulado aqui.
História da mulher: da antiguidade ao século XXI aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Veja Fanpage aqui & mais aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.



JUDITH BUTLER, EDA AHI, EVA GARCÍA SÁENZ, DAMA DO TEATRO & EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

  Imagem: Acervo ArtLAM . A música contemporânea possui uma ligação intrínseca com a música do passado; muitas vezes, um passado muito dis...